Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Ana Raquel Moreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78085
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_41ab3049e31ca658f632dd3942b47bd5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básicoLiterary education for ecological awareness: reading strategies implemented with 1st and 2nd cycles students of primary schoolConsciência ecológicaEducação literáriaLiteratura infantilChildren's literatureEcological awarenessLiterary educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório descreve a intervenção pedagógica realizada no 1.º e no 2.º ciclo do Ensino Básico, em duas escolas situadas em Vila Nova de Famalicão. A turma do 4.º ano era constituída por 26 alunos e a do 5º ano por 22 alunos. A intervenção buscou promover a educação literária e a consciência ecológica, num diálogo interdisciplinar com o Estudo do Meio. A intervenção pedagógica teve por base uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à investigação-ação. Foram desenvolvidas atividades na linha do Programa de Leitura fundamentado na Literatura (Yopp & Yopp, 2001), com o recurso a atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura, e a organização de um clube de leitura. Houve uma preocupação em desenvolver atividades colaborativas, através de tarefas em grupo. Estas tarefas revelaram pontos positivos para o desenvolvimento de valores fundamentais nas crianças. Os resultados da intervenção assinalaram que os alunos desenvolveram competências ao nível da educação literária, enriqueceram os seus conhecimentos acerca do mundo, e em particular da consciência ecológica, e expandiram os hábitos de leitura. As atividades colaborativas permitiram, igualmente, desenvolver competências de relacionamento interpessoal e estimular a autonomia dos alunos.This report describes the educational intervention on the 1st and 2nd cycle of Basic Education, in two schools located in Vila Nova de Famalicão. The 4th grade class was made of 26 students and the 5th grade class made of 22 students. The intervention had the intent of promoting literary education and ecological awareness, in an interdisciplinary dialogue with Estudo do Meio. The educational intervention had a qualitative methodology as a basis, resorting to investigationaction. There were activities developed in accordance to the Reading Program fundamented in the Literature (Yopp & Yopp, 2001), with pre-reading, reading and post-reading activities as a resource, and the creation of a reading club. It was taken into consideration the development of collaborative activities, through group tasks. These tasks revealed positive aspects to the development of fundamental values in the children. The results of this intervention showed the students developed competences in regard to their literary education levels, enriched their knowledge of the world, in particular of their environmental awareness, and expanded their reading habits. The collaborative activities also allowed the development of interpersonal relationships skills and the stimulation of the students' autonomy.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoPinho, Ana Raquel Moreira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78085por202991679info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:02.906414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico
Literary education for ecological awareness: reading strategies implemented with 1st and 2nd cycles students of primary school
title Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico
Pinho, Ana Raquel Moreira
Consciência ecológica
Educação literária
Literatura infantil
Children's literature
Ecological awareness
Literary education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_full Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_sort Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico
author Pinho, Ana Raquel Moreira
author_facet Pinho, Ana Raquel Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Ana Raquel Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência ecológica
Educação literária
Literatura infantil
Children's literature
Ecological awareness
Literary education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Consciência ecológica
Educação literária
Literatura infantil
Children's literature
Ecological awareness
Literary education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78085
url https://hdl.handle.net/1822/78085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202991679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132308242956288