Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18597 |
Resumo: | Num contexto nacional de adopção da plataforma Moodle pelas Escolas portuguesas torna-se particularmente relevante avaliar a concepção, desenvolvimento e exploração de ambientes de aprendizagem nas várias áreas disciplinares e identificar boas práticas para a comunidade educativa. Apresentam-se resultados de um trabalho de investigação - acção que sistematizou a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no Moodle para o Ensino da História no nono ano do Ensino Básico. Foi desenvolvido um projecto de ensino sócio-construtivista que seguiu estratégias activas que promovessem a exploração, colaboração e reflexão dos estudantes. Recorreu-se à implantação de um regime de ensino em b-learning que potenciou as ferramentas de trabalho e colaboração fornecidas pelo sistema Moodle. Concluímos este trabalho com a identificação de estratégias e abordagens pedagógicas que promoveram, em particular, uma participação e colaboração acrescida e significante, bem como uma construção de conhecimento apoiada por novas dimensões de comunicação entre os alunos e com o professor. |
id |
RCAP_404ebc5fc8c885b18e65fccea0351669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de HistóriaAmbiente virtual de aprendizagemEnsino básicoHistóriaMoodleNum contexto nacional de adopção da plataforma Moodle pelas Escolas portuguesas torna-se particularmente relevante avaliar a concepção, desenvolvimento e exploração de ambientes de aprendizagem nas várias áreas disciplinares e identificar boas práticas para a comunidade educativa. Apresentam-se resultados de um trabalho de investigação - acção que sistematizou a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no Moodle para o Ensino da História no nono ano do Ensino Básico. Foi desenvolvido um projecto de ensino sócio-construtivista que seguiu estratégias activas que promovessem a exploração, colaboração e reflexão dos estudantes. Recorreu-se à implantação de um regime de ensino em b-learning que potenciou as ferramentas de trabalho e colaboração fornecidas pelo sistema Moodle. Concluímos este trabalho com a identificação de estratégias e abordagens pedagógicas que promoveram, em particular, uma participação e colaboração acrescida e significante, bem como uma construção de conhecimento apoiada por novas dimensões de comunicação entre os alunos e com o professor.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, ArmandoCardoso, Eduardo Luís2015-11-13T10:14:34Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18597porOLIVEIRA, Armando ; CARDOSO, Eduardo Luís - Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X. Vol. 2, n. 1 (2009), p. 58-74info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:24:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:30.807796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História |
title |
Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História |
spellingShingle |
Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História Oliveira, Armando Ambiente virtual de aprendizagem Ensino básico História Moodle |
title_short |
Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História |
title_full |
Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História |
title_fullStr |
Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História |
title_full_unstemmed |
Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História |
title_sort |
Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História |
author |
Oliveira, Armando |
author_facet |
Oliveira, Armando Cardoso, Eduardo Luís |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Eduardo Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Armando Cardoso, Eduardo Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem Ensino básico História Moodle |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem Ensino básico História Moodle |
description |
Num contexto nacional de adopção da plataforma Moodle pelas Escolas portuguesas torna-se particularmente relevante avaliar a concepção, desenvolvimento e exploração de ambientes de aprendizagem nas várias áreas disciplinares e identificar boas práticas para a comunidade educativa. Apresentam-se resultados de um trabalho de investigação - acção que sistematizou a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no Moodle para o Ensino da História no nono ano do Ensino Básico. Foi desenvolvido um projecto de ensino sócio-construtivista que seguiu estratégias activas que promovessem a exploração, colaboração e reflexão dos estudantes. Recorreu-se à implantação de um regime de ensino em b-learning que potenciou as ferramentas de trabalho e colaboração fornecidas pelo sistema Moodle. Concluímos este trabalho com a identificação de estratégias e abordagens pedagógicas que promoveram, em particular, uma participação e colaboração acrescida e significante, bem como uma construção de conhecimento apoiada por novas dimensões de comunicação entre os alunos e com o professor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2015-11-13T10:14:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/18597 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/18597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Armando ; CARDOSO, Eduardo Luís - Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X. Vol. 2, n. 1 (2009), p. 58-74 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131835310014464 |