Ensino profissional : um olhar sobre as motivações e expectativas dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria Adília Machado Oliveira Pereira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38430
Resumo: O Ensino Profissional foi oficialmente introduzido nas Escolas Secundárias Públicas portuguesas em 2004, no âmbito da europeização das políticas educativas nacionais. Esta medida teve como principais desígnios o aumento de mão de obra qualificada e a diversificação da oferta formativa de dupla certificação. No entanto, prevalece um estigma sobre o Ensino Profissional, tendendo a associá-lo a ideias preconceituosas como o abandono escolar precoce e o desaproveitamento escolar, contrariando os princípios que estruturam o Ensino Profissional enquanto percurso educativo possível de capacitar os alunos para um projeto de vida saudável e o prosseguimento de estudos no ensino superior. O presente estudo assume uma abordagem de natureza mista e como instrumentos de recolha de análise de dados recorre, essencialmente a três técnicas: análise documental, inquérito por questionário e entrevistas sob a forma narrativa e tem como meta de investigação perceber as motivações e expectativas dos alunos do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, ao optarem pelo Ensino Profissional para prosseguimento dos seus estudos de ensino secundário. Paralelamente, pretende-se aferir se a tomada de decisão de ingresso no Ensino Profissional se prende com a própria vocação, ou se a mesma decisão esteve associada a outros fatores, de ordem social e económica, ou de influência de terceiros. E, ainda, conhecer as perspetivas destes alunos face ao futuro. O estudo incide sobre o universo dos alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos dos Cursos Profissionais e do 9.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, num total de 175 alunos, aos quais foram aplicados inquéritos por questionário. Para complementar os dados recolhidos, aos alunos que frequentam o 12.º ano do Ensino Profissional, foi ainda aplicada uma entrevista, para através das suas experiências individuais aferir a evolução das disposições destes alunos. Os resultados permitem perceber que se verifica, atualmente, uma maior compreensão e um maior reconhecimento pelos Cursos Profissionais. Os grupos de alunos inquiridos, reconhecem as potencialidades destes cursos e sobretudo a possibilidade de acesso a um projeto de vida mais articulado e sustentado, motivo pelo qual o Ensino Profissional, tem vindo crescentemente a ser escolhido como uma primeira opção de escolaridade, por parte de um cada vez maior número de jovens.
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O presente estudo assume uma abordagem de natureza mista e como instrumentos de recolha de análise de dados recorre, essencialmente a três técnicas: análise documental, inquérito por questionário e entrevistas sob a forma narrativa e tem como meta de investigação perceber as motivações e expectativas dos alunos do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, ao optarem pelo Ensino Profissional para prosseguimento dos seus estudos de ensino secundário. Paralelamente, pretende-se aferir se a tomada de decisão de ingresso no Ensino Profissional se prende com a própria vocação, ou se a mesma decisão esteve associada a outros fatores, de ordem social e económica, ou de influência de terceiros. E, ainda, conhecer as perspetivas destes alunos face ao futuro. O estudo incide sobre o universo dos alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos dos Cursos Profissionais e do 9.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, num total de 175 alunos, aos quais foram aplicados inquéritos por questionário. Para complementar os dados recolhidos, aos alunos que frequentam o 12.º ano do Ensino Profissional, foi ainda aplicada uma entrevista, para através das suas experiências individuais aferir a evolução das disposições destes alunos. Os resultados permitem perceber que se verifica, atualmente, uma maior compreensão e um maior reconhecimento pelos Cursos Profissionais. Os grupos de alunos inquiridos, reconhecem as potencialidades destes cursos e sobretudo a possibilidade de acesso a um projeto de vida mais articulado e sustentado, motivo pelo qual o Ensino Profissional, tem vindo crescentemente a ser escolhido como uma primeira opção de escolaridade, por parte de um cada vez maior número de jovens.Professional education was officially introduced in Portuguese Public Secondary Schools in 2004, within the scope of the Europeanization of national educational policies. This bet had as main objectives the increase of qualified labor and the diversification of the training offer of double certification. However, a stigma prevails over professional education, tending to associate it with prejudiced ideas such as early school leaving and school failure, contradicting what professional education actually intends to be: a valid path for a profession, capable of training students for active life and even for further studies in higher education. The present study has as research proposal to understand the motivations and expectations of the students of the Pinheiro School Group, when opting for professional education to continue their secondary education studies. It is intended to assess whether the decision to enter vocational education is related to one's vocation, or whether the same decision was associated with other factors, either a social and economic nature, or of the influence of third parties. Regarding the school and professional expectations of young people, it is sought to know their perspectives regarding the future career. The study will focus on the universe of students from the 9th grade and the 10th, 11th and 12th years of the Professional Courses of the Grouping of Schools in Pinheiro, in a total of 175 students to whom questionnaires will be applied. To complement the data collected, an interview was also applied to students attending the 12th year of Vocational Education, to assess the evolution of these students' dispositions through their individual experiences. The results show that there is currently greater understanding and recognition of Professional Courses. The groups of students (EP and EG) surveyed recognize the potential of these courses and, above all, the possibility of accessing a more articulated and sustained life project, which is why Vocational Education has been increasingly chosen as a first option for schooling by an increasing number of young people.Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBrito, Maria Adília Machado Oliveira Pereira de2023-01-29T01:30:31Z2022-05-252022-022022-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38430TID:203041623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:23.038888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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