Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Beatriz sofia Pascoal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39862
Resumo: O presente Relatório Final, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e II, pertencente ao Mestrado de Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa apresentar uma metodologia inovadora implementada no decorrer do estágio curricular. Reflete o decorrer do percurso formativo e as aprendizagens inerentes ao mesmo no contexto de 1.º CEB. A metodologia de investigação decorreu no ano letivo de 2017/2018, com crianças do 2º ano de escolaridade. Esta investigação tinha como objetivo averiguar e desenvolver um projeto de mudança de algum local da Escola, tendo como principais agentes, os/as alunos/as participantes. Desta forma, através de alguns dos multimétodos da Abordagem Mosaico, chegou-se a uma conclusão e concretizou-se o que as crianças desejavam. Em suma, no final de todo este processo, acrescentámos um espaço de leitura e escrita no espaço exterior e, concluímos que foi bem-sucedido, uma vez que pais, mães, professores e crianças, se mostraram felizes e satisfeitos com o resultado final.
id RCAP_41a818b830b1ba9fd35f236fc14954fb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEBEnsino Básico 1º CicloAbordagem de MosaicoParticipaçãoAutonomiaDecisões DemocráticasO presente Relatório Final, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e II, pertencente ao Mestrado de Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa apresentar uma metodologia inovadora implementada no decorrer do estágio curricular. Reflete o decorrer do percurso formativo e as aprendizagens inerentes ao mesmo no contexto de 1.º CEB. A metodologia de investigação decorreu no ano letivo de 2017/2018, com crianças do 2º ano de escolaridade. Esta investigação tinha como objetivo averiguar e desenvolver um projeto de mudança de algum local da Escola, tendo como principais agentes, os/as alunos/as participantes. Desta forma, através de alguns dos multimétodos da Abordagem Mosaico, chegou-se a uma conclusão e concretizou-se o que as crianças desejavam. Em suma, no final de todo este processo, acrescentámos um espaço de leitura e escrita no espaço exterior e, concluímos que foi bem-sucedido, uma vez que pais, mães, professores e crianças, se mostraram felizes e satisfeitos com o resultado final.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumGirão, Beatriz sofia Pascoal2022-03-28T13:52:41Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39862202963985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:27.132505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB
title Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB
spellingShingle Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB
Girão, Beatriz sofia Pascoal
Ensino Básico 1º Ciclo
Abordagem de Mosaico
Participação
Autonomia
Decisões Democráticas
title_short Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB
title_full Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB
title_fullStr Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB
title_full_unstemmed Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB
title_sort Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB
author Girão, Beatriz sofia Pascoal
author_facet Girão, Beatriz sofia Pascoal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Girão, Beatriz sofia Pascoal
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Abordagem de Mosaico
Participação
Autonomia
Decisões Democráticas
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Abordagem de Mosaico
Participação
Autonomia
Decisões Democráticas
description O presente Relatório Final, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e II, pertencente ao Mestrado de Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa apresentar uma metodologia inovadora implementada no decorrer do estágio curricular. Reflete o decorrer do percurso formativo e as aprendizagens inerentes ao mesmo no contexto de 1.º CEB. A metodologia de investigação decorreu no ano letivo de 2017/2018, com crianças do 2º ano de escolaridade. Esta investigação tinha como objetivo averiguar e desenvolver um projeto de mudança de algum local da Escola, tendo como principais agentes, os/as alunos/as participantes. Desta forma, através de alguns dos multimétodos da Abordagem Mosaico, chegou-se a uma conclusão e concretizou-se o que as crianças desejavam. Em suma, no final de todo este processo, acrescentámos um espaço de leitura e escrita no espaço exterior e, concluímos que foi bem-sucedido, uma vez que pais, mães, professores e crianças, se mostraram felizes e satisfeitos com o resultado final.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28T13:52:41Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39862
202963985
url http://hdl.handle.net/10400.26/39862
identifier_str_mv 202963985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130036817625088