Integração de práticas de ecodesign no processo de desenvolvimento de novos produtos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/16464 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial) |
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Integração de práticas de ecodesign no processo de desenvolvimento de novos produtosDesenvolvimento de novos produtosEcodesignNew products development658.5:504504:658.5Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial)A sustentabilidade ambiental, económica e social é um tema actual. As empresas, para responderem a este, terão que utilizar novas abordagens no desenvolvimento de novos produtos, dado que é nesta fase que se definem as especificações dos produtos. A forma das empresas conseguirem produzir produtos com mais valor e menor impacto ambiental, desvincularem o aumento do bem-estar humano da utilização massiva dos recursos naturais e aumentarem a eficiência económica e ecológica, deve basearse em abordagens de eco-eficiência. Em particular, no ecodesign, em que no processo de desenvolvimento de um novo produto, o ambiente assume o mesmo estatuto que os critérios tradicionais de tomada de decisão. Com este trabalho de investigação, pretendeu-se analisar a adopção de práticas de ecodesign e como a sua aplicabilidade pode ser determinante no processo de desenvolvimento de novos produtos. Pretendeu-se, também, perceber se as metodologias/ferramentas existentes apresentam vantagens e/ou dificuldades em coordenar as actividades de ecodesign, isto é, como colocar em prática as indicações fornecidas pelas ferramentas e linhas de orientação. A revisão crítica da literatura permitiu a realização de uma análise comparativa das metodologias/ferramentas referidas na literatura e as práticas identificadas no estudo de caso. Posteriormente, foi realizado um inquérito com o objectivo de identificar quais os factores ecológicos valorizados pelos clientes de produtos para diálise. Algumas actividades como a avaliação do ciclo de vida, o envolvimento do fornecedor, a análise de mercado e a formação de equipas multidisciplinares foram identificadas como essenciais para o desenvolvimento de novos produtos ecológicos. No entanto, é necessário conhecer as características das diferentes ferramentas no sentido de se perceber quais as mais adequadas e que melhor se relacionam com o processo. O trabalho realizado permitiu constatar que as metodologias/ferramentas de ecodesign não são facilmente adoptadas, porque não existem ferramentas de aplicação directa ao processo, existindo a necessidade de as adaptar antes de serem implementadas, o que constitui uma barreira para a sua adopção. A análise estatística realizada permitiu verificar que os clientes atribuem uma importância elevada aos produtos com qualidade, segurança, bom desempenho e inovadores. A revisão crítica da literatura permitiu identificar que as empresas, ao integrarem práticas de ecodesign no desenvolvimento de novos produtos, para além de desenvolverem produtos ecológicos, também, melhoram as características identificadas nos seus produtos. Neste trabalho, conclui-se que a Hidropura-Tratamento de Água, Lda. necessita de alterar o seu processo de desenvolvimento de novos produtos e proporcionar formação aos colaboradores na área ambiental, no sentido de responder aos requisitos dos clientes e consequentemente tornar-se mais competitiva no mercado.The environmental, economic and social sustainability is an actual issue. In order to respond to the challenge of sustainable development the companies will have to use new approaches while developing new products, as this is the phase of definition of the product specifications. The way companies manage to produce products with more value and less environmental impact, disconnect increasing human well-being of the massive use of natural resources and increase economic and environmental efficiency, should be based on approaches of eco-efficiency. In particular, in ecodesign, during the process of new product development, the environmental assumes the same status as the traditional criteria for decision make. With this study, we should analyze the adoption of ecodesign practices and how its applicability can be determinant in the process of new products development. It was also intended to realize that the methodologies/tools available have advantages and/or difficulties in coordinating the activities of ecodesign, that is, how to put in practice the information provided by the tools and guidelines. A critical literature review has allowed a comparative analysis of methodologies/tools mentioned in the literature and the practices identified in the case study. Subsequently, a questionnaire was conducted in order to identify the ecological factors valued by customers of dialysis products. Activities such as life cycle analysis, the supplier involvement, the market focus and cross-functional coordination are identified as essential for the new ecological products development. However, it is necessary to know the characteristics of the different tools in order to understand which are the most appropriated and which best concerns the process. The current study verifies that the ecodesign methodologies/tools are not easily adopted because there are no tools for direct application to a process, having the need to be adapted before being used, becoming a barrier to their adoption. Statistical analysis has show that customers confer high importance to products with quality, safety, good performances and innovative characteristics. The critical review of the literature identified that while companies integrate ecodesign practices in new product development it will not only develop ecological products but will also enhance the identified features in their products. In this study, we conclude that Hidropura-Tratamento de Água, Lda. needs to change its process of development of new products and provide training to its employees in the environmental area, in order to respond to customers requirements and thus become more competitive in the market.Nunes, Manuel L.Universidade do MinhoCastro, Filipa20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:53:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:20.425677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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