A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789 |
Resumo: | A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia. |
id |
RCAP_4070fd02fcd2bd94c39e5a74cdb38df8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/1789 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOCA metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia.Universidade de Aveiro2018-09-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789oai:proa.ua.pt:article/1789Internet Latent Corpus Journal; Vol 8 No 1 (2018); 67-86Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 67-86Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 No 1 (2018); 67-86Internet Latent Corpus Journal; vol. 8 n.º 1 (2018); 67-861647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1789https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1789/1423Pires, Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T15:21:36Zoai:proa.ua.pt:article/1789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:44.435847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC |
title |
A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC |
spellingShingle |
A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC Pires, Elisabete |
title_short |
A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC |
title_full |
A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC |
title_fullStr |
A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC |
title_full_unstemmed |
A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC |
title_sort |
A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROJECT-BASED LEARNING”, UMA PERSPETIVA DOS PROFESSORES NA EUROPA: APRESENTAÇÃO DE UM MOOC |
author |
Pires, Elisabete |
author_facet |
Pires, Elisabete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Elisabete |
description |
A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789 oai:proa.ua.pt:article/1789 |
url |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/1789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1789 https://doi.org/10.34624/ilcj.v8i1.1789 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/1789/1423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal; Vol 8 No 1 (2018); 67-86 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2018); 67-86 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 8 No 1 (2018); 67-86 Internet Latent Corpus Journal; vol. 8 n.º 1 (2018); 67-86 1647-7308 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130003878707200 |