Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Anabela Pinto Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1415
Resumo: O projeto de investigação-ação “Repórteres da Escrita Criativa” pretendeu avaliar o potencial da escrita e da leitura enquanto veículos das relações interculturais e da construção identitária, em concreto visando tornar mais familiares aos alunos envolvidos os elementos culturais da localidade que habitam, mas ambicionando também abrir-lhes os horizontes para outras tradições, outros países, outras culturas. Para chegar ao que pretendíamos, usámos como instrumento-base o conto tradicional, especificamente as lendas que abordam, de alguma forma, as origens das comunidades em causa, tanto as do grupo principal de participantes no projeto, alunos de uma escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Vila Nova de Gaia, como as de um grupo secundário, da Escola Comunitária de Cazenga, em Angola. Foram realizadas três atividades a partir dos textos fornecidos, com o objetivo de praticar a leitura, a oralidade, a interpretação e, sobretudo, incrementar as capacidades de escrita. A segunda parte do projeto consistiu no apuramento possível dos efeitos da convivência quase lúdica das crianças com as lendas, especificamente no que diz respeito a uma possível maior abertura intercultural e à interiorização de conhecimentos sobre as próprias origens.ABSTRACT: The project of action-investigation “Creative Writing Reporters” intended to assess the reading and writing skills potential as vehicles of the cross-cultural relations and identity building, specifically it aims, not only to bring local cultural components of the involved communities of students living place, but also thrives to open their horizons to other traditions, other countries and cultures. In a first stage, in order to reach our goal, we’ve used the traditional stories as a primary tool, more specifically the legends that are portrayed in that literature, in a way, the origins of the communities involved in the project: the main group of students of a Portuguese Elementary school in Vila Nova de Gaia, as well as the students of the secondary group at the Community school of Cazenga, Angola. We’ve developed 3 different follow-up activities which derived from the texts that were chosen and read, with the main goal of practicing the reading, speaking and interpretation skills and most of all to develop the students writing ability. The second part of the project consisted on the possible establishment of the effects or benefits of the nearly playful acquaintanceship of children with legends, especially in what concerns, both the widening cross-cultural exchange
id RCAP_40514a0d5c29bce860e9844b1d9f4859
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitáriaAnimação da leituraEscrita criativaEducação interculturalLiteratura para a infânciaO projeto de investigação-ação “Repórteres da Escrita Criativa” pretendeu avaliar o potencial da escrita e da leitura enquanto veículos das relações interculturais e da construção identitária, em concreto visando tornar mais familiares aos alunos envolvidos os elementos culturais da localidade que habitam, mas ambicionando também abrir-lhes os horizontes para outras tradições, outros países, outras culturas. Para chegar ao que pretendíamos, usámos como instrumento-base o conto tradicional, especificamente as lendas que abordam, de alguma forma, as origens das comunidades em causa, tanto as do grupo principal de participantes no projeto, alunos de uma escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Vila Nova de Gaia, como as de um grupo secundário, da Escola Comunitária de Cazenga, em Angola. Foram realizadas três atividades a partir dos textos fornecidos, com o objetivo de praticar a leitura, a oralidade, a interpretação e, sobretudo, incrementar as capacidades de escrita. A segunda parte do projeto consistiu no apuramento possível dos efeitos da convivência quase lúdica das crianças com as lendas, especificamente no que diz respeito a uma possível maior abertura intercultural e à interiorização de conhecimentos sobre as próprias origens.ABSTRACT: The project of action-investigation “Creative Writing Reporters” intended to assess the reading and writing skills potential as vehicles of the cross-cultural relations and identity building, specifically it aims, not only to bring local cultural components of the involved communities of students living place, but also thrives to open their horizons to other traditions, other countries and cultures. In a first stage, in order to reach our goal, we’ve used the traditional stories as a primary tool, more specifically the legends that are portrayed in that literature, in a way, the origins of the communities involved in the project: the main group of students of a Portuguese Elementary school in Vila Nova de Gaia, as well as the students of the secondary group at the Community school of Cazenga, Angola. We’ve developed 3 different follow-up activities which derived from the texts that were chosen and read, with the main goal of practicing the reading, speaking and interpretation skills and most of all to develop the students writing ability. The second part of the project consisted on the possible establishment of the effects or benefits of the nearly playful acquaintanceship of children with legends, especially in what concerns, both the widening cross-cultural exchange2014-05-20T15:32:12Z2014-10-31T00:00:00Z2014-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1415TID:201338360porRibeiro, Anabela Pinto Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:48Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:51.287159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitária
title Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitária
spellingShingle Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitária
Ribeiro, Anabela Pinto Rodrigues
Animação da leitura
Escrita criativa
Educação intercultural
Literatura para a infância
title_short Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitária
title_full Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitária
title_fullStr Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitária
title_full_unstemmed Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitária
title_sort Repórteres da escrita criativa: uma abordagem intercultural da escrita criativa enquanto promotora da leitura e da construção identitária
author Ribeiro, Anabela Pinto Rodrigues
author_facet Ribeiro, Anabela Pinto Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Anabela Pinto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Animação da leitura
Escrita criativa
Educação intercultural
Literatura para a infância
topic Animação da leitura
Escrita criativa
Educação intercultural
Literatura para a infância
description O projeto de investigação-ação “Repórteres da Escrita Criativa” pretendeu avaliar o potencial da escrita e da leitura enquanto veículos das relações interculturais e da construção identitária, em concreto visando tornar mais familiares aos alunos envolvidos os elementos culturais da localidade que habitam, mas ambicionando também abrir-lhes os horizontes para outras tradições, outros países, outras culturas. Para chegar ao que pretendíamos, usámos como instrumento-base o conto tradicional, especificamente as lendas que abordam, de alguma forma, as origens das comunidades em causa, tanto as do grupo principal de participantes no projeto, alunos de uma escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, em Vila Nova de Gaia, como as de um grupo secundário, da Escola Comunitária de Cazenga, em Angola. Foram realizadas três atividades a partir dos textos fornecidos, com o objetivo de praticar a leitura, a oralidade, a interpretação e, sobretudo, incrementar as capacidades de escrita. A segunda parte do projeto consistiu no apuramento possível dos efeitos da convivência quase lúdica das crianças com as lendas, especificamente no que diz respeito a uma possível maior abertura intercultural e à interiorização de conhecimentos sobre as próprias origens.ABSTRACT: The project of action-investigation “Creative Writing Reporters” intended to assess the reading and writing skills potential as vehicles of the cross-cultural relations and identity building, specifically it aims, not only to bring local cultural components of the involved communities of students living place, but also thrives to open their horizons to other traditions, other countries and cultures. In a first stage, in order to reach our goal, we’ve used the traditional stories as a primary tool, more specifically the legends that are portrayed in that literature, in a way, the origins of the communities involved in the project: the main group of students of a Portuguese Elementary school in Vila Nova de Gaia, as well as the students of the secondary group at the Community school of Cazenga, Angola. We’ve developed 3 different follow-up activities which derived from the texts that were chosen and read, with the main goal of practicing the reading, speaking and interpretation skills and most of all to develop the students writing ability. The second part of the project consisted on the possible establishment of the effects or benefits of the nearly playful acquaintanceship of children with legends, especially in what concerns, both the widening cross-cultural exchange
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20T15:32:12Z
2014-10-31T00:00:00Z
2014-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1415
TID:201338360
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1415
identifier_str_mv TID:201338360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622042238976