Das raízes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Rodrigo de Freitas Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8529
Resumo: O objetivo deste projeto artístico foi desenvolver um conhecimento mais aprofundado relacionado com a execução e interpretação de técnicas de percussão tradicionais aliadas a técnicas contemporâneas. De entre as várias técnicas tradicionais de percussão optei por desenvolver as da percussão Africana (Guiné e Burkina Faso, e mais tarde Nigéria) e as da percussão Cubana. Criei assim um projeto artístico de fusão intitulado Das Raízes, no qual ao longo dos dois anos do curso de mestrado estive em contacto com a música Africana e Cubana aliada a técnicas contemporâneas e composições originais (minhas e de outros compositores). Para cada obra explorei primeiro as técnicas tradicionais e em seguida adaptei-as à percussão contemporânea, num processo onde as suas raízes africanas, cubanas ou até afro- cubanas são evidentes. Neste projeto salienta-se o papel preponderante das mãos. No século XXI o uso da baqueta predomina como a técnica mais forte para dominar os instrumentos nos conservatórios e nas escolas superiores de música. Após ter adquirido esta técnica resolvi aprofundar as técnicas tradicionais onde predominam o uso não só da baqueta mas também da mão, um mundo antigo na sua existência, mas novo para mim. Espero poder transportar o ouvinte para um mundo em que cor, movimento e som, antiguidade e contemporaneidade estão em constante vibração.
id RCAP_40c6e1c559c2314e0e0548f7f0379e08
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das raízesPercussãoMúsica tradicionalTécnicas contemporâneasMúsica africanaMúsica cubanaPercussionTraditional musicContemporary techniquesAfrican musicCuban musicO objetivo deste projeto artístico foi desenvolver um conhecimento mais aprofundado relacionado com a execução e interpretação de técnicas de percussão tradicionais aliadas a técnicas contemporâneas. De entre as várias técnicas tradicionais de percussão optei por desenvolver as da percussão Africana (Guiné e Burkina Faso, e mais tarde Nigéria) e as da percussão Cubana. Criei assim um projeto artístico de fusão intitulado Das Raízes, no qual ao longo dos dois anos do curso de mestrado estive em contacto com a música Africana e Cubana aliada a técnicas contemporâneas e composições originais (minhas e de outros compositores). Para cada obra explorei primeiro as técnicas tradicionais e em seguida adaptei-as à percussão contemporânea, num processo onde as suas raízes africanas, cubanas ou até afro- cubanas são evidentes. Neste projeto salienta-se o papel preponderante das mãos. No século XXI o uso da baqueta predomina como a técnica mais forte para dominar os instrumentos nos conservatórios e nas escolas superiores de música. Após ter adquirido esta técnica resolvi aprofundar as técnicas tradicionais onde predominam o uso não só da baqueta mas também da mão, um mundo antigo na sua existência, mas novo para mim. Espero poder transportar o ouvinte para um mundo em que cor, movimento e som, antiguidade e contemporaneidade estão em constante vibração.The aim of this artistic project was to develop a deeper understanding and performance practice of traditional and contemporary percussion techniques. Among the various traditional techniques of percussion I chose to develop the African percussion (from Guinea and Burkina Faso, and later from Nigeria) and the Cuban percussion. In this way, I created an artistic project of fusion entitled Das Raizes, in which a two-year master's course tour on African and Cuban music is presented, using both traditional and contemporary techniques and original compositions (my own and from other composers). For each work I first explored the traditional techniques and then adapted them to contemporary percussion in a process where their African, Cuban or even African-Cuban roots are clear. Moreover, in this project, using the hands to play percussion with assumes a leading role. In the XXI century the use of drumstick predominates as the strongest technique to master the instruments in conservatories and in schools of music. After acquiring this technique I decided to deepen the traditional techniques which highlight the use of the hand, a very old technique in its existence, but new to me. I hope to transport the listener to a world where colour, movement and sound, tradition and contemporaneity are in constant vibration.Coimbra, Daniela da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCordeiro, Rodrigo de Freitas Oliveira2016-10-07T16:10:30Z2016-07-142016-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8529TID:201241501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:31.681400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das raízes
title Das raízes
spellingShingle Das raízes
Cordeiro, Rodrigo de Freitas Oliveira
Percussão
Música tradicional
Técnicas contemporâneas
Música africana
Música cubana
Percussion
Traditional music
Contemporary techniques
African music
Cuban music
title_short Das raízes
title_full Das raízes
title_fullStr Das raízes
title_full_unstemmed Das raízes
title_sort Das raízes
author Cordeiro, Rodrigo de Freitas Oliveira
author_facet Cordeiro, Rodrigo de Freitas Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coimbra, Daniela da Costa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Rodrigo de Freitas Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão
Música tradicional
Técnicas contemporâneas
Música africana
Música cubana
Percussion
Traditional music
Contemporary techniques
African music
Cuban music
topic Percussão
Música tradicional
Técnicas contemporâneas
Música africana
Música cubana
Percussion
Traditional music
Contemporary techniques
African music
Cuban music
description O objetivo deste projeto artístico foi desenvolver um conhecimento mais aprofundado relacionado com a execução e interpretação de técnicas de percussão tradicionais aliadas a técnicas contemporâneas. De entre as várias técnicas tradicionais de percussão optei por desenvolver as da percussão Africana (Guiné e Burkina Faso, e mais tarde Nigéria) e as da percussão Cubana. Criei assim um projeto artístico de fusão intitulado Das Raízes, no qual ao longo dos dois anos do curso de mestrado estive em contacto com a música Africana e Cubana aliada a técnicas contemporâneas e composições originais (minhas e de outros compositores). Para cada obra explorei primeiro as técnicas tradicionais e em seguida adaptei-as à percussão contemporânea, num processo onde as suas raízes africanas, cubanas ou até afro- cubanas são evidentes. Neste projeto salienta-se o papel preponderante das mãos. No século XXI o uso da baqueta predomina como a técnica mais forte para dominar os instrumentos nos conservatórios e nas escolas superiores de música. Após ter adquirido esta técnica resolvi aprofundar as técnicas tradicionais onde predominam o uso não só da baqueta mas também da mão, um mundo antigo na sua existência, mas novo para mim. Espero poder transportar o ouvinte para um mundo em que cor, movimento e som, antiguidade e contemporaneidade estão em constante vibração.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-07T16:10:30Z
2016-07-14
2016-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8529
TID:201241501
url http://hdl.handle.net/10400.22/8529
identifier_str_mv TID:201241501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474185682944