Sinto, logo existo: Educação emocional em contexto de 1º ciclo do ensino básico num território educativo de intervenção prioritária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Isabel Pinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2992
Resumo: A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que foi realizada em contexto educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua concretização, foi assumida uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciados neste contexto socialmente desfavorecido, que caracteriza as escolas pertencentes a agrupamentos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Adotando um desenho de investigação-ação, as técnicas de análise e recolha de dados utilizadas foram as notas de campo, os registos fotográficos e a observação participante, sendo que a grande finalidade foi refletir sobre as emoções das crianças, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento da sua competência emocional. Foi definida uma questão-problema para trabalhar esta temática: “Será que a Educação Emocional possibilitaria um ambiente escolar mais benéfico?” Bem como delineados os seguintes objetivos: (I) Observar os comportamentos derivados das emoções manifestados pelos alunos; (II) Investigar quais os principais desafios emocionais da turma; (III) Averiguar a influência do estado emocional na realização das tarefas diárias; (IV) Implementar sessões de modo a proporcionar um maior desenvolvimento emocional. É de ressalvar que no decorrer das sessões foi dada relevância às emoções das crianças como um meio promotor de aprendizagens significativas, ativas, integradoras e socializadoras, evidenciando ainda a articulação de conteúdos. De modo a ser possível responder à questão-problema colocada, foi essencial conhecer as crianças a nível emocional, pessoal e social. Envolvê-las nas atividades, permitindo explorar e refletir, demonstrou ser um pressuposto essencial à aprendizagem. De um modo geral, o estudo apresenta resultados que corroboram as potencialidades da Educação Emocional em TEIP. PALAVRAS-CHAVE: Agrupamentos TEIP; Emoções; Educação Emocional; Ensino em 1.º Ciclo do Ensino Básico.
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