Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39862 |
Resumo: | O presente Relatório Final, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e II, pertencente ao Mestrado de Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa apresentar uma metodologia inovadora implementada no decorrer do estágio curricular. Reflete o decorrer do percurso formativo e as aprendizagens inerentes ao mesmo no contexto de 1.º CEB. A metodologia de investigação decorreu no ano letivo de 2017/2018, com crianças do 2º ano de escolaridade. Esta investigação tinha como objetivo averiguar e desenvolver um projeto de mudança de algum local da Escola, tendo como principais agentes, os/as alunos/as participantes. Desta forma, através de alguns dos multimétodos da Abordagem Mosaico, chegou-se a uma conclusão e concretizou-se o que as crianças desejavam. Em suma, no final de todo este processo, acrescentámos um espaço de leitura e escrita no espaço exterior e, concluímos que foi bem-sucedido, uma vez que pais, mães, professores e crianças, se mostraram felizes e satisfeitos com o resultado final. |
id |
RCAP_41a818b830b1ba9fd35f236fc14954fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39862 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEBEnsino Básico 1º CicloAbordagem de MosaicoParticipaçãoAutonomiaDecisões DemocráticasO presente Relatório Final, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e II, pertencente ao Mestrado de Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa apresentar uma metodologia inovadora implementada no decorrer do estágio curricular. Reflete o decorrer do percurso formativo e as aprendizagens inerentes ao mesmo no contexto de 1.º CEB. A metodologia de investigação decorreu no ano letivo de 2017/2018, com crianças do 2º ano de escolaridade. Esta investigação tinha como objetivo averiguar e desenvolver um projeto de mudança de algum local da Escola, tendo como principais agentes, os/as alunos/as participantes. Desta forma, através de alguns dos multimétodos da Abordagem Mosaico, chegou-se a uma conclusão e concretizou-se o que as crianças desejavam. Em suma, no final de todo este processo, acrescentámos um espaço de leitura e escrita no espaço exterior e, concluímos que foi bem-sucedido, uma vez que pais, mães, professores e crianças, se mostraram felizes e satisfeitos com o resultado final.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumGirão, Beatriz sofia Pascoal2022-03-28T13:52:41Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39862202963985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:27.132505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB |
title |
Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB |
spellingShingle |
Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB Girão, Beatriz sofia Pascoal Ensino Básico 1º Ciclo Abordagem de Mosaico Participação Autonomia Decisões Democráticas |
title_short |
Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB |
title_full |
Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB |
title_fullStr |
Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB |
title_sort |
Utilização da abordagem mosaico por crianças do 1.º CEB |
author |
Girão, Beatriz sofia Pascoal |
author_facet |
Girão, Beatriz sofia Pascoal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girão, Beatriz sofia Pascoal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º Ciclo Abordagem de Mosaico Participação Autonomia Decisões Democráticas |
topic |
Ensino Básico 1º Ciclo Abordagem de Mosaico Participação Autonomia Decisões Democráticas |
description |
O presente Relatório Final, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e II, pertencente ao Mestrado de Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa apresentar uma metodologia inovadora implementada no decorrer do estágio curricular. Reflete o decorrer do percurso formativo e as aprendizagens inerentes ao mesmo no contexto de 1.º CEB. A metodologia de investigação decorreu no ano letivo de 2017/2018, com crianças do 2º ano de escolaridade. Esta investigação tinha como objetivo averiguar e desenvolver um projeto de mudança de algum local da Escola, tendo como principais agentes, os/as alunos/as participantes. Desta forma, através de alguns dos multimétodos da Abordagem Mosaico, chegou-se a uma conclusão e concretizou-se o que as crianças desejavam. Em suma, no final de todo este processo, acrescentámos um espaço de leitura e escrita no espaço exterior e, concluímos que foi bem-sucedido, uma vez que pais, mães, professores e crianças, se mostraram felizes e satisfeitos com o resultado final. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-28T13:52:41Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39862 202963985 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39862 |
identifier_str_mv |
202963985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130036817625088 |