Ensino profissional: estudo multicasos sobre expectativas e motivações de alunos da Região do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Sílvio Alexandre Rosa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19010
Resumo: O presente estudo tem como propósito compreender as motivações e as expetativas dos alunos que optam pelo ensino via profissional. Definimos como objetivos gerais: i) Identificar os fatores que estão na base da opção pelo ensino profissional, tendo em conta as motivações e expectativas dos alunos que optam por esta via de ensino; ii) Contribuir para a implementação de medidas educativas que permitam dar suporte aos alunos que escolhem esta via de ensino. Neste sentido, este estudo foi desenvolvido na forma de estudo multicasos, analisando três escolas públicas da região do Algarve. As opções metodológicas seguiram um conjunto de etapas influenciadas por orientações de cariz misto. Na sua natureza qualitativa, recorreu-se a dois grupos focais, com professores que lecionam no ensino profissional, com o objetivo de conhecer as suas perceções em relação ao ensino profissional e às metodologias utilizadas. Foram ainda realizados inquéritos por questionário aplicados a alunos do 10º e 12º anos de vários cursos do ensino via profissional, com o objetivo de estudar esta população quanto ao seu passado escolar, as suas motivações e expetativas. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos perceber que a opção pelo ensino profissional parece relacionar-se com o percurso educativo dos alunos que participaram no estudo. A decisão é motivada pela vontade dos próprios, sendo o maior fator de motivação a possibilidade de entrar num curso de uma área de que gosta. Os professores relacionam a opção pelo ensino profissional com a dimensão sociológica e/ou socio emocional, assumindo que o ensino profissional lhes dará melhores ferramentas para o mercado de trabalho. No que se refere às expectativas futuras, os resultados apontam para a integração no mercado de trabalho e/ou o prosseguimento de estudos.
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