A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45181 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_40b6ed23eed091d90d67006d7682eaa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45181 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da músicaImprovisation on optimizing the saxophone learning in specialized music teachingImprovisaçãoEnsino especializadoSaxofoneAudiaçãoImprovisationSpecialized teachingSaxophoneAudiationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio decorre do projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música pela Universidade do Minho, implementado no ano letivo 2015/2016 na Escola Profissional Artística do Vale do Ave no Grupo Disciplinar M18 (Saxofone) e no Grupo Disciplinar M32 (Música de Câmara). A intervenção pedagógica teve como objetivo otimizar o ensino/aprendizagem do Saxofone através de práticas de improvisação. Para o efeito, foram exploradas no âmbito do Instrumento práticas improvisatórias nos domínios do ritmo, melodia, e harmonia, desenhados para o estímulo da criatividade no estudo autónomo. No âmbito da Música de Câmara, foram desenhadas e implementadas as atividades Relógio Musical, em que se explorou a correspondência entre as 12 horas e os 12 sons; Qual o meu número de telemóvel?, em que se promoveu a improvisação a partir da correspondência entre sons e os dígitos de números de telefone; e O Bingo vai à Escola, em que se implementaram práticas musicais a partir do jogo. A Plataforma Edmodo e a elaboração do Livro de Bolso, repositório e manual das atividades improvisação, foram também desenvolvidas com vista a propiciar a autonomia individual no estudo diário do aluno. Os dados recolhidos através dos questionários e das gravações das aulas, permitiram concluir que a improvisação constituiu uma estratégia metodológica útil no desenvolvimento da autonomia, criatividade, e consciência crítica dos alunos na sua prática de estudo individual.The present internship report stems from the intervention project developed under the Master’s Degree in Music Teaching at the University of Minho implemented in the academic year 2015/2016 at the Vocational Artistic School of Vale do Ave in the Disciplinary Group M18 (Saxophone) and disciplinary Group M32 (Chamber Music). The pedagogical intervention had as objective to optimize the teaching/learning for the saxophone through improvisation practices. For this purpose, improvisational practices in the areas of rhythm, melody, and harmony were designed within the scope of the Instrument, designed to stimulate creativity in autonomous study. In the scope of Chamber Music, the activities Musical Clock were designed and implemented, in which the correspondence between 12 hours and 12 sounds was explored. What is my mobile phone number, in which improvisation was promoted from the correspondence between sounds and the digits of telephone numbers; Bingo goes to School, in which musical practices have been implemented since the game. The Edmodo Platform and the preparation of the Pocket Book, repository and manual of the improvisation activities, were also developed with a view to promoting individual autonomy in the daily study of the student. The data collected through questionnaires and class recordings allowed us to conclude that improvisation was a useful methodological strategy in the development of autonomy, creativity, and critical awareness of students in their individual study practiceMartingo, Ângelo Miguel Quaresma GomesUniversidade do MinhoFaria, Ana Margarida Leite de2017-01-032017-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45181por201624249info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:17.768703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música Improvisation on optimizing the saxophone learning in specialized music teaching |
title |
A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música |
spellingShingle |
A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música Faria, Ana Margarida Leite de Improvisação Ensino especializado Saxofone Audiação Improvisation Specialized teaching Saxophone Audiation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música |
title_full |
A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música |
title_fullStr |
A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música |
title_full_unstemmed |
A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música |
title_sort |
A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música |
author |
Faria, Ana Margarida Leite de |
author_facet |
Faria, Ana Margarida Leite de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Ana Margarida Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Improvisação Ensino especializado Saxofone Audiação Improvisation Specialized teaching Saxophone Audiation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Improvisação Ensino especializado Saxofone Audiação Improvisation Specialized teaching Saxophone Audiation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-03 2017-01-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45181 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201624249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132244191739904 |