O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/330 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
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O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemáticaDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoEm 1997/98 foi implementado a nível nacional um programa de Matemática no Ensino Secundário, para acompanhar essa implementação o Departamento do Ensino Secundário definiu um Projecto de Acompanhamento Local (PAL) que decorreu entre 1997 e 2002. Esta tese tem como objecto de estudo o PAL. O problema central é a sua caracterização como modelo de desenvolvimento curricular em Matemática e tem como objectivos: > Apresentar e discutir as condições que se foram reunindo até a definição e implementação do PAL. > Compreender o PAL na perspectiva dos professores Acompanhados e Acompanhantes. > Contribuir para a reflexão da elaboração e implementação de modelos de desenvolvimento curricular no ensino da Matemática. Optou-se por uma metodologia qualitativa/interpretativa. A apresentação e análise dos dados recolhidos foram organizados em dois estudos de caso, um histórico e outro antropológico. O estudo mostra que os Acompanhantes Locais em níveis diferentes do desenvolvimento curricular procuraram assegurar uma passagem do currículo prescrito ao currículo modelado e ao currículo em acção mais completa. Os professores Acompanhados aceitam que a figura de Acompanhante Local como par, isto é, leccionando também, se torna necessária para dinamizar e envolver os professores da mesma escola e de escolas vizinhas para preparar programas novos.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaMatos, José Manuel Leonardo deRUNTeixeira, Paula Cristina Antunes2006-05-09T14:26:33Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis10542135 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:07Zoai:run.unl.pt:10362/330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:36.344532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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