Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004 |
Resumo: | Este estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O método combina a Pesquisa-Ação Colaborativa com a Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira' nas aulas de Educação Física, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças. |
id |
RCAP_4099003fe706e4d23936bc30e2577637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872016000200004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeiraProtagonismoCapoeiraEducação FísicaEducação InfantilEste estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O método combina a Pesquisa-Ação Colaborativa com a Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira' nas aulas de Educação Física, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004Revista Portuguesa de Educação v.29 n.2 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004Martins,Rodrigo Lema Del RioSantos,Wagner dosMello,André da SilvaVotre,Sebastião Josuéinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:58Zoai:scielo:S0871-91872016000200004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:24.178013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira |
title |
Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira |
spellingShingle |
Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira Martins,Rodrigo Lema Del Rio Protagonismo Capoeira Educação Física Educação Infantil |
title_short |
Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira |
title_full |
Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira |
title_fullStr |
Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira |
title_full_unstemmed |
Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira |
title_sort |
Protagonismo infantil na educação física: Uma experiência pedagógica com a capoeira |
author |
Martins,Rodrigo Lema Del Rio |
author_facet |
Martins,Rodrigo Lema Del Rio Santos,Wagner dos Mello,André da Silva Votre,Sebastião Josué |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Wagner dos Mello,André da Silva Votre,Sebastião Josué |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,Rodrigo Lema Del Rio Santos,Wagner dos Mello,André da Silva Votre,Sebastião Josué |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Protagonismo Capoeira Educação Física Educação Infantil |
topic |
Protagonismo Capoeira Educação Física Educação Infantil |
description |
Este estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O método combina a Pesquisa-Ação Colaborativa com a Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira' nas aulas de Educação Física, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.29 n.2 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137275188084736 |