Sinto, logo existo: Educação emocional em contexto de 1º ciclo do ensino básico num território educativo de intervenção prioritária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2992 |
Resumo: | A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que foi realizada em contexto educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua concretização, foi assumida uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciados neste contexto socialmente desfavorecido, que caracteriza as escolas pertencentes a agrupamentos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Adotando um desenho de investigação-ação, as técnicas de análise e recolha de dados utilizadas foram as notas de campo, os registos fotográficos e a observação participante, sendo que a grande finalidade foi refletir sobre as emoções das crianças, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento da sua competência emocional. Foi definida uma questão-problema para trabalhar esta temática: “Será que a Educação Emocional possibilitaria um ambiente escolar mais benéfico?” Bem como delineados os seguintes objetivos: (I) Observar os comportamentos derivados das emoções manifestados pelos alunos; (II) Investigar quais os principais desafios emocionais da turma; (III) Averiguar a influência do estado emocional na realização das tarefas diárias; (IV) Implementar sessões de modo a proporcionar um maior desenvolvimento emocional. É de ressalvar que no decorrer das sessões foi dada relevância às emoções das crianças como um meio promotor de aprendizagens significativas, ativas, integradoras e socializadoras, evidenciando ainda a articulação de conteúdos. De modo a ser possível responder à questão-problema colocada, foi essencial conhecer as crianças a nível emocional, pessoal e social. Envolvê-las nas atividades, permitindo explorar e refletir, demonstrou ser um pressuposto essencial à aprendizagem. De um modo geral, o estudo apresenta resultados que corroboram as potencialidades da Educação Emocional em TEIP. PALAVRAS-CHAVE: Agrupamentos TEIP; Emoções; Educação Emocional; Ensino em 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
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Sinto, logo existo: Educação emocional em contexto de 1º ciclo do ensino básico num território educativo de intervenção prioritáriaEnsino Básico (1º ciclo)Educação EmocionalAgrupamentos TEIPA presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que foi realizada em contexto educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua concretização, foi assumida uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciados neste contexto socialmente desfavorecido, que caracteriza as escolas pertencentes a agrupamentos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Adotando um desenho de investigação-ação, as técnicas de análise e recolha de dados utilizadas foram as notas de campo, os registos fotográficos e a observação participante, sendo que a grande finalidade foi refletir sobre as emoções das crianças, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento da sua competência emocional. Foi definida uma questão-problema para trabalhar esta temática: “Será que a Educação Emocional possibilitaria um ambiente escolar mais benéfico?” Bem como delineados os seguintes objetivos: (I) Observar os comportamentos derivados das emoções manifestados pelos alunos; (II) Investigar quais os principais desafios emocionais da turma; (III) Averiguar a influência do estado emocional na realização das tarefas diárias; (IV) Implementar sessões de modo a proporcionar um maior desenvolvimento emocional. É de ressalvar que no decorrer das sessões foi dada relevância às emoções das crianças como um meio promotor de aprendizagens significativas, ativas, integradoras e socializadoras, evidenciando ainda a articulação de conteúdos. De modo a ser possível responder à questão-problema colocada, foi essencial conhecer as crianças a nível emocional, pessoal e social. Envolvê-las nas atividades, permitindo explorar e refletir, demonstrou ser um pressuposto essencial à aprendizagem. De um modo geral, o estudo apresenta resultados que corroboram as potencialidades da Educação Emocional em TEIP. PALAVRAS-CHAVE: Agrupamentos TEIP; Emoções; Educação Emocional; Ensino em 1.º Ciclo do Ensino Básico.2021-07-21T08:59:10Z2021-07-13T00:00:00Z2021-07-132021-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2992TID:202745821porFerreira, Ana Isabel Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:23Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:41.724092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que foi realizada em contexto educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua concretização, foi assumida uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciados neste contexto socialmente desfavorecido, que caracteriza as escolas pertencentes a agrupamentos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Adotando um desenho de investigação-ação, as técnicas de análise e recolha de dados utilizadas foram as notas de campo, os registos fotográficos e a observação participante, sendo que a grande finalidade foi refletir sobre as emoções das crianças, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento da sua competência emocional. Foi definida uma questão-problema para trabalhar esta temática: “Será que a Educação Emocional possibilitaria um ambiente escolar mais benéfico?” Bem como delineados os seguintes objetivos: (I) Observar os comportamentos derivados das emoções manifestados pelos alunos; (II) Investigar quais os principais desafios emocionais da turma; (III) Averiguar a influência do estado emocional na realização das tarefas diárias; (IV) Implementar sessões de modo a proporcionar um maior desenvolvimento emocional. É de ressalvar que no decorrer das sessões foi dada relevância às emoções das crianças como um meio promotor de aprendizagens significativas, ativas, integradoras e socializadoras, evidenciando ainda a articulação de conteúdos. De modo a ser possível responder à questão-problema colocada, foi essencial conhecer as crianças a nível emocional, pessoal e social. Envolvê-las nas atividades, permitindo explorar e refletir, demonstrou ser um pressuposto essencial à aprendizagem. De um modo geral, o estudo apresenta resultados que corroboram as potencialidades da Educação Emocional em TEIP. PALAVRAS-CHAVE: Agrupamentos TEIP; Emoções; Educação Emocional; Ensino em 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
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