Escrita criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Delta Sofia Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7218
Resumo: A escrita, uma das formas mais antigas de comunicação entre os homens, é na atualidade um instrumento fundamental para a sociedade em que vivemos. No ensino, esta não é apenas um instrumento essencial para a aprendizagem da Língua Materna, como também para as restantes disciplinas. A escrita criativa permite aos alunos desenvolverem várias competências tanto a nível linguístico como a nível pessoal, fornecendo-lhes ferramentas fundamentais enquanto futuros cidadãos. Neste sentido, na primeira parte do presente trabalho, apresenta-se um enquadramento teórico subjacente à temática da escrita criativa, refletindo-se acerca da definição de criatividade, do ensino da escrita, da importância da escrita criativa na criança, do papel do docente neste processo e do ambiente a criar para prática da escrita criativa. Termina-se esta parte com a apresentação de alguns exemplos de exercícios para a realização da escrita criativa. Na segunda parte deste relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionado realizada no Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, dando destaque às atividades realizadas nestes contextos.
id RCAP_780303d19010ed8022c3194215b30d14
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita criativaEscritaCriatividadeEscrita criativaPrática de ensino supervisionadaA escrita, uma das formas mais antigas de comunicação entre os homens, é na atualidade um instrumento fundamental para a sociedade em que vivemos. No ensino, esta não é apenas um instrumento essencial para a aprendizagem da Língua Materna, como também para as restantes disciplinas. A escrita criativa permite aos alunos desenvolverem várias competências tanto a nível linguístico como a nível pessoal, fornecendo-lhes ferramentas fundamentais enquanto futuros cidadãos. Neste sentido, na primeira parte do presente trabalho, apresenta-se um enquadramento teórico subjacente à temática da escrita criativa, refletindo-se acerca da definição de criatividade, do ensino da escrita, da importância da escrita criativa na criança, do papel do docente neste processo e do ambiente a criar para prática da escrita criativa. Termina-se esta parte com a apresentação de alguns exemplos de exercícios para a realização da escrita criativa. Na segunda parte deste relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionado realizada no Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, dando destaque às atividades realizadas nestes contextos.Writing, it is one of the oldest forms of communication among men, today it’s a key tool for the society which we live. In education, this isn’t only an essential tool for learning the mother tongue, but also for other disciplines. Creative writing allows students to develop multiple skills both linguistically and personally, providing them with basic tools as future citizens. In this sense, the first part of this work, we present an underlying theoretical framework to the topic of creative writing, reflecting on the definition of creativity, the teaching of writing, the importance of creative writing in the child, the teacher's role in this process and the environment to create for the practice of creative writing. Ends up this part with the presentation of some examples of exercises for the realization of creative writing. In the second part of this report describes the teaching practice supervised held in pre-school and 1st cycle of basic education, highlighting the activities carried out in these contexts.2017-02-02T11:54:29Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7218TID:201979098porFigueira, Delta Sofia Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:26.130776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita criativa
title Escrita criativa
spellingShingle Escrita criativa
Figueira, Delta Sofia Sousa
Escrita
Criatividade
Escrita criativa
Prática de ensino supervisionada
title_short Escrita criativa
title_full Escrita criativa
title_fullStr Escrita criativa
title_full_unstemmed Escrita criativa
title_sort Escrita criativa
author Figueira, Delta Sofia Sousa
author_facet Figueira, Delta Sofia Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Delta Sofia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Criatividade
Escrita criativa
Prática de ensino supervisionada
topic Escrita
Criatividade
Escrita criativa
Prática de ensino supervisionada
description A escrita, uma das formas mais antigas de comunicação entre os homens, é na atualidade um instrumento fundamental para a sociedade em que vivemos. No ensino, esta não é apenas um instrumento essencial para a aprendizagem da Língua Materna, como também para as restantes disciplinas. A escrita criativa permite aos alunos desenvolverem várias competências tanto a nível linguístico como a nível pessoal, fornecendo-lhes ferramentas fundamentais enquanto futuros cidadãos. Neste sentido, na primeira parte do presente trabalho, apresenta-se um enquadramento teórico subjacente à temática da escrita criativa, refletindo-se acerca da definição de criatividade, do ensino da escrita, da importância da escrita criativa na criança, do papel do docente neste processo e do ambiente a criar para prática da escrita criativa. Termina-se esta parte com a apresentação de alguns exemplos de exercícios para a realização da escrita criativa. Na segunda parte deste relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionado realizada no Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, dando destaque às atividades realizadas nestes contextos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-02-02T11:54:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7218
TID:201979098
url http://hdl.handle.net/10348/7218
identifier_str_mv TID:201979098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137152493158400