Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11199 |
Resumo: | O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio integrado no 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem, como foco principal, a reflexão sobre toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante este ano de estágio, apresentando os vários objetivos propostos no início e ao longo do ano, bem como as dificuldades, as metas atingidas, estratégias pedagógicas e os resultados obtidos enquanto professora-estagiária, no ano letivo 2020/2021. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do percurso do plano de estudos, mas é a que tem mais peso em toda a formação. É, através desta, que temos a oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos obtidos durante os anos anteriores, bem como todas as aprendizagens. Nesta etapa, temos a oportunidade de experienciar todas as ações inerentes ao domínio da docência e perceber, efetivamente, o que é “estar do outro lado”. É fundamental para desenvolver competências e capacidades no que toca ao Ensino da Educação Física. O estágio curricular teve lugar na Escola Básica do Vale de São Torcato, na vila de São Torcato, concelho de Guimarães, com a turma do 9.ºA. No presente relatório será possível verificar todo o processo da elaboração do ano letivo, assim como o envolvimento, enquanto professora estagiária, no seio educativo da presente escola. |
id |
RCAP_41a5e9dbaec98606c75d055d718b4fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11199 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaPrática de Ensino SupervisionadaO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio integrado no 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem, como foco principal, a reflexão sobre toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante este ano de estágio, apresentando os vários objetivos propostos no início e ao longo do ano, bem como as dificuldades, as metas atingidas, estratégias pedagógicas e os resultados obtidos enquanto professora-estagiária, no ano letivo 2020/2021. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do percurso do plano de estudos, mas é a que tem mais peso em toda a formação. É, através desta, que temos a oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos obtidos durante os anos anteriores, bem como todas as aprendizagens. Nesta etapa, temos a oportunidade de experienciar todas as ações inerentes ao domínio da docência e perceber, efetivamente, o que é “estar do outro lado”. É fundamental para desenvolver competências e capacidades no que toca ao Ensino da Educação Física. O estágio curricular teve lugar na Escola Básica do Vale de São Torcato, na vila de São Torcato, concelho de Guimarães, com a turma do 9.ºA. No presente relatório será possível verificar todo o processo da elaboração do ano letivo, assim como o envolvimento, enquanto professora estagiária, no seio educativo da presente escola.This document is part of the curricular unit “Internship” integrated in the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro and has as its main focus, the reflection on the whole activity that was developed as a teacher during this internship year, presenting the various objectives proposed at the beginning and throughout the year, as well as the difficulties, the goals achieved, pedagogical strategies and the results obtained as a teacher-trainee. Supervised Teaching Practice is the last phase of the study plan, but it has the most weight in all training. It is through this that we have the opportunity to put into practice all the knowledge obtained during the previous years, as well as all the learning. In this stage, we have the opportunity to experience all the actions inherent to the teaching domain and to realize, effectively, what it is like to "be on the other side". It is fundamental to develop competences and capacities with regard to Physical Education Teaching. The curricular internship took place at the Basic School of Vale de São Torcato, in the village of São Torcato, municipality of Guimarães, with the 9.ºA class. In this report, it will be possible to verify the entire process of preparing the academic year, as well as the involvement, as a trainee teacher, in the educational context of this school.2022-05-04T14:36:09Z2022-03-09T00:00:00Z2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11199TID:202980987porRibeiro, Maria Inês Evangelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:13.409366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Ribeiro, Maria Inês Evangelho Educação Física Prática de Ensino Supervisionada |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Ribeiro, Maria Inês Evangelho |
author_facet |
Ribeiro, Maria Inês Evangelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Inês Evangelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Prática de Ensino Supervisionada |
topic |
Educação Física Prática de Ensino Supervisionada |
description |
O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio integrado no 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e tem, como foco principal, a reflexão sobre toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante este ano de estágio, apresentando os vários objetivos propostos no início e ao longo do ano, bem como as dificuldades, as metas atingidas, estratégias pedagógicas e os resultados obtidos enquanto professora-estagiária, no ano letivo 2020/2021. A Prática de Ensino Supervisionada é a última fase do percurso do plano de estudos, mas é a que tem mais peso em toda a formação. É, através desta, que temos a oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos obtidos durante os anos anteriores, bem como todas as aprendizagens. Nesta etapa, temos a oportunidade de experienciar todas as ações inerentes ao domínio da docência e perceber, efetivamente, o que é “estar do outro lado”. É fundamental para desenvolver competências e capacidades no que toca ao Ensino da Educação Física. O estágio curricular teve lugar na Escola Básica do Vale de São Torcato, na vila de São Torcato, concelho de Guimarães, com a turma do 9.ºA. No presente relatório será possível verificar todo o processo da elaboração do ano letivo, assim como o envolvimento, enquanto professora estagiária, no seio educativo da presente escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04T14:36:09Z 2022-03-09T00:00:00Z 2022-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11199 TID:202980987 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11199 |
identifier_str_mv |
TID:202980987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137150073044992 |