Formação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraemer, Graciele Marjana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Luciane Bresciani, Zilio, Virgínia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214990
Resumo: No presente artigo, a partir de uma análise documental, objetiva-se sistematizar, discutir e problematizar os investimentos efetivados na formação docente para a educação de surdos. A pesquisa olha para os 20 anos da publicação do documento “A Educação que nós Surdos queremos”, elaborado por representantes da comunidade surda no evento que antecedeu o V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue, no ano de 1999. O argumento principal pauta-se na compreensão de que os investimentos na educação de surdos são, por excelência, práticas de governamento que operam de formas distintas sobre a conduta dos sujeitos. Ao analisar os dados sobre os investimentos na formação docente em vista de uma educação bilíngue, percebe-se um efeito de ricochete. Mesmo que as políticas atentem para o reconhecimento das demandas da comunidade surda e considerem a diferença linguística e cultural dos sujeitos surdos, elas colocam em operação a efetivação da política de inclusão escolar. Dito de outro modo, há um processo de rebatimento das práticas de educação bilíngue previstas pela política de inclusão escolar. Com isso, os investimentos operados pelo Estado, considerando as reivindicações da comunidade surda pelo respeito à diferença, parecem cada vez mais reforçar a necessidade da inclusão escolar.
id UFRGS-2_507ab34221e79e652fed32d7aa6aadb3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214990
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kraemer, Graciele MarjanaLopes, Luciane BrescianiZilio, Virgínia Maria2020-11-12T04:11:51Z20201808-270Xhttp://hdl.handle.net/10183/214990001117509No presente artigo, a partir de uma análise documental, objetiva-se sistematizar, discutir e problematizar os investimentos efetivados na formação docente para a educação de surdos. A pesquisa olha para os 20 anos da publicação do documento “A Educação que nós Surdos queremos”, elaborado por representantes da comunidade surda no evento que antecedeu o V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue, no ano de 1999. O argumento principal pauta-se na compreensão de que os investimentos na educação de surdos são, por excelência, práticas de governamento que operam de formas distintas sobre a conduta dos sujeitos. Ao analisar os dados sobre os investimentos na formação docente em vista de uma educação bilíngue, percebe-se um efeito de ricochete. Mesmo que as políticas atentem para o reconhecimento das demandas da comunidade surda e considerem a diferença linguística e cultural dos sujeitos surdos, elas colocam em operação a efetivação da política de inclusão escolar. Dito de outro modo, há um processo de rebatimento das práticas de educação bilíngue previstas pela política de inclusão escolar. Com isso, os investimentos operados pelo Estado, considerando as reivindicações da comunidade surda pelo respeito à diferença, parecem cada vez mais reforçar a necessidade da inclusão escolar.From a documental analysis, this paper aims to systematize, discuss and problematize the investments made in teacher education for deaf education. The research considers the 20 years since the publication of the document “The education the deaf want”, written by representatives of the deaf community in the meeting held before the Fifth Latin-American Congress of Bilingual Education in 1999. The main argument is grounded on the understanding that investments in deaf education, for excellence, are practices of government acting differently on subjects’ lives. From the analysis of data on investments in teacher education for deaf education, it is possible to perceive a ricochet effect. Even though the policies reckon the demands of the deaf community and the deaf subjects’ linguistic and cultural differences, they enforce the school inclusion policy. In other words, they rebound on the bilingual educational practices provided by the school inclusion policy. Hence, regarding the demands of the deaf community for respect for their difference, State investments seem to be increasingly strengthening the need for school inclusion.En este artículo, a partir de un análisis documental, se objetiva sistematizar, discutir y problematizar las inversiones realizadas en la formación docente para la educación de sordos. La investigación observa los veinte años de la redacción y publicación del documento "A Educação que nós Surdos queremos" elaborado por representantes de la comunidad sorda en el evento previo al V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue en 1999. El principal argumento se basa en el entendimiento de que las inversiones en educación de sordos son, por excelencia, prácticas de gobernamento que operan de diferentes maneras en la conducta de los sujetos. Analizando los datos sobre las inversiones en la formación docente en vista de la educación bilingüe, se percibe un efecto de