investigar em educação: dois olhares em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Bárbara
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Mónica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.3402
Resumo: O presente artigo resulta de uma comunicação onde se ensaiou um exercício articulatório entre os processos investigativos de duas doutorandas em Ciências da Educação que, ao se (com)fundirem no mesmo campo científico, e com vista a uma auto-reflexão recíproca, estabeleceram pontes de correspondência. Nele se dá conta das conexões entre as duas investigações que, embora conceptualmente diferenciadas – (1) ‘Leitura-literatura’ para a infância; (2) Qualidade na creche –, convergem em três dimensões fundamentais, a saber: (i) teórica (investigar o quê?); (ii) metodológica (como investigar?) e epistemológica (que princípios?). Assente em tais dimensões, como focos que iluminam as intersecções daí brotadas, partir-se-á de cada investigação, em seu tempo próprio, com sua ‘intencionalidade’ própria para produzir sentidos comuns que permitam (re)pensá-las, (re)contextualiza-las e co-construir conhecimento numa perspetiva partilhada e colaborativa. Em suma, pretende este artigo constituir-se como um contributo reflexivo sobre o ato de investigar em educação.
id RCAP_b710ef99228a6482a616caffdd90d423
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling investigar em educação: dois olhares em construçãoArtigosO presente artigo resulta de uma comunicação onde se ensaiou um exercício articulatório entre os processos investigativos de duas doutorandas em Ciências da Educação que, ao se (com)fundirem no mesmo campo científico, e com vista a uma auto-reflexão recíproca, estabeleceram pontes de correspondência. Nele se dá conta das conexões entre as duas investigações que, embora conceptualmente diferenciadas – (1) ‘Leitura-literatura’ para a infância; (2) Qualidade na creche –, convergem em três dimensões fundamentais, a saber: (i) teórica (investigar o quê?); (ii) metodológica (como investigar?) e epistemológica (que princípios?). Assente em tais dimensões, como focos que iluminam as intersecções daí brotadas, partir-se-á de cada investigação, em seu tempo próprio, com sua ‘intencionalidade’ própria para produzir sentidos comuns que permitam (re)pensá-las, (re)contextualiza-las e co-construir conhecimento numa perspetiva partilhada e colaborativa. Em suma, pretende este artigo constituir-se como um contributo reflexivo sobre o ato de investigar em educação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2014-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3402por1646-2335Duque, BárbaraPereira, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:44.904728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv investigar em educação: dois olhares em construção
title investigar em educação: dois olhares em construção
spellingShingle investigar em educação: dois olhares em construção
Duque, Bárbara
Artigos
title_short investigar em educação: dois olhares em construção
title_full investigar em educação: dois olhares em construção
title_fullStr investigar em educação: dois olhares em construção
title_full_unstemmed investigar em educação: dois olhares em construção
title_sort investigar em educação: dois olhares em construção
author Duque, Bárbara
author_facet Duque, Bárbara
Pereira, Mónica
author_role author
author2 Pereira, Mónica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Bárbara
Pereira, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo resulta de uma comunicação onde se ensaiou um exercício articulatório entre os processos investigativos de duas doutorandas em Ciências da Educação que, ao se (com)fundirem no mesmo campo científico, e com vista a uma auto-reflexão recíproca, estabeleceram pontes de correspondência. Nele se dá conta das conexões entre as duas investigações que, embora conceptualmente diferenciadas – (1) ‘Leitura-literatura’ para a infância; (2) Qualidade na creche –, convergem em três dimensões fundamentais, a saber: (i) teórica (investigar o quê?); (ii) metodológica (como investigar?) e epistemológica (que princípios?). Assente em tais dimensões, como focos que iluminam as intersecções daí brotadas, partir-se-á de cada investigação, em seu tempo próprio, com sua ‘intencionalidade’ própria para produzir sentidos comuns que permitam (re)pensá-las, (re)contextualiza-las e co-construir conhecimento numa perspetiva partilhada e colaborativa. Em suma, pretende este artigo constituir-se como um contributo reflexivo sobre o ato de investigar em educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.3402
url https://doi.org/10.25755/int.3402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948700209152