Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Rodrigo Lema Del Rio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos,Wagner dos, Mello,André da Silva, Votre,Sebastião Josué
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004
Resumo: Este estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O método combina a Pesquisa-Ação Colaborativa com a Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira' nas aulas de Educação Física, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças.
id RCAP_4099003fe706e4d23936bc30e2577637
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872016000200004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeiraProtagonismoCapoeiraEducação FísicaEducação InfantilEste estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O método combina a Pesquisa-Ação Colaborativa com a Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira' nas aulas de Educação Física, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004Revista Portuguesa de Educação v.29 n.2 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004Martins,Rodrigo Lema Del RioSantos,Wagner dosMello,André da SilvaVotre,Sebastião Josuéinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:58Zoai:scielo:S0871-91872016000200004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:24.178013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira
title Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira
spellingShingle Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira
Martins,Rodrigo Lema Del Rio
Protagonismo
Capoeira
Educação Física
Educação Infantil
title_short Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira
title_full Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira
title_fullStr Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira
title_full_unstemmed Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira
title_sort Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira
author Martins,Rodrigo Lema Del Rio
author_facet Martins,Rodrigo Lema Del Rio
Santos,Wagner dos
Mello,André da Silva
Votre,Sebastião Josué
author_role author
author2 Santos,Wagner dos
Mello,André da Silva
Votre,Sebastião Josué
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Rodrigo Lema Del Rio
Santos,Wagner dos
Mello,André da Silva
Votre,Sebastião Josué
dc.subject.por.fl_str_mv Protagonismo
Capoeira
Educação Física
Educação Infantil
topic Protagonismo
Capoeira
Educação Física
Educação Infantil
description Este estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O método combina a Pesquisa-Ação Colaborativa com a Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira' nas aulas de Educação Física, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.29 n.2 2016
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275188084736