A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300049 |
Resumo: | Resumo: A prática pedagógica é um processo que abrange planejamento, execução e avaliação. Nela estão contidos conteúdo, tema, metodologia, recursos didáticos e avaliação, que devem possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, que favoreçam uma formação adequada a atuação no mercado de trabalho. Visando a qualificação do futuro profissional é importante planejar o processo ensino aprendizagem. Objetivo: Identificar a prática pedagógica e de planejamento utilizadas durante o curso de Relações Públicas de uma universidade pública. Método: Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. O campo de estudo compreendeu o curso de graduação de Relações Públicas, numa instituição de ensino superior público. A produção de dados se deu a partir de entrevistas realizadas com docentes, discentes e coordenadora do curso. As respostas dos participantes foram categorizadas, se estabeleceu a relação destas com o Projeto Político Pedagógico do Curso, e com as reflexões advindas da literatura sobre o tema. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Foram identificados, por meio de inferência, os núcleos de sentido que reorganizados resultaram em duas categorias: objetivo do planejamento e práticas pedagógicas. Resultados: Os docentes planejaram suas aulas com o objetivo de interagir com os discentes visando uma prática articulada com a realidade. Os discentes atentos a atuação dos docentes, no que se refere ao processo formativo enquanto futuros profissionais, perceberam que alguns docentes não seguiram o planejamento proposto. A coordenação acompanhou a ação docente, com foco nos conteúdos e na metodologia, previstas nos planos de aula e nas descrições orais dadas pelos docentes. Conclusão: Ao identificar as práticas pedagógica e de planejamento desenvolvidas, se revelou a necessidade de intervenções, para que o processo ensino aprendizagem realizado tenha um acompanhamento mais efetivo. |
id |
RCAP_efd0baf2aaae06f1bb98bbcfe356f04e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300049 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade públicaPrática pedagógicaRelações PúblicasPlanejamentoEducaçãoEnsinoAprendizagem.Resumo: A prática pedagógica é um processo que abrange planejamento, execução e avaliação. Nela estão contidos conteúdo, tema, metodologia, recursos didáticos e avaliação, que devem possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, que favoreçam uma formação adequada a atuação no mercado de trabalho. Visando a qualificação do futuro profissional é importante planejar o processo ensino aprendizagem. Objetivo: Identificar a prática pedagógica e de planejamento utilizadas durante o curso de Relações Públicas de uma universidade pública. Método: Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. O campo de estudo compreendeu o curso de graduação de Relações Públicas, numa instituição de ensino superior público. A produção de dados se deu a partir de entrevistas realizadas com docentes, discentes e coordenadora do curso. As respostas dos participantes foram categorizadas, se estabeleceu a relação destas com o Projeto Político Pedagógico do Curso, e com as reflexões advindas da literatura sobre o tema. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Foram identificados, por meio de inferência, os núcleos de sentido que reorganizados resultaram em duas categorias: objetivo do planejamento e práticas pedagógicas. Resultados: Os docentes planejaram suas aulas com o objetivo de interagir com os discentes visando uma prática articulada com a realidade. Os discentes atentos a atuação dos docentes, no que se refere ao processo formativo enquanto futuros profissionais, perceberam que alguns docentes não seguiram o planejamento proposto. A coordenação acompanhou a ação docente, com foco nos conteúdos e na metodologia, previstas nos planos de aula e nas descrições orais dadas pelos docentes. Conclusão: Ao identificar as práticas pedagógica e de planejamento desenvolvidas, se revelou a necessidade de intervenções, para que o processo ensino aprendizagem realizado tenha um acompanhamento mais efetivo.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300049New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300049Austrilino,LenildaMedeiros,MérciaPetta,Leneide AustrilinoCavalcante,Josenilda Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:23Zoai:scielo:S2184-77702022000300049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:45.728977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública |
title |
A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública |
spellingShingle |
A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública Austrilino,Lenilda Prática pedagógica Relações Públicas Planejamento Educação Ensino Aprendizagem. |
title_short |
A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública |
title_full |
A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública |
title_fullStr |
A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública |
title_sort |
A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública |
author |
Austrilino,Lenilda |
author_facet |
Austrilino,Lenilda Medeiros,Mércia Petta,Leneide Austrilino Cavalcante,Josenilda Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros,Mércia Petta,Leneide Austrilino Cavalcante,Josenilda Almeida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Austrilino,Lenilda Medeiros,Mércia Petta,Leneide Austrilino Cavalcante,Josenilda Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Relações Públicas Planejamento Educação Ensino Aprendizagem. |
topic |
Prática pedagógica Relações Públicas Planejamento Educação Ensino Aprendizagem. |
description |
Resumo: A prática pedagógica é um processo que abrange planejamento, execução e avaliação. Nela estão contidos conteúdo, tema, metodologia, recursos didáticos e avaliação, que devem possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, que favoreçam uma formação adequada a atuação no mercado de trabalho. Visando a qualificação do futuro profissional é importante planejar o processo ensino aprendizagem. Objetivo: Identificar a prática pedagógica e de planejamento utilizadas durante o curso de Relações Públicas de uma universidade pública. Método: Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. O campo de estudo compreendeu o curso de graduação de Relações Públicas, numa instituição de ensino superior público. A produção de dados se deu a partir de entrevistas realizadas com docentes, discentes e coordenadora do curso. As respostas dos participantes foram categorizadas, se estabeleceu a relação destas com o Projeto Político Pedagógico do Curso, e com as reflexões advindas da literatura sobre o tema. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Foram identificados, por meio de inferência, os núcleos de sentido que reorganizados resultaram em duas categorias: objetivo do planejamento e práticas pedagógicas. Resultados: Os docentes planejaram suas aulas com o objetivo de interagir com os discentes visando uma prática articulada com a realidade. Os discentes atentos a atuação dos docentes, no que se refere ao processo formativo enquanto futuros profissionais, perceberam que alguns docentes não seguiram o planejamento proposto. A coordenação acompanhou a ação docente, com foco nos conteúdos e na metodologia, previstas nos planos de aula e nas descrições orais dadas pelos docentes. Conclusão: Ao identificar as práticas pedagógica e de planejamento desenvolvidas, se revelou a necessidade de intervenções, para que o processo ensino aprendizagem realizado tenha um acompanhamento mais efetivo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300049 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410419785728 |