Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24836 |
Resumo: | Serve o presente Relatório para mostrar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Por isso, a mestranda seguiu cinco passos essenciais a uma boa prática educativa: observou o contexto educativo, planeou as regências em conformidade com o conhecimento científico-pedagógico, agiu e pôs em prática as atividades planeadas, avaliou os alunos a partir de instrumentos de trabalho adequados e refletiu sobre as suas ações pedagógicas. Aliado a este trabalho enriquecedor, desenvolveu um Projeto de Investigação de natureza qualitativa, alicerçado em fundamentação teórica, e que promoveu, nos alunos, o gosto e o respeito pelo Património Imaterial Local. A prática pedagógica foi o momento mais esperado deste Mestrado, na qual se pretendeu evidenciar a ponte entre a teoria e a prática, visto que se tratou da oportunidade ideal e única para pôr em marcha o conhecimento aprendido, que apenas foi refletida, melhorada e aperfeiçoada a partir das reflexões críticas e construtivas das Professoras Supervisoras e dos Professores Cooperantes. Do diálogo, da reflexão e da leitura de informação teórica, foi possível a construção da profissionalidade docente. Um professor, que tem de promover o perfil humanista, responsável e autónomo nos alunos, percebe que um trabalho de articulação, de flexibilidade e autonomia curricular, de responsabilidade e acompanhamento obriga a uma formação contínua, inesgotável e aliada aos dias de hoje. Logo, o fomento de oportunidades variadas, ativas, envolventes e integradoras permite a motivação, o gosto e a vontade para aprender, provocando o desenvolvimento de aprendizagens significativas. |
id |
RCAP_4060a7dd0124db5c8e6bc74821ba7bba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24836 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaAção e reflexãoConhecimento cientifico-pedagógicoInvestigação-ação1st and 2nd Cycles of Basic EducationSupervised teaching practiceAction and reflectionScientific-pedagogical knowledgeAction researchCiências Sociais::Ciências da EducaçãoServe o presente Relatório para mostrar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Por isso, a mestranda seguiu cinco passos essenciais a uma boa prática educativa: observou o contexto educativo, planeou as regências em conformidade com o conhecimento científico-pedagógico, agiu e pôs em prática as atividades planeadas, avaliou os alunos a partir de instrumentos de trabalho adequados e refletiu sobre as suas ações pedagógicas. Aliado a este trabalho enriquecedor, desenvolveu um Projeto de Investigação de natureza qualitativa, alicerçado em fundamentação teórica, e que promoveu, nos alunos, o gosto e o respeito pelo Património Imaterial Local. A prática pedagógica foi o momento mais esperado deste Mestrado, na qual se pretendeu evidenciar a ponte entre a teoria e a prática, visto que se tratou da oportunidade ideal e única para pôr em marcha o conhecimento aprendido, que apenas foi refletida, melhorada e aperfeiçoada a partir das reflexões críticas e construtivas das Professoras Supervisoras e dos Professores Cooperantes. Do diálogo, da reflexão e da leitura de informação teórica, foi possível a construção da profissionalidade docente. Um professor, que tem de promover o perfil humanista, responsável e autónomo nos alunos, percebe que um trabalho de articulação, de flexibilidade e autonomia curricular, de responsabilidade e acompanhamento obriga a uma formação contínua, inesgotável e aliada aos dias de hoje. Logo, o fomento de oportunidades variadas, ativas, envolventes e integradoras permite a motivação, o gosto e a vontade para aprender, provocando o desenvolvimento de aprendizagens significativas.The present report serves to show the work developed throughout the Supervised Teaching Practice, in the 1st and 2nd cycles of Basic Education. Therefore, this masters' student followed tive essential steps to a good educational practice: observed the educational context, planned the regencies according to the scientific-pedagogical knowledge, acted and put into practice the planned activities, evaluated the students from work instruments and reflected on her pedagogical actions. Allied to this enriching work, she developed a Research Project of qualitative nature, based on theoretical foundations, which promoted, in the students, ataste for and respect for Locallntangible Heritage. The pedagogical practice was the most anticipated moment of this Masters, in which it was intended to highlight the bridge between theory and practice, since it was an ideal and unique opportunity to put in motion the knowledge learned, which was only reflected, improved and perfected from the criticai and constructive reflections of the Supervisory Teachers and Cooperative Teachers. From the dialogue, reflection and reading of theoretical information, it was possible to build teaching professionalism. A teacher, who has to promote a humanistic, responsible and autonomous profile in students, realizes that a work of articulation, flexibility and curricular autonomy, responsibility and monitoring requires a continuous training, inexhaustible and allied to today. Therefore, the promotion of varied, active, engaging and integrating opportunities allows motivation, taste and willingness to learn, leading to the development of meaningfullearning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Ana Isabel Pinto Leite Gonçalves da2024-01-30T10:06:46Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24836TID:203491793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:11.407720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar |
title |
Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar |
spellingShingle |
Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar Costa, Ana Isabel Pinto Leite Gonçalves da 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Prática de ensino supervisionada Ação e reflexão Conhecimento cientifico-pedagógico Investigação-ação 1st and 2nd Cycles of Basic Education Supervised teaching practice Action and reflection Scientific-pedagogical knowledge Action research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar |
title_full |
Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar |
title_fullStr |
Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar |
title_full_unstemmed |
Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar |
title_sort |
Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar |
author |
Costa, Ana Isabel Pinto Leite Gonçalves da |
author_facet |
Costa, Ana Isabel Pinto Leite Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Cristina Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Isabel Pinto Leite Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Prática de ensino supervisionada Ação e reflexão Conhecimento cientifico-pedagógico Investigação-ação 1st and 2nd Cycles of Basic Education Supervised teaching practice Action and reflection Scientific-pedagogical knowledge Action research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Prática de ensino supervisionada Ação e reflexão Conhecimento cientifico-pedagógico Investigação-ação 1st and 2nd Cycles of Basic Education Supervised teaching practice Action and reflection Scientific-pedagogical knowledge Action research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Serve o presente Relatório para mostrar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Por isso, a mestranda seguiu cinco passos essenciais a uma boa prática educativa: observou o contexto educativo, planeou as regências em conformidade com o conhecimento científico-pedagógico, agiu e pôs em prática as atividades planeadas, avaliou os alunos a partir de instrumentos de trabalho adequados e refletiu sobre as suas ações pedagógicas. Aliado a este trabalho enriquecedor, desenvolveu um Projeto de Investigação de natureza qualitativa, alicerçado em fundamentação teórica, e que promoveu, nos alunos, o gosto e o respeito pelo Património Imaterial Local. A prática pedagógica foi o momento mais esperado deste Mestrado, na qual se pretendeu evidenciar a ponte entre a teoria e a prática, visto que se tratou da oportunidade ideal e única para pôr em marcha o conhecimento aprendido, que apenas foi refletida, melhorada e aperfeiçoada a partir das reflexões críticas e construtivas das Professoras Supervisoras e dos Professores Cooperantes. Do diálogo, da reflexão e da leitura de informação teórica, foi possível a construção da profissionalidade docente. Um professor, que tem de promover o perfil humanista, responsável e autónomo nos alunos, percebe que um trabalho de articulação, de flexibilidade e autonomia curricular, de responsabilidade e acompanhamento obriga a uma formação contínua, inesgotável e aliada aos dias de hoje. Logo, o fomento de oportunidades variadas, ativas, envolventes e integradoras permite a motivação, o gosto e a vontade para aprender, provocando o desenvolvimento de aprendizagens significativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-30T10:06:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24836 TID:203491793 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24836 |
identifier_str_mv |
TID:203491793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137075529777152 |