O desenvolvimento da sabedoria: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24047 |
Resumo: | “Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e só um povo sábio pode mudar o seu destino” (Samuel Lima, s.d.). De acordo com Azevedo (1994) a educação desperta a partilha de saberes e ideias, a cooperação, a descoberta e a inovação, servindo de base sustentável ao desenvolvimento da sociedade. A educação é essencial para o crescimento e desenvolvimento pessoal, social e cultural do ser humano. Daí aproveitam-se formas de expressar e construir o conhecimento. Sendo assim, a sabedoria é guiada pelo conhecimento, permitindo compreender qual o melhor caminho a seguir. O presente relatório surgiu no sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das práticas desenvolvidas ao longo da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Inicialmente será retratado o itinerário formativo e a contextualização de ambas as valências. Em seguida, serão realçadas algumas vivências essenciais ao meu percurso de formação, sintetizando-se as experiências e aprendizagens adquiridas nos estágios profissionalizantes. A experiência contribui para a construção das aprendizagens e é através dela que se aperfeiçoam as ações. Portanto, neste documento são destacadas experiências-chave impactantes, salientadas na intervenção pedagógica. As experiências referenciadas para o pré-escolar reforçam a relevância do brincar e de contar histórias, e a par destas experiências é exposto um projeto investigativo, que pretende compreender as conceções das crianças em relação ao ambiente escolar em que estão envolvidas, partindo do interesse em dar voz às crianças. Relativamente ao 1.º CEB as experiências abordam a influência e pertinência do recurso das novas tecnologias em sala de aula, enfatizando o quadro interativo e a motivação e o feedback perante a turma. Também, transversalmente, apresenta-se a experiência alusiva às duas práticas pedagógicas sobre a relação entre a escola e a família. |
id |
RCAP_8e40044b19585cc77acedf618171c2fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24047 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento da sabedoria: relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloAbordagem de MosaicoBrincar“Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e só um povo sábio pode mudar o seu destino” (Samuel Lima, s.d.). De acordo com Azevedo (1994) a educação desperta a partilha de saberes e ideias, a cooperação, a descoberta e a inovação, servindo de base sustentável ao desenvolvimento da sociedade. A educação é essencial para o crescimento e desenvolvimento pessoal, social e cultural do ser humano. Daí aproveitam-se formas de expressar e construir o conhecimento. Sendo assim, a sabedoria é guiada pelo conhecimento, permitindo compreender qual o melhor caminho a seguir. O presente relatório surgiu no sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das práticas desenvolvidas ao longo da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Inicialmente será retratado o itinerário formativo e a contextualização de ambas as valências. Em seguida, serão realçadas algumas vivências essenciais ao meu percurso de formação, sintetizando-se as experiências e aprendizagens adquiridas nos estágios profissionalizantes. A experiência contribui para a construção das aprendizagens e é através dela que se aperfeiçoam as ações. Portanto, neste documento são destacadas experiências-chave impactantes, salientadas na intervenção pedagógica. As experiências referenciadas para o pré-escolar reforçam a relevância do brincar e de contar histórias, e a par destas experiências é exposto um projeto investigativo, que pretende compreender as conceções das crianças em relação ao ambiente escolar em que estão envolvidas, partindo do interesse em dar voz às crianças. Relativamente ao 1.º CEB as experiências abordam a influência e pertinência do recurso das novas tecnologias em sala de aula, enfatizando o quadro interativo e a motivação e o feedback perante a turma. Também, transversalmente, apresenta-se a experiência alusiva às duas práticas pedagógicas sobre a relação entre a escola e a família.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumFerreira, Mónica2018-09-04T10:10:55Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24047201960745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:13.709676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da sabedoria: relatório final |
title |
O desenvolvimento da sabedoria: relatório final |
spellingShingle |
O desenvolvimento da sabedoria: relatório final Ferreira, Mónica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Abordagem de Mosaico Brincar |
title_short |
O desenvolvimento da sabedoria: relatório final |
title_full |
O desenvolvimento da sabedoria: relatório final |
title_fullStr |
O desenvolvimento da sabedoria: relatório final |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da sabedoria: relatório final |
title_sort |
O desenvolvimento da sabedoria: relatório final |
author |
Ferreira, Mónica |
author_facet |
Ferreira, Mónica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Abordagem de Mosaico Brincar |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Abordagem de Mosaico Brincar |
description |
“Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e só um povo sábio pode mudar o seu destino” (Samuel Lima, s.d.). De acordo com Azevedo (1994) a educação desperta a partilha de saberes e ideias, a cooperação, a descoberta e a inovação, servindo de base sustentável ao desenvolvimento da sociedade. A educação é essencial para o crescimento e desenvolvimento pessoal, social e cultural do ser humano. Daí aproveitam-se formas de expressar e construir o conhecimento. Sendo assim, a sabedoria é guiada pelo conhecimento, permitindo compreender qual o melhor caminho a seguir. O presente relatório surgiu no sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das práticas desenvolvidas ao longo da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Inicialmente será retratado o itinerário formativo e a contextualização de ambas as valências. Em seguida, serão realçadas algumas vivências essenciais ao meu percurso de formação, sintetizando-se as experiências e aprendizagens adquiridas nos estágios profissionalizantes. A experiência contribui para a construção das aprendizagens e é através dela que se aperfeiçoam as ações. Portanto, neste documento são destacadas experiências-chave impactantes, salientadas na intervenção pedagógica. As experiências referenciadas para o pré-escolar reforçam a relevância do brincar e de contar histórias, e a par destas experiências é exposto um projeto investigativo, que pretende compreender as conceções das crianças em relação ao ambiente escolar em que estão envolvidas, partindo do interesse em dar voz às crianças. Relativamente ao 1.º CEB as experiências abordam a influência e pertinência do recurso das novas tecnologias em sala de aula, enfatizando o quadro interativo e a motivação e o feedback perante a turma. Também, transversalmente, apresenta-se a experiência alusiva às duas práticas pedagógicas sobre a relação entre a escola e a família. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-04T10:10:55Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24047 201960745 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24047 |
identifier_str_mv |
201960745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130026082304000 |