Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em Araranguá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Samara Tomé Correa de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79016
Resumo: TCC (graduação). Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UFSC_c3812771a735618dccf9b751b33f2d0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79016
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em AraranguáTecnologias de ensino. NTICs. Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem.Learning technologies. NTICs. Moodle. Virtual learning environment.TCC (graduação). Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.O presente estudo apresenta a percepção dos professores e alunos do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Araranguá frente ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na plataforma Moodle como apoio as disciplinas dos cursos ofertados no campus. A pesquisa fundamentou-se no levantamento de aspectos referentes as novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente acadêmico e propriedades do Moodle para apoiar os professores e alunos neste contexto. Metodologicamente neste trabalho de conclusão de curso foi adotada a pesquisa qualitativa, uma combinação de estudo de caso com pesquisa-ação. A técnica utilizada para coleta de dados foi a aplicação de questionários disponibilizados no ambiente Moodle do Laboratório de Experimentação Remota (rexlab) da UFSC. Por fim, apresentam-se os resultados da opinião dos docentes e discentes sobre a utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) na educação e análises através da Escala de Likert, que varia de 1 a 5, de ambas as opiniões. Como resultado dessas análises pode-se observar que a percepção dos docentes e discentes, participantes da pesquisa, em relação as tecnologias, embora diferencie em alguns itens, é uniforme em quase todos os itens avaliados. Com base na amostra inquirida, o Moodle pode facilitar o processo de transmissão do conhecimento, pois possibilita a compreensão e um maior e melhor acesso aos conteúdos, porém, certos conteúdos continuarão sendo difíceis de explicar de maneira não presencial.This study presents the perceptions of teachers and students on the campus of Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) in Araranguá towards the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in teaching and learning, with emphasis on the Moodle platform for support subjects of the courses offered on campus. The research was based on survey of aspects related to new information technologies and communication in the academic environment and properties of Moodle to support teachers and students in this context. Methodologically this work of completion was adopted qualitative research, a combination of case study with action research. The technique used for data collection was the use of questionnaires available in Moodle environment of the Laboratory of Remote Experimentation (rexlab) of UFSC. Finally, we present the results of the opinion of teachers and students about the use of New Information Technologies and Communications (NICTs) in education and analysis through the Likert scale, ranging from 1 to 5, both opinions. As a result of these analyzes can be observed that the perception of teachers and students, research participants, in relation to technology, but differentiates in some items, is uniform in almost all evaluated items. Based on the sample surveyed, Moodle can facilitate the process of knowledge transfer because it enables an understanding and a greater and better access to content, however, certain content will remain difficult to explain in a non-attendance.Silva, Juarez Bento daUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Samara Tomé Correa de2012-10-17T22:15:15Z2012-10-17T22:15:15Z2012-06-272012-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis148p.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79016porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:31:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79016Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:31:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em Araranguá
title Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em Araranguá
spellingShingle Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em Araranguá
Souza, Samara Tomé Correa de
Tecnologias de ensino. NTICs. Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem.
Learning technologies. NTICs. Moodle. Virtual learning environment.
title_short Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em Araranguá
title_full Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em Araranguá
title_fullStr Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em Araranguá
title_full_unstemmed Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em Araranguá
title_sort Estudo do uso e impacto do Moodle no Campus da UFSC em Araranguá
author Souza, Samara Tomé Correa de
author_facet Souza, Samara Tomé Correa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Juarez Bento da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Samara Tomé Correa de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de ensino. NTICs. Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem.
Learning technologies. NTICs. Moodle. Virtual learning environment.
topic Tecnologias de ensino. NTICs. Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem.
Learning technologies. NTICs. Moodle. Virtual learning environment.
description TCC (graduação). Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-17T22:15:15Z
2012-10-17T22:15:15Z
2012-06-27
2012-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79016
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652135423803392