Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana Ribeiro Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10742
Resumo: O presente documento designado por “Relatório da Prática de Ensino Supervisionada” está inserido no âmbito da Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo de Estudo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O objetivo do mesmo é contemplar todo o processo realizado durante o Estágio Pedagógico (EP), no ano letivo 2019/2020 e, consequentemente conferir o grau de Mestre de Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário. O EP foi realizado na Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT), situada no concelho de Guimarães, sob a supervisão do professor orientador cooperante Manuel Machado, e ainda pelo orientador e coorientadora, Professor António Silva e Professora Ágata Aranha, respetivamente. Neste relatório está espelhada a reflexão daquela que foi a nossa primeira experiência como docente de EF, delineando aspetos a melhorar e a manter, privilegiando o processo de ensinoaprendizagem. Além de todos os imprevistos que surgem de certa forma, naturalmente, na Prática Pedagógica, fomos forçados a intervir de uma forma radical e a proceder a ajustes que a pandemia derivada pelo COVID-19 nos impôs, no decorrer da prevenção e superação da mesma. Para situações excecionais, medidas igualmente excecionais, apesar dos constrangimentos causados pelo novo coronavírus, conseguimos nesta fase enaltecer a indubitável importância do exercício físico e da EF. De facto, esta experiência é o palco principal que marca pela autenticidade e que nos revela se é efetivamente este o caminho que ambicionamos seguir profissionalmente. Nesse sentido, através do EP provi-me de ainda mais certeza acerca do caminho profissional a seguir e, possivelmente, conjugar com a vertente de treinadora.
id RCAP_4cd404aa29c44baa93f7335b5a16d37d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaPrática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaO presente documento designado por “Relatório da Prática de Ensino Supervisionada” está inserido no âmbito da Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo de Estudo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O objetivo do mesmo é contemplar todo o processo realizado durante o Estágio Pedagógico (EP), no ano letivo 2019/2020 e, consequentemente conferir o grau de Mestre de Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário. O EP foi realizado na Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT), situada no concelho de Guimarães, sob a supervisão do professor orientador cooperante Manuel Machado, e ainda pelo orientador e coorientadora, Professor António Silva e Professora Ágata Aranha, respetivamente. Neste relatório está espelhada a reflexão daquela que foi a nossa primeira experiência como docente de EF, delineando aspetos a melhorar e a manter, privilegiando o processo de ensinoaprendizagem. Além de todos os imprevistos que surgem de certa forma, naturalmente, na Prática Pedagógica, fomos forçados a intervir de uma forma radical e a proceder a ajustes que a pandemia derivada pelo COVID-19 nos impôs, no decorrer da prevenção e superação da mesma. Para situações excecionais, medidas igualmente excecionais, apesar dos constrangimentos causados pelo novo coronavírus, conseguimos nesta fase enaltecer a indubitável importância do exercício físico e da EF. De facto, esta experiência é o palco principal que marca pela autenticidade e que nos revela se é efetivamente este o caminho que ambicionamos seguir profissionalmente. Nesse sentido, através do EP provi-me de ainda mais certeza acerca do caminho profissional a seguir e, possivelmente, conjugar com a vertente de treinadora.The present document designated by “Supervised Teaching Practice Report”, is part of the Curricular Unit and internship that is integrated in the study plans of the 2nd year of the 2nd Cycle of Study in Physical Education Teaching in the basic and secondary education. The main goal is to contemplate the whole process that was made during the Pedagogic Internship in the 2019/2020 scholar year and consequently provide me the Master degree in the Physical Education Teaching in the basic and secondary education. The Pedagogic Internship (PI) was realized in the Secondary School of Caldas das Taipas, in Guimarães. The supervisor in the school was professor Manuel Machado, in the university the advisor was professor António Silva and the co-advisor professor Ágata Aranha. In this report there is a clear reflexion about what was my first experience was a teacher of Physical Education, where I mention the aspects to maintain and the things to improve, always benefitting the process of teaching-learning process. Besides all the unexpected situations that normal occur, related to the process, this year we were forced to intervein in a radical way and to adjust because of the pandemic Covid-19. For exceptional situations, equally exceptional measures, besides of all the constrains that was made by the new virus, we can exalt the importance of the physical exercise and the Physical Education. In fact, this experience is the main test, that show us if this is really what we want to do professionally in the future. In that way, through the PI I have more confidence about what the way I want to follow, be a Physical Education Teacher and possibly conciliate with be a coach too.2021-10-15T09:52:59Z2020-09-18T00:00:00Z2020-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10742TID:202602311pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Mariana Ribeiro Marquesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:46.142711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Ferreira, Mariana Ribeiro Marques
Prática de Ensino Supervisionada
Educação Física
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Ferreira, Mariana Ribeiro Marques
author_facet Ferreira, Mariana Ribeiro Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mariana Ribeiro Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Educação Física
topic Prática de Ensino Supervisionada
Educação Física
description O presente documento designado por “Relatório da Prática de Ensino Supervisionada” está inserido no âmbito da Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo de Estudo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O objetivo do mesmo é contemplar todo o processo realizado durante o Estágio Pedagógico (EP), no ano letivo 2019/2020 e, consequentemente conferir o grau de Mestre de Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário. O EP foi realizado na Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT), situada no concelho de Guimarães, sob a supervisão do professor orientador cooperante Manuel Machado, e ainda pelo orientador e coorientadora, Professor António Silva e Professora Ágata Aranha, respetivamente. Neste relatório está espelhada a reflexão daquela que foi a nossa primeira experiência como docente de EF, delineando aspetos a melhorar e a manter, privilegiando o processo de ensinoaprendizagem. Além de todos os imprevistos que surgem de certa forma, naturalmente, na Prática Pedagógica, fomos forçados a intervir de uma forma radical e a proceder a ajustes que a pandemia derivada pelo COVID-19 nos impôs, no decorrer da prevenção e superação da mesma. Para situações excecionais, medidas igualmente excecionais, apesar dos constrangimentos causados pelo novo coronavírus, conseguimos nesta fase enaltecer a indubitável importância do exercício físico e da EF. De facto, esta experiência é o palco principal que marca pela autenticidade e que nos revela se é efetivamente este o caminho que ambicionamos seguir profissionalmente. Nesse sentido, através do EP provi-me de ainda mais certeza acerca do caminho profissional a seguir e, possivelmente, conjugar com a vertente de treinadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18T00:00:00Z
2020-09-18
2021-10-15T09:52:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10742
TID:202602311
url http://hdl.handle.net/10348/10742
identifier_str_mv TID:202602311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137123137224704