Profils et intelligences multiples ou le souci didactique dans l’enseignement d’une langue étrangère

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, João
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.36
Resumo: Taking the dialogue between cognitive sciences and education for granted, our reflection doesn’t aim at making any breakthrough proposals. Instead, its aims are to rethink the link between the teaching-learning methods and cognitive psychology, namely between the learner’s mental model and the fundamental principles of the relationship between ‘mental plasticity’ and the process of learning.
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spelling Profils et intelligences multiples ou le souci didactique dans l’enseignement d’une langue étrangèrePerfis e inteligências múltiplas ou a preocupação didática no ensino de uma língua estrangeiraPROFILS ET INTELLIGENCES MULTIPLES OU LE SOUCI DIDACTIQUE DANS L’ENSEIGNEMENT D’UNE LANGUE ÉTRANGÈREdidactiqueintelligence(s)mémoire(s)profilsdidacticsintelligence(s)memoryprofilesdidáticainteligência(s)memória(s)perfisTaking the dialogue between cognitive sciences and education for granted, our reflection doesn’t aim at making any breakthrough proposals. Instead, its aims are to rethink the link between the teaching-learning methods and cognitive psychology, namely between the learner’s mental model and the fundamental principles of the relationship between ‘mental plasticity’ and the process of learning.Partindo do diálogo entre as ciências cognitivas e a educação, a nossa reflexão não pretende propor perspetivas absolutamente inovadoras. Visa antes pensar a relação entre os métodos de ensino-aprendizagem e os saberes do domínio da psicologia cognitiva, nomeadamente sobre um bom modelo mental do estudante e sobre os princípios fundamentais da relação entre a ‘plasticidade cerebral’ e o processo de aprendizagem.Partant du principe du bien-fondé du dialogue entre les sciences cognitives et l'éducation, notre réflexion n'a pas pour but d'être originale ni d'avancer des perspectives absolument innovantes. Elle vise plutôt à mettre en rapport de consé- quence les méthodes d’enseignement avec les savoirs du domaine de la psycholo- gie cognitive, notamment sur un bon modèle mental du cerveau de l’apprenant, et sur les principes fondamentaux du rapport entre la plasticité cérébrale et le proces- sus d’apprentissage.CEHUM2017-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.36https://doi.org/10.21814/diacritica.36Diacrítica; Vol. 31 N.º 1 (2017): Ciências da Linguagem; 129-148Diacrítica; Vol. 31 No. 1 (2017): Ciências da Linguagem; 129-1482183-91740870-896710.21814/diacritica.31.1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4926https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4926/5466Direitos de Autor (c) 2023 João Dominguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, João2023-07-28T07:47:30Zoai:journals.uminho.pt:article/4926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:34.876619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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