Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24471 |
Resumo: | O presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) De Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O RE procura expor o trabalho desenvolvido pelo mestrando no decorrer da PES, evidenciando as experiências vivenciadas pelo mestrando ao longo do seu percurso académico na ESE, bem como as aprendizagens resultantes das mesmas. O mestrando atribuiu igualmente importância à vertente reflexiva do presente RE, analisando criticamente os diferentes momentos que compõem a PES, com vista a adaptar e melhorar a sua ação docente. A mesma foi orientada e suportada por diversos pressupostos teóricos e legais, bem como saberes científicos e pedagógicos, mobilizados ao longo da PES, e que se encontram explanados no presente RE. A componente investigativa, desenvolvida em formato de artigo científico, revelou-se uma etapa fundamental para o desenvolvimento do presente RE, na medida em que possibilitou ao mestrando a construção de novos saberes e práticas, valorizando-se o ato de investigar e refletir como futuro docente. A mesma foi desenvolvida com duas turmas do Sºano, num clube denominado Eco-clube, onde foram dinamizadas atividades STEAM de exploração ambiental, com vista ao desenvolvimento da Educação Ambiental, bem como a motivação dos alunos para a mesma. Foi possibilitado ao mestrando o contacto com contextos diversificados, múltiplos recursos/ materiais e profissionais de excelência, nomeadamente os professores supervisores, institucionais e cooperantes, que permitiram uma evolução enquanto docente, bem como pessoal. Assim, no final, o mestrando considera que lhe foram disponibilizadas as ferramentas necessárias para enfrentar esta nova etapa da sua vida profissional e pessoal com maior confiança nas suas capacidades e conhecimentos, não esquecendo, porém, a importância da formação contínua no decorrer da sua carreira. |
id |
RCAP_6ca99e7c9cc70dee8330ecc45d9fafcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24471 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXIEducaçãoPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoReflexãoEducationSupervised teaching practiceAction-researchReflectionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) De Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O RE procura expor o trabalho desenvolvido pelo mestrando no decorrer da PES, evidenciando as experiências vivenciadas pelo mestrando ao longo do seu percurso académico na ESE, bem como as aprendizagens resultantes das mesmas. O mestrando atribuiu igualmente importância à vertente reflexiva do presente RE, analisando criticamente os diferentes momentos que compõem a PES, com vista a adaptar e melhorar a sua ação docente. A mesma foi orientada e suportada por diversos pressupostos teóricos e legais, bem como saberes científicos e pedagógicos, mobilizados ao longo da PES, e que se encontram explanados no presente RE. A componente investigativa, desenvolvida em formato de artigo científico, revelou-se uma etapa fundamental para o desenvolvimento do presente RE, na medida em que possibilitou ao mestrando a construção de novos saberes e práticas, valorizando-se o ato de investigar e refletir como futuro docente. A mesma foi desenvolvida com duas turmas do Sºano, num clube denominado Eco-clube, onde foram dinamizadas atividades STEAM de exploração ambiental, com vista ao desenvolvimento da Educação Ambiental, bem como a motivação dos alunos para a mesma. Foi possibilitado ao mestrando o contacto com contextos diversificados, múltiplos recursos/ materiais e profissionais de excelência, nomeadamente os professores supervisores, institucionais e cooperantes, que permitiram uma evolução enquanto docente, bem como pessoal. Assim, no final, o mestrando considera que lhe foram disponibilizadas as ferramentas necessárias para enfrentar esta nova etapa da sua vida profissional e pessoal com maior confiança nas suas capacidades e conhecimentos, não esquecendo, porém, a importância da formação contínua no decorrer da sua carreira.This internship report (IR) is part of the Curricular Unit (CU) Supervised Teaching Practice (STP), which is part of the Master's Degree in Teaching 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE. The IR seeks to expose the work carried out by the master's student during the STP, highlighting the experiences he had throughout his academic career at the ESE, as well as the lessons he learned as a result of those experiences. The master's student also attributed importance to the reflective aspect of this IR, critically analyzing the different moments that make up the PES, in arder to adapt and improve h is teaching. This was guided and supported by various theoretical and legal assumptions, as well as scientific and pedagogical knowledge, mobilized throughout the PES, which are explained in this SR. The investigative component, developed in the form of a scientific article, proved to be a fundamental stage in the development of this IR, as it enabled the master's student to build knowledge and practices, valuing the act of investigating and reflecting as a future teacher. lt was developed with two 5th grade classes, in a club called Eco-club, where STEAM activities of environmental exploration were carried, with the aim of developing Environmental Education, as well as motivating students towards it. The master's student had contact with diverse contexts, multiple resources/materials and excellent professionals, namely the supervising, institutional and cooperating teachers, which allowed him to evolve as a teacher, as well as personally. At the end of the day, the master's student believes that he was provided with the necessary toais to face this new stage in his professional and personal life with greater confidence in his abilities and knowledge, while not forgetting the importance of continuous training throughout h is career.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAboim, SaraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Miguel Rebelo2024-01-16T10:23:31Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24471TID:203471261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:55.700565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI |
title |
Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI |
spellingShingle |
Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI Ferreira, Miguel Rebelo Educação Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Reflexão Education Supervised teaching practice Action-research Reflection Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI |
title_full |
Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI |
title_fullStr |
Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI |
title_full_unstemmed |
Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI |
title_sort |
Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI |
author |
Ferreira, Miguel Rebelo |
author_facet |
Ferreira, Miguel Rebelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aboim, Sara Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Miguel Rebelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Reflexão Education Supervised teaching practice Action-research Reflection Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Prática de ensino supervisionada Investigação-ação Reflexão Education Supervised teaching practice Action-research Reflection Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) De Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O RE procura expor o trabalho desenvolvido pelo mestrando no decorrer da PES, evidenciando as experiências vivenciadas pelo mestrando ao longo do seu percurso académico na ESE, bem como as aprendizagens resultantes das mesmas. O mestrando atribuiu igualmente importância à vertente reflexiva do presente RE, analisando criticamente os diferentes momentos que compõem a PES, com vista a adaptar e melhorar a sua ação docente. A mesma foi orientada e suportada por diversos pressupostos teóricos e legais, bem como saberes científicos e pedagógicos, mobilizados ao longo da PES, e que se encontram explanados no presente RE. A componente investigativa, desenvolvida em formato de artigo científico, revelou-se uma etapa fundamental para o desenvolvimento do presente RE, na medida em que possibilitou ao mestrando a construção de novos saberes e práticas, valorizando-se o ato de investigar e refletir como futuro docente. A mesma foi desenvolvida com duas turmas do Sºano, num clube denominado Eco-clube, onde foram dinamizadas atividades STEAM de exploração ambiental, com vista ao desenvolvimento da Educação Ambiental, bem como a motivação dos alunos para a mesma. Foi possibilitado ao mestrando o contacto com contextos diversificados, múltiplos recursos/ materiais e profissionais de excelência, nomeadamente os professores supervisores, institucionais e cooperantes, que permitiram uma evolução enquanto docente, bem como pessoal. Assim, no final, o mestrando considera que lhe foram disponibilizadas as ferramentas necessárias para enfrentar esta nova etapa da sua vida profissional e pessoal com maior confiança nas suas capacidades e conhecimentos, não esquecendo, porém, a importância da formação contínua no decorrer da sua carreira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-16T10:23:31Z 2323 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24471 TID:203471261 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24471 |
identifier_str_mv |
TID:203471261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136945028202496 |