O desenvolvimento da sabedoria: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mónica
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24047
Resumo: “Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e só um povo sábio pode mudar o seu destino” (Samuel Lima, s.d.). De acordo com Azevedo (1994) a educação desperta a partilha de saberes e ideias, a cooperação, a descoberta e a inovação, servindo de base sustentável ao desenvolvimento da sociedade. A educação é essencial para o crescimento e desenvolvimento pessoal, social e cultural do ser humano. Daí aproveitam-se formas de expressar e construir o conhecimento. Sendo assim, a sabedoria é guiada pelo conhecimento, permitindo compreender qual o melhor caminho a seguir. O presente relatório surgiu no sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das práticas desenvolvidas ao longo da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Inicialmente será retratado o itinerário formativo e a contextualização de ambas as valências. Em seguida, serão realçadas algumas vivências essenciais ao meu percurso de formação, sintetizando-se as experiências e aprendizagens adquiridas nos estágios profissionalizantes. A experiência contribui para a construção das aprendizagens e é através dela que se aperfeiçoam as ações. Portanto, neste documento são destacadas experiências-chave impactantes, salientadas na intervenção pedagógica. As experiências referenciadas para o pré-escolar reforçam a relevância do brincar e de contar histórias, e a par destas experiências é exposto um projeto investigativo, que pretende compreender as conceções das crianças em relação ao ambiente escolar em que estão envolvidas, partindo do interesse em dar voz às crianças. Relativamente ao 1.º CEB as experiências abordam a influência e pertinência do recurso das novas tecnologias em sala de aula, enfatizando o quadro interativo e a motivação e o feedback perante a turma. Também, transversalmente, apresenta-se a experiência alusiva às duas práticas pedagógicas sobre a relação entre a escola e a família.
id RCAP_8e40044b19585cc77acedf618171c2fd
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24047
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da sabedoria: relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloAbordagem de MosaicoBrincar“Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e só um povo sábio pode mudar o seu destino” (Samuel Lima, s.d.). De acordo com Azevedo (1994) a educação desperta a partilha de saberes e ideias, a cooperação, a descoberta e a inovação, servindo de base sustentável ao desenvolvimento da sociedade. A educação é essencial para o crescimento e desenvolvimento pessoal, social e cultural do ser humano. Daí aproveitam-se formas de expressar e construir o conhecimento. Sendo assim, a sabedoria é guiada pelo conhecimento, permitindo compreender qual o melhor caminho a seguir. O presente relatório surgiu no sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das práticas desenvolvidas ao longo da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Inicialmente será retratado o itinerário formativo e a contextualização de ambas as valências. Em seguida, serão realçadas algumas vivências essenciais ao meu percurso de formação, sintetizando-se as experiências e aprendizagens adquiridas nos estágios profissionalizantes. A experiência contribui para a construção das aprendizagens e é através dela que se aperfeiçoam as ações. Portanto, neste documento são destacadas experiências-chave impactantes, salientadas na intervenção pedagógica. As experiências referenciadas para o pré-escolar reforçam a relevância do brincar e de contar histórias, e a par destas experiências é exposto um projeto investigativo, que pretende compreender as conceções das crianças em relação ao ambiente escolar em que estão envolvidas, partindo do interesse em dar voz às crianças. Relativamente ao 1.º CEB as experiências abordam a influência e pertinência do recurso das novas tecnologias em sala de aula, enfatizando o quadro interativo e a motivação e o feedback perante a turma. Também, transversalmente, apresenta-se a experiência alusiva às duas práticas pedagógicas sobre a relação entre a escola e a família.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumFerreira, Mónica2018-09-04T10:10:55Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24047201960745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:13.709676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da sabedoria: relatório final
title O desenvolvimento da sabedoria: relatório final
spellingShingle O desenvolvimento da sabedoria: relatório final
Ferreira, Mónica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Abordagem de Mosaico
Brincar
title_short O desenvolvimento da sabedoria: relatório final
title_full O desenvolvimento da sabedoria: relatório final
title_fullStr O desenvolvimento da sabedoria: relatório final
title_full_unstemmed O desenvolvimento da sabedoria: relatório final
title_sort O desenvolvimento da sabedoria: relatório final
author Ferreira, Mónica
author_facet Ferreira, Mónica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Abordagem de Mosaico
Brincar
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Abordagem de Mosaico
Brincar
description “Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e só um povo sábio pode mudar o seu destino” (Samuel Lima, s.d.). De acordo com Azevedo (1994) a educação desperta a partilha de saberes e ideias, a cooperação, a descoberta e a inovação, servindo de base sustentável ao desenvolvimento da sociedade. A educação é essencial para o crescimento e desenvolvimento pessoal, social e cultural do ser humano. Daí aproveitam-se formas de expressar e construir o conhecimento. Sendo assim, a sabedoria é guiada pelo conhecimento, permitindo compreender qual o melhor caminho a seguir. O presente relatório surgiu no sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das práticas desenvolvidas ao longo da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Inicialmente será retratado o itinerário formativo e a contextualização de ambas as valências. Em seguida, serão realçadas algumas vivências essenciais ao meu percurso de formação, sintetizando-se as experiências e aprendizagens adquiridas nos estágios profissionalizantes. A experiência contribui para a construção das aprendizagens e é através dela que se aperfeiçoam as ações. Portanto, neste documento são destacadas experiências-chave impactantes, salientadas na intervenção pedagógica. As experiências referenciadas para o pré-escolar reforçam a relevância do brincar e de contar histórias, e a par destas experiências é exposto um projeto investigativo, que pretende compreender as conceções das crianças em relação ao ambiente escolar em que estão envolvidas, partindo do interesse em dar voz às crianças. Relativamente ao 1.º CEB as experiências abordam a influência e pertinência do recurso das novas tecnologias em sala de aula, enfatizando o quadro interativo e a motivação e o feedback perante a turma. Também, transversalmente, apresenta-se a experiência alusiva às duas práticas pedagógicas sobre a relação entre a escola e a família.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04T10:10:55Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24047
201960745
url http://hdl.handle.net/10400.26/24047
identifier_str_mv 201960745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130026082304000