Estudos da língua portuguesa: a união na diversidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3142 |
Resumo: | O sétimo número desta coleção resulta das conferências apresentadas, no VI SIMELP e são de autoria de brasileiros, de espanhóis, de portugueses e de santomenses que investigam um “objeto” comum – o português; seja sob uma perspetiva literária, como são os casos de Carlos Reis “O português como língua literária: aporias e desafios em tempo pós-colonial”, da Universidade de Coimbra, e Denise Borille de Abreu “Um encontro clandestino? Aproximações entre literatura brasileira e direitos humanos na obra de Clarice Lispector”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, seja sob o ponto de vista linguístico, como acontece com Maria da Graça Pinto “A Psicolinguística: uma mais Valia para o Conhecimento da Linguagem e de quem a Pratica em Áreas de Interesse no Século XXI?”, da Universidade do Porto, e Maria do Céu Fonseca “Conceitos-Chave do discurso historiográfico português sobre a sintaxe”, da Universidade de Évora. Uma outra dimensão discutida foi a do português como uma língua estrangeira/língua segunda, por parte de Maria Helena Ançã “, da Universidade de Aveiro. A vertente do ensino cabe a Elias J. Torres Feijó, “Para um intersistema cultural da língua portuguesa no plano académico: alguns dados, alternativas e propostas”, da Universidade de Santiago de Compostela, José António Brandão Carvalho “E agora …já se ensina a escrever? Uma reflexão sobre o impacto da investigação em Didática da Escrita nas práticas pedagógicas”, da Universidade do Minho, José Carlos Aragão e Leonor Santos “A língua portuguesa no currículo escolar de São Tomé e Príncipe: desafios e potencialidades”, do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação & Instituto Marquês de Valle-Flôr e do IPSantarém, Escola Superior de Educação; CIDTFF (Universidade de Aveiro) & Instituto Marquês de Valle-Flôr, respetivamente, e de Madalena Teixeira e Cristina Amado “O ensino superior em São Tomé e Príncipe – (o futuro d) a oferta formativa na área do português”, pertencendo a primeira à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e a segunda à Universidade de São Tomé e Príncipe. |
id |
RCAP_4102517f15304ab29afd66933e57bd66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3142 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudos da língua portuguesa: a união na diversidadeeducaçãolinguísticaportuguês língua não maternaliteraturaensino superiorSão Tomé e PríncipeO sétimo número desta coleção resulta das conferências apresentadas, no VI SIMELP e são de autoria de brasileiros, de espanhóis, de portugueses e de santomenses que investigam um “objeto” comum – o português; seja sob uma perspetiva literária, como são os casos de Carlos Reis “O português como língua literária: aporias e desafios em tempo pós-colonial”, da Universidade de Coimbra, e Denise Borille de Abreu “Um encontro clandestino? Aproximações entre literatura brasileira e direitos humanos na obra de Clarice Lispector”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, seja sob o ponto de vista linguístico, como acontece com Maria da Graça Pinto “A Psicolinguística: uma mais Valia para o Conhecimento da Linguagem e de quem a Pratica em Áreas de Interesse no Século XXI?”, da Universidade do Porto, e Maria do Céu Fonseca “Conceitos-Chave do discurso historiográfico português sobre a sintaxe”, da Universidade de Évora. Uma outra dimensão discutida foi a do português como uma língua estrangeira/língua segunda, por parte de Maria Helena Ançã “, da Universidade de Aveiro. A vertente do ensino cabe a Elias J. Torres Feijó, “Para um intersistema cultural da língua portuguesa no plano académico: alguns dados, alternativas e propostas”, da Universidade de Santiago de Compostela, José António Brandão Carvalho “E agora …já se ensina a escrever? Uma reflexão sobre o impacto da investigação em Didática da Escrita nas práticas pedagógicas”, da Universidade do Minho, José Carlos Aragão e Leonor Santos “A língua portuguesa no currículo escolar de São Tomé e Príncipe: desafios e potencialidades”, do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação & Instituto Marquês de Valle-Flôr e do IPSantarém, Escola Superior de Educação; CIDTFF (Universidade de Aveiro) & Instituto Marquês de Valle-Flôr, respetivamente, e de Madalena Teixeira e Cristina Amado “O ensino superior em