Investigar em educação: reflexões e perspetivas multidisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamido, Gracinda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Azevedo, Nair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.3400
Resumo: As XVII e XVIII Jornadas da Prática Profissional, da Escola Superior de Educação de Santarém, foram dedicadas à temática que deu o mote a este número especial da Interacções, e constituíram-se também como fonte de reflexão e de recolha de alguns dos trabalhos que aqui apresentamos. Pretendemos neste Editorial, num primeiro momento, contextualizar e evidenciar a pertinência de encarar a investigação educacional como ferramenta imprescindível à análise das práticas e do saber educativos. Porque lida fundamentalmente com “objetos” caracterizados pela complexidade, defendemos que a educação e a construção de conhecimento educacional são credores de formas de pensamento “multi-referenciado”, dotado de abertura epistémica, em permanente inter-acção com a prática, e sustentado numa análise fundamentada e reflexiva da mesma. Com este enquadramento, e num segundo momento, os artigos que integram o presente número da revista Interacções são apresentados, também visando dar cumprimento aos objetivos das Jornadas que, à partida, os inspiraram:  i) Proporcionar informação e reflexão sobre a função da investigação na análise de práticas educativas e na construção do saber educativo; ii) Debater problemas de (e da) investigação em educação; iii) Refletir acerca da relação teoria/prática em investigação educativa.
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