Uma perspectiva bilingue : contribuições no processo de inclusão e de ensino-aprendizagem do aluno surdo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7609 |
Resumo: | O estudo que se apresenta tem por finalidade avaliar em que medida a prática do bilinguismo favorece a inclusão e o contexto do processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos do Ensino Fundamental I, numa Escola pólo de Linhares. Sendo os objetivos específicos o de verificar o percurso da inclusão da proposta bilíngue na escola regular, analisar os resultados do processo de inclusão social e de aprendizagem do aluno surdo tendo o bilinguismo como foco na escola polo de surdez no município de Linhares e identificar as justificativas governamentais para a introdução do bilinguismo nas escolas brasileiras. A pesquisa utilizou a abordagem metodológica qualitativa, o que permitiu a análise de resultados, obtidos por meio de grupo focal, observação direta e com registros dos inquéritos por entrevista de profissionais responsáveis por esta proposta educativa. Os resultados comprovam as percepções congruentes dos profissionais investgados, quanto à importância de possibilidades da inclusão desses alunos e o processo de aprendizagem efetiva por meio da proposta bilingue. Neste entendimento, conclui-se que ações participativas de experiências cotidianas, cujas relações reais de socialização promovem o respeito à diversidade vivenciada, precede resultados significativos no processo de ensino aprendizagem o que oportuniza a formação humana. Desta forma, será legítima a prática pedagógica que possibilite oportunidades a todos os sujeitos, independente de sua diferença, seja social, racial ou linguística. |
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Uma perspectiva bilingue : contribuições no processo de inclusão e de ensino-aprendizagem do aluno surdoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO BILÍNGUEDEFICIENTES AUDITIVOSINCLUSÃO ESCOLARINCLUSÃO SOCIALENSINO BÁSICOEDUCATIONBILINGUAL EDUCATIONHEARING IMPAIREDSCHOOL INCLUSIONSOCIAL INCLUSIONPRIMARY EDUCATIONO estudo que se apresenta tem por finalidade avaliar em que medida a prática do bilinguismo favorece a inclusão e o contexto do processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos do Ensino Fundamental I, numa Escola pólo de Linhares. Sendo os objetivos específicos o de verificar o percurso da inclusão da proposta bilíngue na escola regular, analisar os resultados do processo de inclusão social e de aprendizagem do aluno surdo tendo o bilinguismo como foco na escola polo de surdez no município de Linhares e identificar as justificativas governamentais para a introdução do bilinguismo nas escolas brasileiras. A pesquisa utilizou a abordagem metodológica qualitativa, o que permitiu a análise de resultados, obtidos por meio de grupo focal, observação direta e com registros dos inquéritos por entrevista de profissionais responsáveis por esta proposta educativa. Os resultados comprovam as percepções congruentes dos profissionais investgados, quanto à importância de possibilidades da inclusão desses alunos e o processo de aprendizagem efetiva por meio da proposta bilingue. Neste entendimento, conclui-se que ações participativas de experiências cotidianas, cujas relações reais de socialização promovem o respeito à diversidade vivenciada, precede resultados significativos no processo de ensino aprendizagem o que oportuniza a formação humana. Desta forma, será legítima a prática pedagógica que possibilite oportunidades a todos os sujeitos, independente de sua diferença, seja social, racial ou linguística.The purpose of this study is to evaluate the extent to which the practice of bilingualism favors the inclusion and context of the learning process of the deaf students of Elementary School I, in a Pole Linhares School. As the specific objectives are to verify the path of inclusion of the bilingual proposal in the regular school, to analyze the results of the process of social inclusion and learning of the deaf student having bilingualism as a focus in the polo deafness school in the municipality of Linhares and to identify the justifications Governmental organizations for the introduction of bilingualism in Brazilian schools. The research used the qualitative methodological approach, which allowed the analysis of results obtained through a focus group, direct observation and with interview records of professionals responsible for this educational proposal. The results confirm the congruent perceptions of the professionals investigated, regarding the importance of possibilities of the inclusion of these students and the effective learning process through the bilingual proposal. In this understanding, it is concluded that participatory actions of daily experiences, whose real socialization relations promote the respect to the lived diversity, precedes significant results in the process of teaching learning what makes human formation. In this way, it will be legitimate pedagogical practice that allows opportunities for all subjects, regardless of their difference, whether social, racial or linguistic.2017-01-12T14:39:24Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7609TID:201540410porMagnago, Adelaine Cristina dos Santos Fragainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:50.558336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo que se apresenta tem por finalidade avaliar em que medida a prática do bilinguismo favorece a inclusão e o contexto do processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos do Ensino Fundamental I, numa Escola pólo de Linhares. Sendo os objetivos específicos o de verificar o percurso da inclusão da proposta bilíngue na escola regular, analisar os resultados do processo de inclusão social e de aprendizagem do aluno surdo tendo o bilinguismo como foco na escola polo de surdez no município de Linhares e identificar as justificativas governamentais para a introdução do bilinguismo nas escolas brasileiras. A pesquisa utilizou a abordagem metodológica qualitativa, o que permitiu a análise de resultados, obtidos por meio de grupo focal, observação direta e com registros dos inquéritos por entrevista de profissionais responsáveis por esta proposta educativa. Os resultados comprovam as percepções congruentes dos profissionais investgados, quanto à importância de possibilidades da inclusão desses alunos e o processo de aprendizagem efetiva por meio da proposta bilingue. Neste entendimento, conclui-se que ações participativas de experiências cotidianas, cujas relações reais de socialização promovem o respeito à diversidade vivenciada, precede resultados significativos no processo de ensino aprendizagem o que oportuniza a formação humana. Desta forma, será legítima a prática pedagógica que possibilite oportunidades a todos os sujeitos, independente de sua diferença, seja social, racial ou linguística. |
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