Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Joana Cláudio Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43482
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_10aa25f051f2383bdf1e3509d82a9747
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino BásicoChildren's literature and environment in symbiosis: teaching strategies for Portuguese language in 1st and 2nd stage of elementary educationLiteratura InfantilValoresConsciência ecológicaChildren's literatureValuesEcological awarenessCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório de intervenção pedagógica desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Decorreu em dois contextos do agrupamento de escolas de Real, um de 1º ciclo, numa turma de 3º ano na escola EB1 da Sé, e um de 2º ciclo, numa turma de 5º ano de escolaridade na escola EB 2/3 de Real. Partindo da obra As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo (2006), para o 1º ciclo, e O Planeta Azul, de Luísa Ducla Soares (2008), para o 2º ciclo, desenvolvemos um conjunto de atividades passíveis de serem trabalhadas em contexto de sala de aula atendendo a estratégias de exploração de textos subdivididas em três fases: pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura. Este relatório está apresentado de forma reflexiva, abrangendo os aspetos mais pertinentes de todo o processo de intervenção e teve como finalidade a promoção da educação literária de textos poéticos com fortes valores ambientais nos dois contextos. O trabalho inclui ainda um breve enquadramento teórico relativo à educação literária, com destaque para o texto poético e para a relação entre a literatura infanto-juvenil e a consciência ecológica.This pedagogical intervention report was developed under the scope of Supervised Teaching Practice (STP) course unit, of the Master degree in Education on 1st and 2nd stage of elementary education. It took place in two different contexts of Real School Grouping, one on a 1st stage in a 3rd grade class in EB1 Sé School and the other on a 2nd stage of schooling in a 5th grade class in EB2/3 Real School. Starting from the work As Fadas Verdes written by Matilde Rosa Araújo (2006) for the 1st stage, and O Planeta Azul written by Luísa Ducla Soares (2008) for the 2nd stage, it was developed a set of activities that could be worked in the classroom context regarding the strategy of text exploration, subdivided into three phases: pre-reading, during reading and post-reading. This report is presented in a reflectively form, covering the most relevant aspects of the whole intervention process and it was aimed to promote literary education of poetic texts with strong environmental values in both contexts. The work also includes a brief theoretical framework on literary education, with emphasis on the poetic text and the relationship between children’s literature and ecological awareness.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoRego, Joana Cláudio Pinheiro20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43482por201267250info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:42.825318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico
Children's literature and environment in symbiosis: teaching strategies for Portuguese language in 1st and 2nd stage of elementary education
title Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico
Rego, Joana Cláudio Pinheiro
Literatura Infantil
Valores
Consciência ecológica
Children's literature
Values
Ecological awareness
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico
title_full Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico
title_sort Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico
author Rego, Joana Cláudio Pinheiro
author_facet Rego, Joana Cláudio Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Joana Cláudio Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Valores
Consciência ecológica
Children's literature
Values
Ecological awareness
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literatura Infantil
Valores
Consciência ecológica
Children's literature
Values
Ecological awareness
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43482
url http://hdl.handle.net/1822/43482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201267250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132469811740672