EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS: UMA PROPOSTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38537 |
Resumo: | Em perspectiva cognitivo-comportamental, a forma como uma pessoa significa o dinheiro e pensa sobre seu uso impacta seu comportamento financeiro. De que forma tal abordagem pode contribuir para a construção de projetos de educação financeira? O objetivo deste artigo é propor a educação financeira em perspectiva cognitivo-comportamental. Objetiva-se também: a) apresentar brevemente a teoria cognitivo comportamental e relacioná-la à educação financeira; b) apresentar uma breve revisão de literatura sobre a educação financeira e os riscos do não desenvolvimento de competências financeiras; c) destacar a necessidade de propostas visando reduzir o risco de endividamento de pessoas e famílias em uma sociedade consumista. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão de literatura sobre educação financeira, finanças comportamentais e a abordagem cognitivocomportamental. |
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