Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Miguel Rebelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24471
Resumo: O presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) De Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O RE procura expor o trabalho desenvolvido pelo mestrando no decorrer da PES, evidenciando as experiências vivenciadas pelo mestrando ao longo do seu percurso académico na ESE, bem como as aprendizagens resultantes das mesmas. O mestrando atribuiu igualmente importância à vertente reflexiva do presente RE, analisando criticamente os diferentes momentos que compõem a PES, com vista a adaptar e melhorar a sua ação docente. A mesma foi orientada e suportada por diversos pressupostos teóricos e legais, bem como saberes científicos e pedagógicos, mobilizados ao longo da PES, e que se encontram explanados no presente RE. A componente investigativa, desenvolvida em formato de artigo científico, revelou-se uma etapa fundamental para o desenvolvimento do presente RE, na medida em que possibilitou ao mestrando a construção de novos saberes e práticas, valorizando-se o ato de investigar e refletir como futuro docente. A mesma foi desenvolvida com duas turmas do Sºano, num clube denominado Eco-clube, onde foram dinamizadas atividades STEAM de exploração ambiental, com vista ao desenvolvimento da Educação Ambiental, bem como a motivação dos alunos para a mesma. Foi possibilitado ao mestrando o contacto com contextos diversificados, múltiplos recursos/ materiais e profissionais de excelência, nomeadamente os professores supervisores, institucionais e cooperantes, que permitiram uma evolução enquanto docente, bem como pessoal. Assim, no final, o mestrando considera que lhe foram disponibilizadas as ferramentas necessárias para enfrentar esta nova etapa da sua vida profissional e pessoal com maior confiança nas suas capacidades e conhecimentos, não esquecendo, porém, a importância da formação contínua no decorrer da sua carreira.
id RCAP_6ca99e7c9cc70dee8330ecc45d9fafcf
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXIEducaçãoPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoReflexãoEducationSupervised teaching practiceAction-researchReflectionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) De Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O RE procura expor o trabalho desenvolvido pelo mestrando no decorrer da PES, evidenciando as experiências vivenciadas pelo mestrando ao longo do seu percurso académico na ESE, bem como as aprendizagens resultantes das mesmas. O mestrando atribuiu igualmente importância à vertente reflexiva do presente RE, analisando criticamente os diferentes momentos que compõem a PES, com vista a adaptar e melhorar a sua ação docente. A mesma foi orientada e suportada por diversos pressupostos teóricos e legais, bem como saberes científicos e pedagógicos, mobilizados ao longo da PES, e que se encontram explanados no presente RE. A componente investigativa, desenvolvida em formato de artigo científico, revelou-se uma etapa fundamental para o desenvolvimento do presente RE, na medida em que possibilitou ao mestrando a construção de novos saberes e práticas, valorizando-se o ato de investigar e refletir como futuro docente. A mesma foi desenvolvida com duas turmas do Sºano, num clube denominado Eco-clube, onde foram dinamizadas atividades STEAM de exploração ambiental, com vista ao desenvolvimento da Educação Ambiental, bem como a motivação dos alunos para a mesma. Foi possibilitado ao mestrando o contacto com contextos diversificados, múltiplos recursos/ materiais e profissionais de excelência, nomeadamente os professores supervisores, institucionais e cooperantes, que permitiram uma evolução enquanto docente, bem como pessoal. Assim, no final, o mestrando considera que lhe foram disponibilizadas as ferramentas necessárias para enfrentar esta nova etapa da sua vida profissional e pessoal com maior confiança nas suas capacidades e conhecimentos, não esquecendo, porém, a importância da formação contínua no decorrer da sua carreira.This internship report (IR) is part of the Curricular Unit (CU) Supervised Teaching Practice (STP), which is part of the Master's Degree in Teaching 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE. The IR seeks to expose the work carried out by the master's student during the STP, highlighting the experiences he had throughout his academic career at the ESE, as well as the lessons he learned as a result of those experiences. The master's student also attributed importance to the reflective aspect of this IR, critically analyzing the different moments that make up the PES, in arder to adapt and improve h is teaching. This was guided and supported by various theoretical and legal assumptions, as well as scientific and pedagogical knowledge, mobilized throughout the PES, which are explained in this SR. The investigative component, developed in the form of a scientific article, proved to be a fundamental stage in the development of this IR, as it enabled the master's student to build knowledge and practices, valuing the act of investigating and reflecting as a future teacher. lt was developed with two 5th grade classes, in a club called Eco-club, where STEAM activities of environmental exploration were carried, with the aim of developing Environmental Education, as well as motivating students towards it. The master's student had contact with diverse contexts, multiple resources/materials and excellent professionals, namely the supervising, institutional and cooperating teachers, which allowed him to evolve as a teacher, as well as personally. At the end of the day, the master's student believes that he was provided with the necessary toais to face this new stage in his professional and personal life with greater confidence in his abilities and knowledge, while not forgetting the importance of continuous training throughout h is career.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAboim, SaraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Miguel Rebelo2024-01-16T10:23:31Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24471TID:203471261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:55.700565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI
title Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI
spellingShingle Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI
Ferreira, Miguel Rebelo
Educação
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Education
Supervised teaching practice
Action-research
Reflection
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI
title_full Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI
title_fullStr Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI
title_full_unstemmed Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI
title_sort Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXI
author Ferreira, Miguel Rebelo
author_facet Ferreira, Miguel Rebelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aboim, Sara
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Miguel Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Education
Supervised teaching practice
Action-research
Reflection
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Education
Supervised teaching practice
Action-research
Reflection
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) De Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O RE procura expor o trabalho desenvolvido pelo mestrando no decorrer da PES, evidenciando as experiências vivenciadas pelo mestrando ao longo do seu percurso académico na ESE, bem como as aprendizagens resultantes das mesmas. O mestrando atribuiu igualmente importância à vertente reflexiva do presente RE, analisando criticamente os diferentes momentos que compõem a PES, com vista a adaptar e melhorar a sua ação docente. A mesma foi orientada e suportada por diversos pressupostos teóricos e legais, bem como saberes científicos e pedagógicos, mobilizados ao longo da PES, e que se encontram explanados no presente RE. A componente investigativa, desenvolvida em formato de artigo científico, revelou-se uma etapa fundamental para o desenvolvimento do presente RE, na medida em que possibilitou ao mestrando a construção de novos saberes e práticas, valorizando-se o ato de investigar e refletir como futuro docente. A mesma foi desenvolvida com duas turmas do Sºano, num clube denominado Eco-clube, onde foram dinamizadas atividades STEAM de exploração ambiental, com vista ao desenvolvimento da Educação Ambiental, bem como a motivação dos alunos para a mesma. Foi possibilitado ao mestrando o contacto com contextos diversificados, múltiplos recursos/ materiais e profissionais de excelência, nomeadamente os professores supervisores, institucionais e cooperantes, que permitiram uma evolução enquanto docente, bem como pessoal. Assim, no final, o mestrando considera que lhe foram disponibilizadas as ferramentas necessárias para enfrentar esta nova etapa da sua vida profissional e pessoal com maior confiança nas suas capacidades e conhecimentos, não esquecendo, porém, a importância da formação contínua no decorrer da sua carreira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-16T10:23:31Z
2323
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24471
TID:203471261
url http://hdl.handle.net/10400.22/24471
identifier_str_mv TID:203471261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945028202496