A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/50014 |
Resumo: | O trabalho seguinte reflete uma análise integral do estágio realizado na área de EF. Primeiramente, na Área I é descrito e detalhado o local onde a estagiária realizou a PES, englobando a instituição e as turmas incluídas. Em seguida, na Área II, são detalhados os procedimentos utilizados que planeamento foi adotado e as estratégias utlizadas, no processo de ensino de EF. São apresentadas as estratégias e abordagens pedagógicas, como também as avaliações periódicas, descrevendo os critérios e métodos aplicados, bem como os resultados obtidos. Na Área III inclui-se a modalidade de Desporto Escolar abordada pela professora estagiária, destacando os objetivos gerais e específicos dos mesmos. Por seu turno, a Área IV reporta à componente de investigação, na qual se expõe a perceção dos professores de EF em relação às competências motoras dos alunos, do Ensino Secundário. Os resultados observados mostraram existir discrepâncias em relação à Competência Motora Percebida dos professores de Educação Física e a Competência Motora real dos alunos. |
id |
RCAP_406b7d71a215aefc358a33212bd4a993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50014 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundárioEstágioEducação físicaCompetência motoraCompetência motora percebidaMotor competence assessmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO trabalho seguinte reflete uma análise integral do estágio realizado na área de EF. Primeiramente, na Área I é descrito e detalhado o local onde a estagiária realizou a PES, englobando a instituição e as turmas incluídas. Em seguida, na Área II, são detalhados os procedimentos utilizados que planeamento foi adotado e as estratégias utlizadas, no processo de ensino de EF. São apresentadas as estratégias e abordagens pedagógicas, como também as avaliações periódicas, descrevendo os critérios e métodos aplicados, bem como os resultados obtidos. Na Área III inclui-se a modalidade de Desporto Escolar abordada pela professora estagiária, destacando os objetivos gerais e específicos dos mesmos. Por seu turno, a Área IV reporta à componente de investigação, na qual se expõe a perceção dos professores de EF em relação às competências motoras dos alunos, do Ensino Secundário. Os resultados observados mostraram existir discrepâncias em relação à Competência Motora Percebida dos professores de Educação Física e a Competência Motora real dos alunos.Flôres, FábioRepositório ComumBenzinho, Matilde2024-02-24T11:57:24Z2024-01-262024-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50014TID:203536355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:55.647363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário |
title |
A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário |
spellingShingle |
A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário Benzinho, Matilde Estágio Educação física Competência motora Competência motora percebida Motor competence assessment Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário |
title_full |
A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário |
title_fullStr |
A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário |
title_sort |
A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário |
author |
Benzinho, Matilde |
author_facet |
Benzinho, Matilde |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flôres, Fábio Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benzinho, Matilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Educação física Competência motora Competência motora percebida Motor competence assessment Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio Educação física Competência motora Competência motora percebida Motor competence assessment Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O trabalho seguinte reflete uma análise integral do estágio realizado na área de EF. Primeiramente, na Área I é descrito e detalhado o local onde a estagiária realizou a PES, englobando a instituição e as turmas incluídas. Em seguida, na Área II, são detalhados os procedimentos utilizados que planeamento foi adotado e as estratégias utlizadas, no processo de ensino de EF. São apresentadas as estratégias e abordagens pedagógicas, como também as avaliações periódicas, descrevendo os critérios e métodos aplicados, bem como os resultados obtidos. Na Área III inclui-se a modalidade de Desporto Escolar abordada pela professora estagiária, destacando os objetivos gerais e específicos dos mesmos. Por seu turno, a Área IV reporta à componente de investigação, na qual se expõe a perceção dos professores de EF em relação às competências motoras dos alunos, do Ensino Secundário. Os resultados observados mostraram existir discrepâncias em relação à Competência Motora Percebida dos professores de Educação Física e a Competência Motora real dos alunos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-24T11:57:24Z 2024-01-26 2024-01-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/50014 TID:203536355 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/50014 |
identifier_str_mv |
TID:203536355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137792720109568 |