Os TPC como forma de ligação com a família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, inês Margarida Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24049
Resumo: Este relatório espelha o estudo realizado durante o estágio de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Existem vários estudos que comprovam que “um maior envolvimento das Famílias na educação escolar das crianças corresponde a um melhor desempenho escolar tanto em termos de atitudes como de aproveitamento” (Villas-Boas,2001,p.82). No entanto, é certo que a relação entre as Famílias e a Escola não é, ainda, uma realidade generalizada. Daí o interesse por esta temática. O presente trabalho divide-se em quatro partes essenciais: o enquadramento de estágio e análise reflexiva sobre esta experiência (Capítulo I), o enquadramento teórico (Capítulo II), o estudo empírico (Capítulo III) e as considerações finais. No I Capítulo, emerge uma breve abordagem ao contexto de estágio, através de uma descrição da escola, do grupo de alunos/as e, ainda, uma reflexão acerca de todo o processo vivenciado. O Capítulo II apresenta uma breve revisão da literatura sobre a temática central do trabalho, procurando refletir diferentes pontos de vista a partir das ideias e teorias de diversos/as autores/as. No capítulo seguinte apresenta-se o estudo empírico realizado sobre a Relação Escola/Família, com ênfase nos Trabalhos para Casa (TPC) como um dos elos de ligação naquela Relação. Por último, surgem as considerações finais.
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