A Responsabilidade social das organizações e as estratégias de atuação organizacional: efeito mediador da justiça organizacional percebida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Catarina Moura de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9125
Resumo: A Responsabilidade Social das Organizações (RSO) traduz-se na adoção de práticas voluntárias por uma organização, que demonstram uma preocupação não só com benefícios económicos, mas também com o impacto social e ambiental na comunidade (Comissão Europeia, 2001). A RSO e os seus efeitos nos diversos stakeholders da organização é uma temática que se tem vindo a expandir na literatura nos últimos anos (Carroll & Shabana, 2010). No entanto ainda existem várias lacunas na investigação, nomeadamente no que refere aos efeitos do desempenho socialmente responsável no comportamento e atitudes dos trabalhadores (Aguinis & Glavas, 2012). Esta dissertação procurou contribuir para a redução dessas lacunas, analisando a relação entre as práticas de responsabilidade social adotadas pelas organizações e a escolha das estratégias de atuação por parte dos colaboradores, quando confrontados com um problema ou situação de insatisfação (Comportamentos de Voz, Negligência, Lealdade ou Saída), e explorando o potencial papel mediador da justiça organizacional percebida nessa relação. Aplicou-se um questionário electrónico, composto por três escalas de resposta múltipla, a 121 trabalhadores portugueses de diversas organizações públicas e privadas. Os resultados demonstraram um efeito significativo da RSO sobre a Saída e a RSO e a Lealdade, ambas com um efeito mediador da Justiça Organizacional Percebida. No entanto, não se verificaram efeitos significativos da perceção de RSO nas restantes variáveis.
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