São Tomé e Príncipe – (o futuro d) a oferta formativa na área do português”, pertencendo a primeira à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e a segunda à Universidade de São Tomé e Príncipe.VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP)Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, Madalena(org.)2020-12-10T21:36:20Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3142porTeixeira, M. (org.) (2019). Estudos da Língua Portuguesa: a união na diversidade. Coleção Encontros da Língua Portuguesa. Santarém - Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação.978-972-9434-11-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:45Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:01.092937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos da língua portuguesa: a união na diversidade |
title |
Estudos da língua portuguesa: a união na diversidade |
spellingShingle |
Estudos da língua portuguesa: a união na diversidade Teixeira, Madalena(org.) educação linguística português língua não materna literatura ensino superior São Tomé e Príncipe |
title_short |
Estudos da língua portuguesa: a união na diversidade |
title_full |
Estudos da língua portuguesa: a união na diversidade |
title_fullStr |
Estudos da língua portuguesa: a união na diversidade |
title_full_unstemmed |
Estudos da língua portuguesa: a união na diversidade |
title_sort |
Estudos da língua portuguesa: a união na diversidade |
author |
Teixeira, Madalena(org.) |
author_facet |
Teixeira, Madalena(org.) |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Madalena(org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação linguística português língua não materna literatura ensino superior São Tomé e Príncipe |
topic |
educação linguística português língua não materna literatura ensino superior São Tomé e Príncipe |
description |
O sétimo número desta coleção resulta das conferências apresentadas, no VI SIMELP e são de autoria de brasileiros, de espanhóis, de portugueses e de santomenses que investigam um “objeto” comum – o português; seja sob uma perspetiva literária, como são os casos de Carlos Reis “O português como língua literária: aporias e desafios em tempo pós-colonial”, da Universidade de Coimbra, e Denise Borille de Abreu “Um encontro clandestino? Aproximações entre literatura brasileira e direitos humanos na obra de Clarice Lispector”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, seja sob o ponto de vista linguístico, como acontece com Maria da Graça Pinto “A Psicolinguística: uma mais Valia para o Conhecimento da Linguagem e de quem a Pratica em Áreas de Interesse no Século XXI?”, da Universidade do Porto, e Maria do Céu Fonseca “Conceitos-Chave do discurso historiográfico português sobre a sintaxe”, da Universidade de Évora. Uma outra dimensão discutida foi a do português como uma língua estrangeira/língua segunda, por parte de Maria Helena Ançã “, da Universidade de Aveiro. A vertente do ensino cabe a Elias J. Torres Feijó, “Para um intersistema cultural da língua portuguesa no plano académico: alguns dados, alternativas e propostas”, da Universidade de Santiago de Compostela, José António Brandão Carvalho “E agora …já se ensina a escrever? Uma reflexão sobre o impacto da investigação em Didática da Escrita nas práticas pedagógicas”, da Universidade do Minho, José Carlos Aragão e Leonor Santos “A língua portuguesa no currículo escolar de São Tomé e Príncipe: desafios e potencialidades”, do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação & Instituto Marquês de Valle-Flôr e do IPSantarém, Escola Superior de Educação; CIDTFF (Universidade de Aveiro) & Instituto Marquês de Valle-Flôr, respetivamente, e de Madalena Teixeira e Cristina Amado “O ensino superior em São Tomé e Príncipe – (o futuro d) a oferta formativa na área do português”, pertencendo a primeira à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e a segunda à Universidade de São Tomé e Príncipe. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-12-10T21:36:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3142 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teixeira, M. (org.) (2019). Estudos da Língua Portuguesa: a união na diversidade. Coleção Encontros da Língua Portuguesa. Santarém - Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação. 978-972-9434-11-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137039411576832 |