Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/25023 |
Resumo: | Assume-se como área temática a utilização dos telemóveis em contexto escolar especificamente, o seu papel no suporte e melhoria da comunicação estabelecida entre professores e encarregados de educação. O estudo desenvolvido apresenta uma natureza exploratória e procurou: a) perceber como podem as tecnologias móveis suportar novos padrões e maiores níveis de regularidade na comunicação estabelecida entre diretor de turma e encarregados de educação; e b) analisar as vantagens e desvantagens associadas à mobilização de tais tecnologias no suporte à comunicação escola-família. O projeto desenvolveu-se numa escola portuguesa com uma turma do 5º ano durante o ano letivo de 2010/2011, especificamente, através da exploração do envio de SMS/MMS como meio complementar de informação e de comunicação entre escola e família. |
id |
RCAP_4063bd5ceb0749ffc143e51ce67f00ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/25023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-famíliaRelação escola-famíliaColaboraçãoComunicaçãoTecnologia móvelAssume-se como área temática a utilização dos telemóveis em contexto escolar especificamente, o seu papel no suporte e melhoria da comunicação estabelecida entre professores e encarregados de educação. O estudo desenvolvido apresenta uma natureza exploratória e procurou: a) perceber como podem as tecnologias móveis suportar novos padrões e maiores níveis de regularidade na comunicação estabelecida entre diretor de turma e encarregados de educação; e b) analisar as vantagens e desvantagens associadas à mobilização de tais tecnologias no suporte à comunicação escola-família. O projeto desenvolveu-se numa escola portuguesa com uma turma do 5º ano durante o ano letivo de 2010/2011, especificamente, através da exploração do envio de SMS/MMS como meio complementar de informação e de comunicação entre escola e família.Universidade Federal do Rio de JaneiroRepositório da Universidade de LisboaPedro, N.Soares, Paula2016-11-10T11:25:43Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25023porPedro, N., Soares, P. (2012). Telemóveis, professores e encarregados de educação: Tecnologias na comunicação escola-família. Revista EducaOnline, 6(3), 56-85.1983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:42.972648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-família |
title |
Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-família |
spellingShingle |
Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-família Pedro, N. Relação escola-família Colaboração Comunicação Tecnologia móvel |
title_short |
Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-família |
title_full |
Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-família |
title_fullStr |
Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-família |
title_full_unstemmed |
Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-família |
title_sort |
Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-família |
author |
Pedro, N. |
author_facet |
Pedro, N. Soares, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, N. Soares, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-família Colaboração Comunicação Tecnologia móvel |
topic |
Relação escola-família Colaboração Comunicação Tecnologia móvel |
description |
Assume-se como área temática a utilização dos telemóveis em contexto escolar especificamente, o seu papel no suporte e melhoria da comunicação estabelecida entre professores e encarregados de educação. O estudo desenvolvido apresenta uma natureza exploratória e procurou: a) perceber como podem as tecnologias móveis suportar novos padrões e maiores níveis de regularidade na comunicação estabelecida entre diretor de turma e encarregados de educação; e b) analisar as vantagens e desvantagens associadas à mobilização de tais tecnologias no suporte à comunicação escola-família. O projeto desenvolveu-se numa escola portuguesa com uma turma do 5º ano durante o ano letivo de 2010/2011, especificamente, através da exploração do envio de SMS/MMS como meio complementar de informação e de comunicação entre escola e família. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2016-11-10T11:25:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/25023 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/25023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pedro, N., Soares, P. (2012). Telemóveis, professores e encarregados de educação: Tecnologias na comunicação escola-família. Revista EducaOnline, 6(3), 56-85. 1983-2664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134329009340416 |