O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paula Cristina Antunes
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/330
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
id RCAP_411847da4c98f8ae44dfda753198a671
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemáticaDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoEm 1997/98 foi implementado a nível nacional um programa de Matemática no Ensino Secundário, para acompanhar essa implementação o Departamento do Ensino Secundário definiu um Projecto de Acompanhamento Local (PAL) que decorreu entre 1997 e 2002. Esta tese tem como objecto de estudo o PAL. O problema central é a sua caracterização como modelo de desenvolvimento curricular em Matemática e tem como objectivos: > Apresentar e discutir as condições que se foram reunindo até a definição e implementação do PAL. > Compreender o PAL na perspectiva dos professores Acompanhados e Acompanhantes. > Contribuir para a reflexão da elaboração e implementação de modelos de desenvolvimento curricular no ensino da Matemática. Optou-se por uma metodologia qualitativa/interpretativa. A apresentação e análise dos dados recolhidos foram organizados em dois estudos de caso, um histórico e outro antropológico. O estudo mostra que os Acompanhantes Locais em níveis diferentes do desenvolvimento curricular procuraram assegurar uma passagem do currículo prescrito ao currículo modelado e ao currículo em acção mais completa. Os professores Acompanhados aceitam que a figura de Acompanhante Local como par, isto é, leccionando também, se torna necessária para dinamizar e envolver os professores da mesma escola e de escolas vizinhas para preparar programas novos.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaMatos, José Manuel Leonardo deRUNTeixeira, Paula Cristina Antunes2006-05-09T14:26:33Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis10542135 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:07Zoai:run.unl.pt:10362/330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:36.344532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
title O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
spellingShingle O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
Teixeira, Paula Cristina Antunes
title_short O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
title_full O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
title_fullStr O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
title_full_unstemmed O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
title_sort O acompanhamento local como modelo de desenvolvimento curricular em matemática
author Teixeira, Paula Cristina Antunes
author_facet Teixeira, Paula Cristina Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, José Manuel Leonardo de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paula Cristina Antunes
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2006-05-09T14:26:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/330
url http://hdl.handle.net/10362/330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10542135 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137799119568896