O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2390 |
Resumo: | O insucesso escolar é um tema que tem vindo a ser alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica. Surgindo nos últimos anos, inúmeros estudos académicos que relacionam a percepção quer de professores quer de alunos sobre o grau de importância da educação física no combate ao insucesso escolar. Como professores, ao observarmos o estado actual da educação, ao verificarmos as dificuldades que os alunos experienciam no seu percurso educativo, interrogamo-nos sobre aquilo que poderemos fazer para tentar resolver, ou pelo menos para tentar minimizar os efeitos deste problema. Sob este prisma, encontramos a motivação para realizar o nosso estudo, e através de vários trabalhos e estudos empíricos desenvolvidos por diversos autores, pudemos constatar quais os principais indicadores e factores explicativos do insucesso escolar, assim como, possíveis estratégias para o contrariar, entre elas o papel da disciplina de educação física. Atendendo ao referido anteriormente, este estudo organiza-se em duas partes essenciais. A primeira parte, refere-se a uma pesquisa bibliográfica sobre os aspectos acima mencionados. Na segunda parte, procedeu-se á investigação empírica acerca de um conjunto de factores que 25 alunos do 12º ano de escolaridade, relacionaram com um grau de importância, verificando-se assim a relevância que atribuíam à educação física para o seu sucesso escolar. Para tal, adoptou-se uma metodologia que recorreu a questionários aplicados confidencialmente a alunos de uma escola de Vila Real. O estudo revelou que grande parte das representações dos inquiridos são de natureza positiva. Os alunos consideram que a educação física contribui para o seu sucesso escolar, afirmando que a disciplina os auxilia a integrarem-se melhor na escola e a ficarem mais relaxados, tendo como consequência uma maior concentração e motivação para as outras disciplinas. |
id |
RCAP_4143d4f6122cdcefce2c428f29c541eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2390 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real(In)sucesso EscolarEducação FísicaCombate ao InsucessoO insucesso escolar é um tema que tem vindo a ser alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica. Surgindo nos últimos anos, inúmeros estudos académicos que relacionam a percepção quer de professores quer de alunos sobre o grau de importância da educação física no combate ao insucesso escolar. Como professores, ao observarmos o estado actual da educação, ao verificarmos as dificuldades que os alunos experienciam no seu percurso educativo, interrogamo-nos sobre aquilo que poderemos fazer para tentar resolver, ou pelo menos para tentar minimizar os efeitos deste problema. Sob este prisma, encontramos a motivação para realizar o nosso estudo, e através de vários trabalhos e estudos empíricos desenvolvidos por diversos autores, pudemos constatar quais os principais indicadores e factores explicativos do insucesso escolar, assim como, possíveis estratégias para o contrariar, entre elas o papel da disciplina de educação física. Atendendo ao referido anteriormente, este estudo organiza-se em duas partes essenciais. A primeira parte, refere-se a uma pesquisa bibliográfica sobre os aspectos acima mencionados. Na segunda parte, procedeu-se á investigação empírica acerca de um conjunto de factores que 25 alunos do 12º ano de escolaridade, relacionaram com um grau de importância, verificando-se assim a relevância que atribuíam à educação física para o seu sucesso escolar. Para tal, adoptou-se uma metodologia que recorreu a questionários aplicados confidencialmente a alunos de uma escola de Vila Real. O estudo revelou que grande parte das representações dos inquiridos são de natureza positiva. Os alunos consideram que a educação física contribui para o seu sucesso escolar, afirmando que a disciplina os auxilia a integrarem-se melhor na escola e a ficarem mais relaxados, tendo como consequência uma maior concentração e motivação para as outras disciplinas.Failure at school is an issue that has been the target of a growing interest from the scientific community. Emerged in recent years, numerous academic studies that relate the perception of teachers or students, with the importance of physical education in the struggle against academic failure. As teachers, we observe the current state of education, to study the difficulties that students experience in their education, we ask ourselves about what we can do to try to solve it, or at least attempt to minimize the effects of this problem. From that perspective, we find the motivation to realize our survey, and through various papers and empirical studies developed by several authors, we found that the main explanatory factors and indicators of school failure as well as possible strategies to counter it, including the role of physical education. Given the previously stated, this survey is organized into two main parts. The first part, referred to the document retrieval of the above aspects. The second part will be conducted research on a number of factors that 25 students from twelfth grade, related to a degree of importance, thus verifying the relevance they attributed to physical education for their academic success. To this end it adopted a qualitative methodology, through the use of confidential questionnaires applied to students in a school of Vila Real. The survey revealed that most representations of respondents are positive. Students believe that physical education contributes to their academic success, claiming that the discipline helps them integrate better in school and become more relaxed, resulting in a greater concentration and motivation to other disciplines.2013-05-13T11:12:02Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2390porSaraiva, Luís Carlos Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-12-01T02:06:23Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-12-01T02:06:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real |
title |
O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real |
spellingShingle |
O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real Saraiva, Luís Carlos Carneiro (In)sucesso Escolar Educação Física Combate ao Insucesso |
title_short |
O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real |
title_full |
O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real |
title_fullStr |
O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real |
title_full_unstemmed |
O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real |
title_sort |
O contributo da educação física para o combate ao insucesso escolar – representações de alunos de uma turma do ensino secundário do concelho de Vila Real |
author |
Saraiva, Luís Carlos Carneiro |
author_facet |
Saraiva, Luís Carlos Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Luís Carlos Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
(In)sucesso Escolar Educação Física Combate ao Insucesso |
topic |
(In)sucesso Escolar Educação Física Combate ao Insucesso |
description |
O insucesso escolar é um tema que tem vindo a ser alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica. Surgindo nos últimos anos, inúmeros estudos académicos que relacionam a percepção quer de professores quer de alunos sobre o grau de importância da educação física no combate ao insucesso escolar. Como professores, ao observarmos o estado actual da educação, ao verificarmos as dificuldades que os alunos experienciam no seu percurso educativo, interrogamo-nos sobre aquilo que poderemos fazer para tentar resolver, ou pelo menos para tentar minimizar os efeitos deste problema. Sob este prisma, encontramos a motivação para realizar o nosso estudo, e através de vários trabalhos e estudos empíricos desenvolvidos por diversos autores, pudemos constatar quais os principais indicadores e factores explicativos do insucesso escolar, assim como, possíveis estratégias para o contrariar, entre elas o papel da disciplina de educação física. Atendendo ao referido anteriormente, este estudo organiza-se em duas partes essenciais. A primeira parte, refere-se a uma pesquisa bibliográfica sobre os aspectos acima mencionados. Na segunda parte, procedeu-se á investigação empírica acerca de um conjunto de factores que 25 alunos do 12º ano de escolaridade, relacionaram com um grau de importância, verificando-se assim a relevância que atribuíam à educação física para o seu sucesso escolar. Para tal, adoptou-se uma metodologia que recorreu a questionários aplicados confidencialmente a alunos de uma escola de Vila Real. O estudo revelou que grande parte das representações dos inquiridos são de natureza positiva. Os alunos consideram que a educação física contribui para o seu sucesso escolar, afirmando que a disciplina os auxilia a integrarem-se melhor na escola e a ficarem mais relaxados, tendo como consequência uma maior concentração e motivação para as outras disciplinas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-13T11:12:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2390 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543087413526528 |