Uma perspectiva bilingue : contribuições no processo de inclusão e de ensino-aprendizagem do aluno surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magnago, Adelaine Cristina dos Santos Fraga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7609
Resumo: O estudo que se apresenta tem por finalidade avaliar em que medida a prática do bilinguismo favorece a inclusão e o contexto do processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos do Ensino Fundamental I, numa Escola pólo de Linhares. Sendo os objetivos específicos o de verificar o percurso da inclusão da proposta bilíngue na escola regular, analisar os resultados do processo de inclusão social e de aprendizagem do aluno surdo tendo o bilinguismo como foco na escola polo de surdez no município de Linhares e identificar as justificativas governamentais para a introdução do bilinguismo nas escolas brasileiras. A pesquisa utilizou a abordagem metodológica qualitativa, o que permitiu a análise de resultados, obtidos por meio de grupo focal, observação direta e com registros dos inquéritos por entrevista de profissionais responsáveis por esta proposta educativa. Os resultados comprovam as percepções congruentes dos profissionais investgados, quanto à importância de possibilidades da inclusão desses alunos e o processo de aprendizagem efetiva por meio da proposta bilingue. Neste entendimento, conclui-se que ações participativas de experiências cotidianas, cujas relações reais de socialização promovem o respeito à diversidade vivenciada, precede resultados significativos no processo de ensino aprendizagem o que oportuniza a formação humana. Desta forma, será legítima a prática pedagógica que possibilite oportunidades a todos os sujeitos, independente de sua diferença, seja social, racial ou linguística.
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