Os TPC como forma de ligação com a família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24049 |
Resumo: | Este relatório espelha o estudo realizado durante o estágio de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Existem vários estudos que comprovam que “um maior envolvimento das Famílias na educação escolar das crianças corresponde a um melhor desempenho escolar tanto em termos de atitudes como de aproveitamento” (Villas-Boas,2001,p.82). No entanto, é certo que a relação entre as Famílias e a Escola não é, ainda, uma realidade generalizada. Daí o interesse por esta temática. O presente trabalho divide-se em quatro partes essenciais: o enquadramento de estágio e análise reflexiva sobre esta experiência (Capítulo I), o enquadramento teórico (Capítulo II), o estudo empírico (Capítulo III) e as considerações finais. No I Capítulo, emerge uma breve abordagem ao contexto de estágio, através de uma descrição da escola, do grupo de alunos/as e, ainda, uma reflexão acerca de todo o processo vivenciado. O Capítulo II apresenta uma breve revisão da literatura sobre a temática central do trabalho, procurando refletir diferentes pontos de vista a partir das ideias e teorias de diversos/as autores/as. No capítulo seguinte apresenta-se o estudo empírico realizado sobre a Relação Escola/Família, com ênfase nos Trabalhos para Casa (TPC) como um dos elos de ligação naquela Relação. Por último, surgem as considerações finais. |
id |
RCAP_b3a9678cb2bbe974af17d6533d757bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24049 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os TPC como forma de ligação com a famíliaEscolaFamíliaRelação Escola-FamíliaColaboraçãoTrabalhos para CasaPaisProfessoresEste relatório espelha o estudo realizado durante o estágio de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Existem vários estudos que comprovam que “um maior envolvimento das Famílias na educação escolar das crianças corresponde a um melhor desempenho escolar tanto em termos de atitudes como de aproveitamento” (Villas-Boas,2001,p.82). No entanto, é certo que a relação entre as Famílias e a Escola não é, ainda, uma realidade generalizada. Daí o interesse por esta temática. O presente trabalho divide-se em quatro partes essenciais: o enquadramento de estágio e análise reflexiva sobre esta experiência (Capítulo I), o enquadramento teórico (Capítulo II), o estudo empírico (Capítulo III) e as considerações finais. No I Capítulo, emerge uma breve abordagem ao contexto de estágio, através de uma descrição da escola, do grupo de alunos/as e, ainda, uma reflexão acerca de todo o processo vivenciado. O Capítulo II apresenta uma breve revisão da literatura sobre a temática central do trabalho, procurando refletir diferentes pontos de vista a partir das ideias e teorias de diversos/as autores/as. No capítulo seguinte apresenta-se o estudo empírico realizado sobre a Relação Escola/Família, com ênfase nos Trabalhos para Casa (TPC) como um dos elos de ligação naquela Relação. Por último, surgem as considerações finais.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumSalgado, inês Margarida Rocha2018-09-04T10:32:49Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24049201962098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:13.983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os TPC como forma de ligação com a família |
title |
Os TPC como forma de ligação com a família |
spellingShingle |
Os TPC como forma de ligação com a família Salgado, inês Margarida Rocha Escola Família Relação Escola-Família Colaboração Trabalhos para Casa Pais Professores |
title_short |
Os TPC como forma de ligação com a família |
title_full |
Os TPC como forma de ligação com a família |
title_fullStr |
Os TPC como forma de ligação com a família |
title_full_unstemmed |
Os TPC como forma de ligação com a família |
title_sort |
Os TPC como forma de ligação com a família |
author |
Salgado, inês Margarida Rocha |
author_facet |
Salgado, inês Margarida Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, inês Margarida Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Família Relação Escola-Família Colaboração Trabalhos para Casa Pais Professores |
topic |
Escola Família Relação Escola-Família Colaboração Trabalhos para Casa Pais Professores |
description |
Este relatório espelha o estudo realizado durante o estágio de 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Existem vários estudos que comprovam que “um maior envolvimento das Famílias na educação escolar das crianças corresponde a um melhor desempenho escolar tanto em termos de atitudes como de aproveitamento” (Villas-Boas,2001,p.82). No entanto, é certo que a relação entre as Famílias e a Escola não é, ainda, uma realidade generalizada. Daí o interesse por esta temática. O presente trabalho divide-se em quatro partes essenciais: o enquadramento de estágio e análise reflexiva sobre esta experiência (Capítulo I), o enquadramento teórico (Capítulo II), o estudo empírico (Capítulo III) e as considerações finais. No I Capítulo, emerge uma breve abordagem ao contexto de estágio, através de uma descrição da escola, do grupo de alunos/as e, ainda, uma reflexão acerca de todo o processo vivenciado. O Capítulo II apresenta uma breve revisão da literatura sobre a temática central do trabalho, procurando refletir diferentes pontos de vista a partir das ideias e teorias de diversos/as autores/as. No capítulo seguinte apresenta-se o estudo empírico realizado sobre a Relação Escola/Família, com ênfase nos Trabalhos para Casa (TPC) como um dos elos de ligação naquela Relação. Por último, surgem as considerações finais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-04T10:32:49Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24049 201962098 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24049 |
identifier_str_mv |
201962098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130026089644032 |