investigar em educação: dois olhares em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.3402 |
Resumo: | O presente artigo resulta de uma comunicação onde se ensaiou um exercício articulatório entre os processos investigativos de duas doutorandas em Ciências da Educação que, ao se (com)fundirem no mesmo campo científico, e com vista a uma auto-reflexão recíproca, estabeleceram pontes de correspondência. Nele se dá conta das conexões entre as duas investigações que, embora conceptualmente diferenciadas – (1) ‘Leitura-literatura’ para a infância; (2) Qualidade na creche –, convergem em três dimensões fundamentais, a saber: (i) teórica (investigar o quê?); (ii) metodológica (como investigar?) e epistemológica (que princípios?). Assente em tais dimensões, como focos que iluminam as intersecções daí brotadas, partir-se-á de cada investigação, em seu tempo próprio, com sua ‘intencionalidade’ própria para produzir sentidos comuns que permitam (re)pensá-las, (re)contextualiza-las e co-construir conhecimento numa perspetiva partilhada e colaborativa. Em suma, pretende este artigo constituir-se como um contributo reflexivo sobre o ato de investigar em educação. |
id |
RCAP_b710ef99228a6482a616caffdd90d423 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3402 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
investigar em educação: dois olhares em construçãoArtigosO presente artigo resulta de uma comunicação onde se ensaiou um exercício articulatório entre os processos investigativos de duas doutorandas em Ciências da Educação que, ao se (com)fundirem no mesmo campo científico, e com vista a uma auto-reflexão recíproca, estabeleceram pontes de correspondência. Nele se dá conta das conexões entre as duas investigações que, embora conceptualmente diferenciadas – (1) ‘Leitura-literatura’ para a infância; (2) Qualidade na creche –, convergem em três dimensões fundamentais, a saber: (i) teórica (investigar o quê?); (ii) metodológica (como investigar?) e epistemológica (que princípios?). Assente em tais dimensões, como focos que iluminam as intersecções daí brotadas, partir-se-á de cada investigação, em seu tempo próprio, com sua ‘intencionalidade’ própria para produzir sentidos comuns que permitam (re)pensá-las, (re)contextualiza-las e co-construir conhecimento numa perspetiva partilhada e colaborativa. Em suma, pretende este artigo constituir-se como um contributo reflexivo sobre o ato de investigar em educação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2014-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3402por1646-2335Duque, BárbaraPereira, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:44.904728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
investigar em educação: dois olhares em construção |
title |
investigar em educação: dois olhares em construção |
spellingShingle |
investigar em educação: dois olhares em construção Duque, Bárbara Artigos |
title_short |
investigar em educação: dois olhares em construção |
title_full |
investigar em educação: dois olhares em construção |
title_fullStr |
investigar em educação: dois olhares em construção |
title_full_unstemmed |
investigar em educação: dois olhares em construção |
title_sort |
investigar em educação: dois olhares em construção |
author |
Duque, Bárbara |
author_facet |
Duque, Bárbara Pereira, Mónica |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Mónica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duque, Bárbara Pereira, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo resulta de uma comunicação onde se ensaiou um exercício articulatório entre os processos investigativos de duas doutorandas em Ciências da Educação que, ao se (com)fundirem no mesmo campo científico, e com vista a uma auto-reflexão recíproca, estabeleceram pontes de correspondência. Nele se dá conta das conexões entre as duas investigações que, embora conceptualmente diferenciadas – (1) ‘Leitura-literatura’ para a infância; (2) Qualidade na creche –, convergem em três dimensões fundamentais, a saber: (i) teórica (investigar o quê?); (ii) metodológica (como investigar?) e epistemológica (que princípios?). Assente em tais dimensões, como focos que iluminam as intersecções daí brotadas, partir-se-á de cada investigação, em seu tempo próprio, com sua ‘intencionalidade’ própria para produzir sentidos comuns que permitam (re)pensá-las, (re)contextualiza-las e co-construir conhecimento numa perspetiva partilhada e colaborativa. Em suma, pretende este artigo constituir-se como um contributo reflexivo sobre o ato de investigar em educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.3402 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.3402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948700209152 |