A Educação Física Como Estratégia De Combate Ao Insucesso Escolar: A Perspectiva dos Professores de uma Escola Secundária do Concelho de Vila Real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/696 |
Resumo: | É tão importante perceber porque há insucesso escolar, como descobrir um meio para o combater. Durante décadas vários autores debruçaram-se sobre esta problemática, no entanto, continua a ser um problema nas escolas, que consequentemente leva ao abandono escolar, antes de os alunos cessarem a escolaridade obrigatória. As causas são múltiplas. A questão a estudar é se a Educação Física pode ajudar no combate ao insucesso escolar. Vários estudos têm provado que a Actividade Física pode ajudar os alunos a nível mental e cognitivo. O presente estudo tem como objectivo verificar, se na opinião dos professores, a Educação Física constitui uma mais-valia para o progresso escolar. Foram inquiridos 30% dos professores de cada departamento disciplinar, existentes numa escola secundária do Concelho de Vila Real, obtendo uma amostra de 37 professores. Após a análise de resultados, verificou-se que os professores inquiridos de um modo geral, concordam que a Educação Física contribui para a promoção do sucesso na componente de socialização. Quanto à Educação Física como factor de sucesso/aprendizagem, dentro da área específica, no desenvolvimento de capacidades motoras, 75,68% dos auscultados, concordam/concordam totalmente. No que diz respeito à influência da Educação Física no desenvolvimento de aprendizagens úteis e aplicáveis noutras disciplinas, os inquiridos mostraram opiniões diversas, maioritariamente, assinalaram a opção - nem concordo nem discordo. Por fim, os sondados manifestaram ideias divergentes, relativamente à importância da Educação Física como factor de combate ao Insucesso Escolar. |
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A Educação Física Como Estratégia De Combate Ao Insucesso Escolar: A Perspectiva dos Professores de uma Escola Secundária do Concelho de Vila RealInsucesso EscolarEducação Física,Combate ao InsucessoAcademic failurePhysical education,Fighting FailureÉ tão importante perceber porque há insucesso escolar, como descobrir um meio para o combater. Durante décadas vários autores debruçaram-se sobre esta problemática, no entanto, continua a ser um problema nas escolas, que consequentemente leva ao abandono escolar, antes de os alunos cessarem a escolaridade obrigatória. As causas são múltiplas. A questão a estudar é se a Educação Física pode ajudar no combate ao insucesso escolar. Vários estudos têm provado que a Actividade Física pode ajudar os alunos a nível mental e cognitivo. O presente estudo tem como objectivo verificar, se na opinião dos professores, a Educação Física constitui uma mais-valia para o progresso escolar. Foram inquiridos 30% dos professores de cada departamento disciplinar, existentes numa escola secundária do Concelho de Vila Real, obtendo uma amostra de 37 professores. Após a análise de resultados, verificou-se que os professores inquiridos de um modo geral, concordam que a Educação Física contribui para a promoção do sucesso na componente de socialização. Quanto à Educação Física como factor de sucesso/aprendizagem, dentro da área específica, no desenvolvimento de capacidades motoras, 75,68% dos auscultados, concordam/concordam totalmente. No que diz respeito à influência da Educação Física no desenvolvimento de aprendizagens úteis e aplicáveis noutras disciplinas, os inquiridos mostraram opiniões diversas, maioritariamente, assinalaram a opção - nem concordo nem discordo. Por fim, os sondados manifestaram ideias divergentes, relativamente à importância da Educação Física como factor de combate ao Insucesso Escolar.It's so important to understand because there are school failure, such as finding a way to combat it. For decades many authors pored over this issue, however, remains a problem in schools, which consequently leads to leaving school, before students cease their compulsory schooling. The causes are multiple. The question is whether to study Physical Education can help to combat school failure. Several studies have proven that physical activity can assist students in mental and cognitive level. This study aims to verify if in the opinion of teachers, physical education is an asset for the school progress. 30% of respondents were teachers from each department existing curriculum at a middle school in Vila Real, obtaining a sample of 37 teachers. After analyzing the results, it was found that the teachers surveyed generally agree that the physical education contributes to the promotion of successful socialization component. As for the Physical Education as a factor for success and learning within the specific area, the development of motor skills, 75.68% of surveyed, agree or strongly agree. Regarding the influence of Physical Education on the development of learning useful and applicable in other disciplines, respondents showed different opinions, mostly marked the option - Neither agree nor disagree. Finally, those polled expressed divergent views with regard to the importance of Physical Education as a factor to combat school failure.2011-10-14T09:25:48Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/696porMartins, Maria da Conceição Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:40.496102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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