EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS: UMA PROPOSTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcos Antônio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Timóteo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38537
Resumo: Em perspectiva cognitivo-comportamental, a forma como uma pessoa significa o dinheiro e pensa sobre seu uso impacta seu comportamento financeiro. De que forma tal abordagem pode contribuir para a construção de projetos de educação financeira? O objetivo deste artigo é propor a educação financeira em perspectiva cognitivo-comportamental. Objetiva-se também: a) apresentar brevemente a teoria cognitivo comportamental e relacioná-la à educação financeira; b) apresentar uma breve revisão de literatura sobre a educação financeira e os riscos do não desenvolvimento de competências financeiras; c) destacar a necessidade de propostas visando reduzir o risco de endividamento de pessoas e famílias em uma sociedade consumista. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão de literatura sobre educação financeira, finanças comportamentais e a abordagem cognitivocomportamental.
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