As motivações que levam um consumidor a frequentar um espetáculo desportivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Além, Pedro Henriques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46631
Resumo: O tema central do presente trabalho é referente às motivações dos consumidores que estão presentes no momento da decisão de frequentar um espetáculo desportivo. Este tema surge pela necessidade de entender o que está na base da tomada de decisão de um ser humano quando este decide frequentar um espetáculo desportivo. Considerando a importância que os espetáculos desportivos têm no quotidiano dos consumidores, existe também a necessidade de entender a relação especial dos consumidores com as marcas desportivas (clubes). Nesse sentido, na revisão da literatura, para além de serem abordados estudos já efetuados por diversos autores sobre esta temática, são também abordados alguns temas que explicam essa relação especial entre o consumidor e a marca desportiva, tais como fan engagement, team identification e tribos. No capítulo da metodologia, são formuladas as hipóteses e apresentado o modelo conceptual. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário (estudo quantitativo) ao consumidor desportivo, tendo-se obtido um total de 200 respostas válidas. Um dos principais contributos da presente dissertação, deve-se ao facto de ter sido feito um trabalho totalmente imparcial adaptado ao contexto e consumidor português.
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