A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benzinho, Matilde
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50014
Resumo: O trabalho seguinte reflete uma análise integral do estágio realizado na área de EF. Primeiramente, na Área I é descrito e detalhado o local onde a estagiária realizou a PES, englobando a instituição e as turmas incluídas. Em seguida, na Área II, são detalhados os procedimentos utilizados que planeamento foi adotado e as estratégias utlizadas, no processo de ensino de EF. São apresentadas as estratégias e abordagens pedagógicas, como também as avaliações periódicas, descrevendo os critérios e métodos aplicados, bem como os resultados obtidos. Na Área III inclui-se a modalidade de Desporto Escolar abordada pela professora estagiária, destacando os objetivos gerais e específicos dos mesmos. Por seu turno, a Área IV reporta à componente de investigação, na qual se expõe a perceção dos professores de EF em relação às competências motoras dos alunos, do Ensino Secundário. Os resultados observados mostraram existir discrepâncias em relação à Competência Motora Percebida dos professores de Educação Física e a Competência Motora real dos alunos.
id RCAP_406b7d71a215aefc358a33212bd4a993
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundárioEstágioEducação físicaCompetência motoraCompetência motora percebidaMotor competence assessmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO trabalho seguinte reflete uma análise integral do estágio realizado na área de EF. Primeiramente, na Área I é descrito e detalhado o local onde a estagiária realizou a PES, englobando a instituição e as turmas incluídas. Em seguida, na Área II, são detalhados os procedimentos utilizados que planeamento foi adotado e as estratégias utlizadas, no processo de ensino de EF. São apresentadas as estratégias e abordagens pedagógicas, como também as avaliações periódicas, descrevendo os critérios e métodos aplicados, bem como os resultados obtidos. Na Área III inclui-se a modalidade de Desporto Escolar abordada pela professora estagiária, destacando os objetivos gerais e específicos dos mesmos. Por seu turno, a Área IV reporta à componente de investigação, na qual se expõe a perceção dos professores de EF em relação às competências motoras dos alunos, do Ensino Secundário. Os resultados observados mostraram existir discrepâncias em relação à Competência Motora Percebida dos professores de Educação Física e a Competência Motora real dos alunos.Flôres, FábioRepositório ComumBenzinho, Matilde2024-02-24T11:57:24Z2024-01-262024-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50014TID:203536355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:55.647363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário
title A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário
spellingShingle A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário
Benzinho, Matilde
Estágio
Educação física
Competência motora
Competência motora percebida
Motor competence assessment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário
title_full A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário
title_fullStr A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário
title_sort A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundário
author Benzinho, Matilde
author_facet Benzinho, Matilde
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flôres, Fábio
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Benzinho, Matilde
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Educação física
Competência motora
Competência motora percebida
Motor competence assessment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio
Educação física
Competência motora
Competência motora percebida
Motor competence assessment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O trabalho seguinte reflete uma análise integral do estágio realizado na área de EF. Primeiramente, na Área I é descrito e detalhado o local onde a estagiária realizou a PES, englobando a instituição e as turmas incluídas. Em seguida, na Área II, são detalhados os procedimentos utilizados que planeamento foi adotado e as estratégias utlizadas, no processo de ensino de EF. São apresentadas as estratégias e abordagens pedagógicas, como também as avaliações periódicas, descrevendo os critérios e métodos aplicados, bem como os resultados obtidos. Na Área III inclui-se a modalidade de Desporto Escolar abordada pela professora estagiária, destacando os objetivos gerais e específicos dos mesmos. Por seu turno, a Área IV reporta à componente de investigação, na qual se expõe a perceção dos professores de EF em relação às competências motoras dos alunos, do Ensino Secundário. Os resultados observados mostraram existir discrepâncias em relação à Competência Motora Percebida dos professores de Educação Física e a Competência Motora real dos alunos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-24T11:57:24Z
2024-01-26
2024-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/50014
TID:203536355
url http://hdl.handle.net/10400.26/50014
identifier_str_mv TID:203536355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137792720109568