rebote. Mismo que las políticas atiendan al reconocimiento de las demandas de la comunidad sorda y consideren la diferencia lingüística y cultural de los sujetos sordos, ponen en práctica la implementación de la política de inclusión escolar. En otras palabras, un proceso de rebatimiento de las prácticas de educación bilingüe previstas por la política de inclusión escolar. Así, las inversiones operadas por el Estado, considerando las demandas de la comunidad sorda por el respeto por la diferencia, parecen reforzar cada vez más la necesidad de inclusión escolar.application/pdfporRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 33 (jan./dez. 2020), 17 f.Educação bilíngueSurdoFormação de professoresInclusão escolarBilingual educationTeacher educationSchool inclusionEducación bilíngueFormación docenteInclusión escolarFormação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngueinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117509.pdf.txt001117509.pdf.txtExtracted Texttext/plain45833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214990/2/001117509.pdf.txt015863a4184f08f5eab68c0a0f43af36MD52ORIGINAL001117509.pdfTexto completoapplication/pdf300664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214990/1/001117509.pdf8b5766e6a9e1d0ee78fe4a3a5b8cb78dMD5110183/2149902020-11-13 05:21:40.662018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214990Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-13T07:21:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngue
title Formação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngue
spellingShingle Formação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngue
Kraemer, Graciele Marjana
Educação bilíngue
Surdo
Formação de professores
Inclusão escolar
Bilingual education
Teacher education
School inclusion
Educación bilíngue
Formación docente
Inclusión escolar
title_short Formação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngue
title_full Formação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngue
title_fullStr Formação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngue
title_full_unstemmed Formação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngue
title_sort Formação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilíngue
author Kraemer, Graciele Marjana
author_facet Kraemer, Graciele Marjana
Lopes, Luciane Bresciani
Zilio, Virgínia Maria
author_role author
author2 Lopes, Luciane Bresciani
Zilio, Virgínia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
Lopes, Luciane Bresciani
Zilio, Virgínia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
Surdo
Formação de professores
Inclusão escolar
topic Educação bilíngue
Surdo
Formação de professores
Inclusão escolar
Bilingual education
Teacher education
School inclusion
Educación bilíngue
Formación docente
Inclusión escolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Bilingual education
Teacher education
School inclusion
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación bilíngue
Formación docente
Inclusión escolar
description No presente artigo, a partir de uma análise documental, objetiva-se sistematizar, discutir e problematizar os investimentos efetivados na formação docente para a educação de surdos. A pesquisa olha para os 20 anos da publicação do documento “A Educação que nós Surdos queremos”, elaborado por representantes da comunidade surda no evento que antecedeu o V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue, no ano de 1999. O argumento principal pauta-se na compreensão de que os investimentos na educação de surdos são, por excelência, práticas de governamento que operam de formas distintas sobre a conduta dos sujeitos. Ao analisar os dados sobre os investimentos na formação docente em vista de uma educação bilíngue, percebe-se um efeito de ricochete. Mesmo que as políticas atentem para o reconhecimento das demandas da comunidade surda e considerem a diferença linguística e cultural dos sujeitos surdos, elas colocam em operação a efetivação da política de inclusão escolar. Dito de outro modo, há um processo de rebatimento das práticas de educação bilíngue previstas pela política de inclusão escolar. Com isso, os investimentos operados pelo Estado, considerando as reivindicações da comunidade surda pelo respeito à diferença, parecem cada vez mais reforçar a necessidade da inclusão escolar.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T04:11:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214990
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-270X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117509
identifier_str_mv 1808-270X
001117509
url http://hdl.handle.net/10183/214990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 33 (jan./dez. 2020), 17 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214990/2/001117509.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214990/1/001117509.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 015863a4184f08f5eab68c0a0f43af36
8b5766e6a9e1d0ee78fe4a3a5b8cb78d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447724119556096