A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Elisabete
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789
Resumo: A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia.
id RCAP_4070fd02fcd2bd94c39e5a74cdb38df8
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/1789
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOCA metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia.Universidade de Aveiro2018-09-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789oai:proa.ua.pt:article/1789Internet Latent Corpus Journal; Vol 8 No 1 (2018); 67-86Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 67-86Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 No 1 (2018); 67-86Internet Latent Corpus Journal; vol. 8 n.º 1 (2018); 67-861647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1789https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1789/1423Pires, Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T15:21:36Zoai:proa.ua.pt:article/1789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:44.435847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC
title A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC
spellingShingle A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC
Pires, Elisabete
title_short A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC
title_full A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC
title_fullStr A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC
title_full_unstemmed A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC
title_sort A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC
author Pires, Elisabete
author_facet Pires, Elisabete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Elisabete
description A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789
oai:proa.ua.pt:article/1789
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/1789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1789
https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1789/1423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 8 No 1 (2018); 67-86
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 67-86
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 No 1 (2018); 67-86
Internet Latent Corpus Journal; vol. 8 n.º 1 (2018); 67-86
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003878707200