Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38084 |
Resumo: | A perceção dos sons de algumas palavras homógrafas e parónimas (Dubois, 1993) pode ter implicações na interpretação da mensagem e na própria escrita de alunos de Português como Língua Estrangeira. O presente estudo exploratório visava investigar os sons mais problemáticos nos homógrafos e parónimos e o eventual impacto do (não) reconhecimento de certos sons na escrita a partir da aplicação de um teste de perceção de discriminação e outro de grafia (totalizando 78 palavras em análise), a 64 alunos chineses a frequentar Cursos Superiores de Língua Portuguesa em Portugal. As palavras homógrafas usadas integravam uma tipologia proposta pela autora com base no “Dicionário de homónimos e parónimos” de Barbosa (1987), dividida em três categorias: pares com (a) diferentes classes gramaticais, (b) a mesma classe gramatical e (c) acentos diferentes. Relativamente às palavras parónimas, as tipologias de Bolshakov (2003) e Popescu (2019), aplicadas ao português, serviram de referencial teórico. Os dados obtidos revelaram dificuldades na distinção dos sons -r-/-l-, -l-/-u-, -e-/-i-, -um-/-om-, entre outros. |
id |
RCAP_414cfe075f314bae7486dc38acb09026 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeiraPerceção acústicaHomógrafasParónimasPortuguês língua estrangeiraEstudo exploratórioEstudantes chinesesA perceção dos sons de algumas palavras homógrafas e parónimas (Dubois, 1993) pode ter implicações na interpretação da mensagem e na própria escrita de alunos de Português como Língua Estrangeira. O presente estudo exploratório visava investigar os sons mais problemáticos nos homógrafos e parónimos e o eventual impacto do (não) reconhecimento de certos sons na escrita a partir da aplicação de um teste de perceção de discriminação e outro de grafia (totalizando 78 palavras em análise), a 64 alunos chineses a frequentar Cursos Superiores de Língua Portuguesa em Portugal. As palavras homógrafas usadas integravam uma tipologia proposta pela autora com base no “Dicionário de homónimos e parónimos” de Barbosa (1987), dividida em três categorias: pares com (a) diferentes classes gramaticais, (b) a mesma classe gramatical e (c) acentos diferentes. Relativamente às palavras parónimas, as tipologias de Bolshakov (2003) e Popescu (2019), aplicadas ao português, serviram de referencial teórico. Os dados obtidos revelaram dificuldades na distinção dos sons -r-/-l-, -l-/-u-, -e-/-i-, -um-/-om-, entre outros.The perception of the sounds of some homo-graphs and paronyms (Dubois, 1993) may have implications for the interpretation of the message as well as in the way a Foreign Language student writes Portuguese. The present exploratory study aims to investigate the most problematic sounds in homographs and paronyms and the possible impact of the (non) recognition of certain sounds in writing, based on the use of a discrimination perception test and a spelling test (78 words under analysis in total), administered to 64 Chinese stu-dents attending Higher Courses of Portuguese Language in Portugal. The homographs used were part of a typology proposed by the author based on Barbosa’s “Dictionary of homonyms and paronyms” (1987), divided into three categories: pairs with (a) different grammatical classes, (b) the same grammatical class and (c) different accents. Regarding paronymous words, the typologies of Bolshakov (2003) and Popescu (2019), applied to Portuguese, served as a theoretical framework. The data obtained revealed that students have difficulty distinguishing mainly the sounds -r-/-l-,-l-/-u-, -e-/-i-, -um-/-om-, en-/in-, among others.UA Editora2023-06-16T10:51:57Z2022-03-16T00:00:00Z2022-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38084por2184-990010.34624/ro.v0i2.27844Mengjie, ZhaoPita, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:27Zoai:ria.ua.pt:10773/38084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:40.010969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeira |
title |
Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeira |
spellingShingle |
Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeira Mengjie, Zhao Perceção acústica Homógrafas Parónimas Português língua estrangeira Estudo exploratório Estudantes chineses |
title_short |
Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeira |
title_full |
Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeira |
title_fullStr |
Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeira |
title_sort |
Perceção acústica de palavras homógrafas e parónimas: um estudo exploratório com alunos chineses de português como língua estrangeira |
author |
Mengjie, Zhao |
author_facet |
Mengjie, Zhao Pita, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Pita, Sara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mengjie, Zhao Pita, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perceção acústica Homógrafas Parónimas Português língua estrangeira Estudo exploratório Estudantes chineses |
topic |
Perceção acústica Homógrafas Parónimas Português língua estrangeira Estudo exploratório Estudantes chineses |
description |
A perceção dos sons de algumas palavras homógrafas e parónimas (Dubois, 1993) pode ter implicações na interpretação da mensagem e na própria escrita de alunos de Português como Língua Estrangeira. O presente estudo exploratório visava investigar os sons mais problemáticos nos homógrafos e parónimos e o eventual impacto do (não) reconhecimento de certos sons na escrita a partir da aplicação de um teste de perceção de discriminação e outro de grafia (totalizando 78 palavras em análise), a 64 alunos chineses a frequentar Cursos Superiores de Língua Portuguesa em Portugal. As palavras homógrafas usadas integravam uma tipologia proposta pela autora com base no “Dicionário de homónimos e parónimos” de Barbosa (1987), dividida em três categorias: pares com (a) diferentes classes gramaticais, (b) a mesma classe gramatical e (c) acentos diferentes. Relativamente às palavras parónimas, as tipologias de Bolshakov (2003) e Popescu (2019), aplicadas ao português, serviram de referencial teórico. Os dados obtidos revelaram dificuldades na distinção dos sons -r-/-l-, -l-/-u-, -e-/-i-, -um-/-om-, entre outros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16T00:00:00Z 2022-03-16 2023-06-16T10:51:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38084 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-9900 10.34624/ro.v0i2.27844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137738944937984 |