Relatório da prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10742 |
Resumo: | O presente documento designado por “Relatório da Prática de Ensino Supervisionada” está inserido no âmbito da Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo de Estudo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O objetivo do mesmo é contemplar todo o processo realizado durante o Estágio Pedagógico (EP), no ano letivo 2019/2020 e, consequentemente conferir o grau de Mestre de Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário. O EP foi realizado na Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT), situada no concelho de Guimarães, sob a supervisão do professor orientador cooperante Manuel Machado, e ainda pelo orientador e coorientadora, Professor António Silva e Professora Ágata Aranha, respetivamente. Neste relatório está espelhada a reflexão daquela que foi a nossa primeira experiência como docente de EF, delineando aspetos a melhorar e a manter, privilegiando o processo de ensinoaprendizagem. Além de todos os imprevistos que surgem de certa forma, naturalmente, na Prática Pedagógica, fomos forçados a intervir de uma forma radical e a proceder a ajustes que a pandemia derivada pelo COVID-19 nos impôs, no decorrer da prevenção e superação da mesma. Para situações excecionais, medidas igualmente excecionais, apesar dos constrangimentos causados pelo novo coronavírus, conseguimos nesta fase enaltecer a indubitável importância do exercício físico e da EF. De facto, esta experiência é o palco principal que marca pela autenticidade e que nos revela se é efetivamente este o caminho que ambicionamos seguir profissionalmente. Nesse sentido, através do EP provi-me de ainda mais certeza acerca do caminho profissional a seguir e, possivelmente, conjugar com a vertente de treinadora. |
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Relatório da prática de ensino supervisionadaPrática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaO presente documento designado por “Relatório da Prática de Ensino Supervisionada” está inserido no âmbito da Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo de Estudo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O objetivo do mesmo é contemplar todo o processo realizado durante o Estágio Pedagógico (EP), no ano letivo 2019/2020 e, consequentemente conferir o grau de Mestre de Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário. O EP foi realizado na Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT), situada no concelho de Guimarães, sob a supervisão do professor orientador cooperante Manuel Machado, e ainda pelo orientador e coorientadora, Professor António Silva e Professora Ágata Aranha, respetivamente. Neste relatório está espelhada a reflexão daquela que foi a nossa primeira experiência como docente de EF, delineando aspetos a melhorar e a manter, privilegiando o processo de ensinoaprendizagem. Além de todos os imprevistos que surgem de certa forma, naturalmente, na Prática Pedagógica, fomos forçados a intervir de uma forma radical e a proceder a ajustes que a pandemia derivada pelo COVID-19 nos impôs, no decorrer da prevenção e superação da mesma. Para situações excecionais, medidas igualmente excecionais, apesar dos constrangimentos causados pelo novo coronavírus, conseguimos nesta fase enaltecer a indubitável importância do exercício físico e da EF. De facto, esta experiência é o palco principal que marca pela autenticidade e que nos revela se é efetivamente este o caminho que ambicionamos seguir profissionalmente. Nesse sentido, através do EP provi-me de ainda mais certeza acerca do caminho profissional a seguir e, possivelmente, conjugar com a vertente de treinadora.The present document designated by “Supervised Teaching Practice Report”, is part of the Curricular Unit and internship that is integrated in the study plans of the 2nd year of the 2nd Cycle of Study in Physical Education Teaching in the basic and secondary education. The main goal is to contemplate the whole process that was made during the Pedagogic Internship in the 2019/2020 scholar year and consequently provide me the Master degree in the Physical Education Teaching in the basic and secondary education. The Pedagogic Internship (PI) was realized in the Secondary School of Caldas das Taipas, in Guimarães. The supervisor in the school was professor Manuel Machado, in the university the advisor was professor António Silva and the co-advisor professor Ágata Aranha. In this report there is a clear reflexion about what was my first experience was a teacher of Physical Education, where I mention the aspects to maintain and the things to improve, always benefitting the process of teaching-learning process. Besides all the unexpected situations that normal occur, related to the process, this year we were forced to intervein in a radical way and to adjust because of the pandemic Covid-19. For exceptional situations, equally exceptional measures, besides of all the constrains that was made by the new virus, we can exalt the importance of the physical exercise and the Physical Education. In fact, this experience is the main test, that show us if this is really what we want to do professionally in the future. In that way, through the PI I have more confidence about what the way I want to follow, be a Physical Education Teacher and possibly conciliate with be a coach too.2021-10-15T09:52:59Z2020-09-18T00:00:00Z2020-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10742TID:202602311pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Mariana Ribeiro Marquesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:46.142711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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