Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Sandra Regina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Wagner, Amanda Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8220
Resumo: O presente trabalho se configura como um recorte de Trabalho de Conclusão de Curso, do Bacharelado em Moda, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e tem como objetivo examinar o fenômeno da narrativa transmidiática como estratégia para comu-nicação de moda no contexto pandêmico. O desenho metodológico compreendeu re-visão da literatura e análise da campanha da primeira linha de produtos sustentáveis da marca italiana Gucci, denominada Gucci Off The Grid, sob o prisma da cultura da convergência e com base nos sete princípios da narrativa transmidiática formulados por Jenkins (2009). Como resultado alcançado, constatou-se que a campanha analisada cons-truiu uma narrativa suficientemente ampla para ser explorada em mais do que uma mí-dia, relacionando a maioria dos princípios da narrativa transmidiática com sucesso.
id RCAP_40e0df743db842813620f085503d5748
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The GridFashion transmedia storytelling : a study of the Gucci Off The Grid advertising campaignNarrativa transmidiáticaEstratégiaPublicidadeModaGucciTransmedia storytellingStrategyAdvertisingFashionO presente trabalho se configura como um recorte de Trabalho de Conclusão de Curso, do Bacharelado em Moda, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e tem como objetivo examinar o fenômeno da narrativa transmidiática como estratégia para comu-nicação de moda no contexto pandêmico. O desenho metodológico compreendeu re-visão da literatura e análise da campanha da primeira linha de produtos sustentáveis da marca italiana Gucci, denominada Gucci Off The Grid, sob o prisma da cultura da convergência e com base nos sete princípios da narrativa transmidiática formulados por Jenkins (2009). Como resultado alcançado, constatou-se que a campanha analisada cons-truiu uma narrativa suficientemente ampla para ser explorada em mais do que uma mí-dia, relacionando a maioria dos princípios da narrativa transmidiática com sucesso.Abstract : This paper is configured as a part of the fi-nal work of the Fashion Design Degree from the Santa Catarina State University. It aims to examine the phenomenon of transmedia storytelling as a strategy for fashion commu-nication in the pandemic context. The meth-odological design included a literature review, and the analysis of the campaign of the first line of sustainable products of the Italian brand Gucci, called Gucci Off The Grid, from the perspective of the convergence culture and based on the seven principles of the transmedia storytelling formulated by Jenkins (2009). As a result, it was verified that the analyzed campaign built storytelling broad enough to be explored in more than one media, successfully relating most of the principles of transmedia storytelling.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRech, Sandra ReginaWagner, Amanda Dias2022-12-13T11:54:57Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8220porRECH, Sandra Regina ; WAGNER, Amanda Dias (2022) - Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. XV:30, p. 89-99. DOI 10.53681/c1514225187514391s.30.145.1646-905410.53681/c1514225187514391s.30.145info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:37.195320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid
Fashion transmedia storytelling : a study of the Gucci Off The Grid advertising campaign
title Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid
spellingShingle Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid
Rech, Sandra Regina
Narrativa transmidiática
Estratégia
Publicidade
Moda
Gucci
Transmedia storytelling
Strategy
Advertising
Fashion
title_short Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid
title_full Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid
title_fullStr Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid
title_full_unstemmed Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid
title_sort Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid
author Rech, Sandra Regina
author_facet Rech, Sandra Regina
Wagner, Amanda Dias
author_role author
author2 Wagner, Amanda Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Rech, Sandra Regina
Wagner, Amanda Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa transmidiática
Estratégia
Publicidade
Moda
Gucci
Transmedia storytelling
Strategy
Advertising
Fashion
topic Narrativa transmidiática
Estratégia
Publicidade
Moda
Gucci
Transmedia storytelling
Strategy
Advertising
Fashion
description O presente trabalho se configura como um recorte de Trabalho de Conclusão de Curso, do Bacharelado em Moda, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e tem como objetivo examinar o fenômeno da narrativa transmidiática como estratégia para comu-nicação de moda no contexto pandêmico. O desenho metodológico compreendeu re-visão da literatura e análise da campanha da primeira linha de produtos sustentáveis da marca italiana Gucci, denominada Gucci Off The Grid, sob o prisma da cultura da convergência e com base nos sete princípios da narrativa transmidiática formulados por Jenkins (2009). Como resultado alcançado, constatou-se que a campanha analisada cons-truiu uma narrativa suficientemente ampla para ser explorada em mais do que uma mí-dia, relacionando a maioria dos princípios da narrativa transmidiática com sucesso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T11:54:57Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8220
url http://hdl.handle.net/10400.11/8220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RECH, Sandra Regina ; WAGNER, Amanda Dias (2022) - Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. XV:30, p. 89-99. DOI 10.53681/c1514225187514391s.30.145.
1646-9054
10.53681/c1514225187514391s.30.145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130850656256000