A linha do Vale do Lima: espinha dorsal de uma nova urbanidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58367 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território) |
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A linha do Vale do Lima: espinha dorsal de uma nova urbanidadeHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território)No âmbito da área de estudo de Cidade e Território, a presente investigação tem como intuito valorizar a Linha Férrea do Vale do Lima, um caminho de ferro planeado, parte dele construído, mas nunca inaugurado. Para a compreensão do traçado da mesma é necessário centrar um estudo na relação do desenho da linha sobre o território ribeirinho entre Viana do Castelo e Ponte de Lima. O canal ferroviário já com pouca definição pontua a paisagem com lugares sem uso, considerados espaços residuais, que devem ganhar importância e que esta investigação pretende expor. Através do imaginário da Linha do Vale do Lima como uma infraestrutura viária pública ativa, propõe-se compreender estes lugares e (re)ativar um sistema de conexão de novas centralidades. Imaginar o desenvolvimento de pequenos centros urbanos marcados pela presença de apeadeiros ou estações e equipamentos de apoio aos habitantes. É neste contexto, que se define uma proposta capaz de (re)pensar o território tendo a linha do vale do lima como sua espinha dorsal e base do desenvolvimento de novas urbanidades que visam a prioridade do peão sobre o veículo e a densidade sobre a forma dispersa das áreas periurbanas da ribeira lima.Within the area of study of City and Territory, the following research which the case of study is Vale do Lima Railway, a designed railway, some of it constructed , but never opened to public. To understand the design of it, is necessary to focus a study in the relationship of the drawing of the railway path and the features of the Lima valley territory between the city of Viana do Castelo and the town of Ponte de Lima. Nowadays the dismantle railway marks the landscape with places without function that are considered residual places that should have an important role in the territory and this research wants to expose them. Through the imaginary of the Vale do Lima Railway has an active infrastructure for collective transportation this investigation wants to understand this places and (re)activates a system for the connection of new centralities. To imagine the development of small urban centers marked by the presence of halts or train stations and equipments for citizens support. To (re)think the territory having the Vale do Lima Railway as a backbone of the development of new urbanities that aim the priority of the pedestrian above the vehicle and the density over the dispersed form of the suburban areas of the Lima riverside.Fontes, André CerejeiraRosmaninho, JoãoUniversidade do MinhoFranco, Olavo Araújo20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58367por202134938info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:50.390876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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