Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8220 |
Resumo: | O presente trabalho se configura como um recorte de Trabalho de Conclusão de Curso, do Bacharelado em Moda, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e tem como objetivo examinar o fenômeno da narrativa transmidiática como estratégia para comu-nicação de moda no contexto pandêmico. O desenho metodológico compreendeu re-visão da literatura e análise da campanha da primeira linha de produtos sustentáveis da marca italiana Gucci, denominada Gucci Off The Grid, sob o prisma da cultura da convergência e com base nos sete princípios da narrativa transmidiática formulados por Jenkins (2009). Como resultado alcançado, constatou-se que a campanha analisada cons-truiu uma narrativa suficientemente ampla para ser explorada em mais do que uma mí-dia, relacionando a maioria dos princípios da narrativa transmidiática com sucesso. |
id |
RCAP_40e0df743db842813620f085503d5748 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8220 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The GridFashion transmedia storytelling : a study of the Gucci Off The Grid advertising campaignNarrativa transmidiáticaEstratégiaPublicidadeModaGucciTransmedia storytellingStrategyAdvertisingFashionO presente trabalho se configura como um recorte de Trabalho de Conclusão de Curso, do Bacharelado em Moda, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e tem como objetivo examinar o fenômeno da narrativa transmidiática como estratégia para comu-nicação de moda no contexto pandêmico. O desenho metodológico compreendeu re-visão da literatura e análise da campanha da primeira linha de produtos sustentáveis da marca italiana Gucci, denominada Gucci Off The Grid, sob o prisma da cultura da convergência e com base nos sete princípios da narrativa transmidiática formulados por Jenkins (2009). Como resultado alcançado, constatou-se que a campanha analisada cons-truiu uma narrativa suficientemente ampla para ser explorada em mais do que uma mí-dia, relacionando a maioria dos princípios da narrativa transmidiática com sucesso.Abstract : This paper is configured as a part of the fi-nal work of the Fashion Design Degree from the Santa Catarina State University. It aims to examine the phenomenon of transmedia storytelling as a strategy for fashion commu-nication in the pandemic context. The meth-odological design included a literature review, and the analysis of the campaign of the first line of sustainable products of the Italian brand Gucci, called Gucci Off The Grid, from the perspective of the convergence culture and based on the seven principles of the transmedia storytelling formulated by Jenkins (2009). As a result, it was verified that the analyzed campaign built storytelling broad enough to be explored in more than one media, successfully relating most of the principles of transmedia storytelling.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRech, Sandra ReginaWagner, Amanda Dias2022-12-13T11:54:57Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8220porRECH, Sandra Regina ; WAGNER, Amanda Dias (2022) - Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. XV:30, p. 89-99. DOI 10.53681/c1514225187514391s.30.145.1646-905410.53681/c1514225187514391s.30.145info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:37.195320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid Fashion transmedia storytelling : a study of the Gucci Off The Grid advertising campaign |
title |
Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid |
spellingShingle |
Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid Rech, Sandra Regina Narrativa transmidiática Estratégia Publicidade Moda Gucci Transmedia storytelling Strategy Advertising Fashion |
title_short |
Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid |
title_full |
Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid |
title_fullStr |
Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid |
title_full_unstemmed |
Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid |
title_sort |
Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid |
author |
Rech, Sandra Regina |
author_facet |
Rech, Sandra Regina Wagner, Amanda Dias |
author_role |
author |
author2 |
Wagner, Amanda Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rech, Sandra Regina Wagner, Amanda Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa transmidiática Estratégia Publicidade Moda Gucci Transmedia storytelling Strategy Advertising Fashion |
topic |
Narrativa transmidiática Estratégia Publicidade Moda Gucci Transmedia storytelling Strategy Advertising Fashion |
description |
O presente trabalho se configura como um recorte de Trabalho de Conclusão de Curso, do Bacharelado em Moda, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e tem como objetivo examinar o fenômeno da narrativa transmidiática como estratégia para comu-nicação de moda no contexto pandêmico. O desenho metodológico compreendeu re-visão da literatura e análise da campanha da primeira linha de produtos sustentáveis da marca italiana Gucci, denominada Gucci Off The Grid, sob o prisma da cultura da convergência e com base nos sete princípios da narrativa transmidiática formulados por Jenkins (2009). Como resultado alcançado, constatou-se que a campanha analisada cons-truiu uma narrativa suficientemente ampla para ser explorada em mais do que uma mí-dia, relacionando a maioria dos princípios da narrativa transmidiática com sucesso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13T11:54:57Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8220 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RECH, Sandra Regina ; WAGNER, Amanda Dias (2022) - Narrativa transmidiática : um estudo da campanha publicitária Gucci Off The Grid. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. XV:30, p. 89-99. DOI 10.53681/c1514225187514391s.30.145. 1646-9054 10.53681/c1514225187514391s.30.145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130850656256000 |