Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Inês Evangelho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11199
Resumo: O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio integrado no 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem, como foco principal, a reflexão sobre toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante este ano de estágio, apresentando os vários objetivos propostos no início e ao longo do ano, bem como as dificuldades, as metas atingidas, estratégias pedagógicas e os resultados obtidos enquanto professora-estagiária, no ano letivo 2020/2021. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do percurso do plano de estudos, mas é a que tem mais peso em toda a formação. É, através desta, que temos a oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos obtidos durante os anos anteriores, bem como todas as aprendizagens. Nesta etapa, temos a oportunidade de experienciar todas as ações inerentes ao domínio da docência e perceber, efetivamente, o que é “estar do outro lado”. É fundamental para desenvolver competências e capacidades no que toca ao Ensino da Educação Física. O estágio curricular teve lugar na Escola Básica do Vale de São Torcato, na vila de São Torcato, concelho de Guimarães, com a turma do 9.ºA. No presente relatório será possível verificar todo o processo da elaboração do ano letivo, assim como o envolvimento, enquanto professora estagiária, no seio educativo da presente escola.
id RCAP_41a5e9dbaec98606c75d055d718b4fef
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaPrática de Ensino SupervisionadaO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio integrado no 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem, como foco principal, a reflexão sobre toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante este ano de estágio, apresentando os vários objetivos propostos no início e ao longo do ano, bem como as dificuldades, as metas atingidas, estratégias pedagógicas e os resultados obtidos enquanto professora-estagiária, no ano letivo 2020/2021. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do percurso do plano de estudos, mas é a que tem mais peso em toda a formação. É, através desta, que temos a oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos obtidos durante os anos anteriores, bem como todas as aprendizagens. Nesta etapa, temos a oportunidade de experienciar todas as ações inerentes ao domínio da docência e perceber, efetivamente, o que é “estar do outro lado”. É fundamental para desenvolver competências e capacidades no que toca ao Ensino da Educação Física. O estágio curricular teve lugar na Escola Básica do Vale de São Torcato, na vila de São Torcato, concelho de Guimarães, com a turma do 9.ºA. No presente relatório será possível verificar todo o processo da elaboração do ano letivo, assim como o envolvimento, enquanto professora estagiária, no seio educativo da presente escola.This document is part of the curricular unit “Internship” integrated in the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro and has as its main focus, the reflection on the whole activity that was developed as a teacher during this internship year, presenting the various objectives proposed at the beginning and throughout the year, as well as the difficulties, the goals achieved, pedagogical strategies and the results obtained as a teacher-trainee. Supervised Teaching Practice is the last phase of the study plan, but it has the most weight in all training. It is through this that we have the opportunity to put into practice all the knowledge obtained during the previous years, as well as all the learning. In this stage, we have the opportunity to experience all the actions inherent to the teaching domain and to realize, effectively, what it is like to "be on the other side". It is fundamental to develop competences and capacities with regard to Physical Education Teaching. The curricular internship took place at the Basic School of Vale de São Torcato, in the village of São Torcato, municipality of Guimarães, with the 9.ºA class. In this report, it will be possible to verify the entire process of preparing the academic year, as well as the involvement, as a trainee teacher, in the educational context of this school.2022-05-04T14:36:09Z2022-03-09T00:00:00Z2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11199TID:202980987porRibeiro, Maria Inês Evangelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:13.409366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Ribeiro, Maria Inês Evangelho
Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Ribeiro, Maria Inês Evangelho
author_facet Ribeiro, Maria Inês Evangelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Inês Evangelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
topic Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
description O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio integrado no 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem, como foco principal, a reflexão sobre toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante este ano de estágio, apresentando os vários objetivos propostos no início e ao longo do ano, bem como as dificuldades, as metas atingidas, estratégias pedagógicas e os resultados obtidos enquanto professora-estagiária, no ano letivo 2020/2021. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do percurso do plano de estudos, mas é a que tem mais peso em toda a formação. É, através desta, que temos a oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos obtidos durante os anos anteriores, bem como todas as aprendizagens. Nesta etapa, temos a oportunidade de experienciar todas as ações inerentes ao domínio da docência e perceber, efetivamente, o que é “estar do outro lado”. É fundamental para desenvolver competências e capacidades no que toca ao Ensino da Educação Física. O estágio curricular teve lugar na Escola Básica do Vale de São Torcato, na vila de São Torcato, concelho de Guimarães, com a turma do 9.ºA. No presente relatório será possível verificar todo o processo da elaboração do ano letivo, assim como o envolvimento, enquanto professora estagiária, no seio educativo da presente escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04T14:36:09Z
2022-03-09T00:00:00Z
2022-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11199
TID:202980987
url http://hdl.handle.net/10348/11199
identifier_str_mv TID:202980987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137150073044992