A escrita criativa no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Susana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3911
http://hdl.handle.net/20.500.12207/192
Resumo: "Para desenvolver outras competências ao nível da escrita, é essencial entender todo o processo prático que ela exige. Seguindo a linha de vários autores a Escrita Criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que visam criar o prazer pela escrita. O professor deve ser um colaborador nesse processo e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, usando diversas estratégias de ensino/aprendizagem. O modelo de investigação utilizado foi o de investigação-ação, modelo este que tem um processo participativo e motivador, que envolve os alunos e o professor/investigador. Os dados foram recolhidos durante a minha Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico, na turma de 3º ano onde a realizei. Foi elaborado um plano de atividades com intuito de promover o desenvolvimento da Escrita Criativa através de estímulos auditivos, visuais e outros. A avaliação do texto criativo é feita verificando o alargamento do vocabulário, a exploração do imaginário e o novo trajeto descoberto pelo aluno. Para a análise de conteúdo foi criada uma grelha de avaliação baseada em quatro critérios utilizados na avaliação da Escrita Criativa: fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade. Podemos referir que os alunos aderiram com entusiasmo às atividades propostas, e que os resultados gerais alcançados neste estudo foram positivos e concluímos que os estímulos auditivos, visuais e outros promovem e desenvolvem a Escrita Criativa nos alunos do 1ºCiclo."
id RCAP_e9e6c71d335813dbad4c9728e4c4d121
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita criativa no 1º cicloEscritaCriatividadeEscrita criativa"Para desenvolver outras competências ao nível da escrita, é essencial entender todo o processo prático que ela exige. Seguindo a linha de vários autores a Escrita Criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que visam criar o prazer pela escrita. O professor deve ser um colaborador nesse processo e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, usando diversas estratégias de ensino/aprendizagem. O modelo de investigação utilizado foi o de investigação-ação, modelo este que tem um processo participativo e motivador, que envolve os alunos e o professor/investigador. Os dados foram recolhidos durante a minha Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico, na turma de 3º ano onde a realizei. Foi elaborado um plano de atividades com intuito de promover o desenvolvimento da Escrita Criativa através de estímulos auditivos, visuais e outros. A avaliação do texto criativo é feita verificando o alargamento do vocabulário, a exploração do imaginário e o novo trajeto descoberto pelo aluno. Para a análise de conteúdo foi criada uma grelha de avaliação baseada em quatro critérios utilizados na avaliação da Escrita Criativa: fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade. Podemos referir que os alunos aderiram com entusiasmo às atividades propostas, e que os resultados gerais alcançados neste estudo foram positivos e concluímos que os estímulos auditivos, visuais e outros promovem e desenvolvem a Escrita Criativa nos alunos do 1ºCiclo."2013-04-12T12:28:25Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3911http://hdl.handle.net/20.500.12207/192porMachado, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:02Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:04.728124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita criativa no 1º ciclo
title A escrita criativa no 1º ciclo
spellingShingle A escrita criativa no 1º ciclo
Machado, Susana
Escrita
Criatividade
Escrita criativa
title_short A escrita criativa no 1º ciclo
title_full A escrita criativa no 1º ciclo
title_fullStr A escrita criativa no 1º ciclo
title_full_unstemmed A escrita criativa no 1º ciclo
title_sort A escrita criativa no 1º ciclo
author Machado, Susana
author_facet Machado, Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Criatividade
Escrita criativa
topic Escrita
Criatividade
Escrita criativa
description "Para desenvolver outras competências ao nível da escrita, é essencial entender todo o processo prático que ela exige. Seguindo a linha de vários autores a Escrita Criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que visam criar o prazer pela escrita. O professor deve ser um colaborador nesse processo e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, usando diversas estratégias de ensino/aprendizagem. O modelo de investigação utilizado foi o de investigação-ação, modelo este que tem um processo participativo e motivador, que envolve os alunos e o professor/investigador. Os dados foram recolhidos durante a minha Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico, na turma de 3º ano onde a realizei. Foi elaborado um plano de atividades com intuito de promover o desenvolvimento da Escrita Criativa através de estímulos auditivos, visuais e outros. A avaliação do texto criativo é feita verificando o alargamento do vocabulário, a exploração do imaginário e o novo trajeto descoberto pelo aluno. Para a análise de conteúdo foi criada uma grelha de avaliação baseada em quatro critérios utilizados na avaliação da Escrita Criativa: fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade. Podemos referir que os alunos aderiram com entusiasmo às atividades propostas, e que os resultados gerais alcançados neste estudo foram positivos e concluímos que os estímulos auditivos, visuais e outros promovem e desenvolvem a Escrita Criativa nos alunos do 1ºCiclo."
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-04-12T12:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3911
http://hdl.handle.net/20.500.12207/192
url http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3911
http://hdl.handle.net/20.500.12207/192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129855063752704