A Comunicação e a venda online de joias de luxo
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15223 |
Resumo: | As marcas de luxo têm sido tradicionalmente vendidas em boutiques, permitindo a proximidade física entre vendedor e consumidor, e como tal, o recurso a ferramentas do marketing sensorial. Contudo, cada vez mais as marcas de luxo recorrem aos new media para comunicar e vender os seus produtos. Entre os vários canais de new media disponíveis, os web sites têm vindo a assumir um papel de destaque. O objetivo do presente estudo consiste em identificar e analisar a estratégia de comunicação online das 13 marcas de joias de luxo elencadas por Heine (2012) no World Luxury Brands Diretory e no diretório da “World Luxury Association”. Para o efeito foram avaliados os web sites de cada empresa nas seguintes vertentes: 1) características gerais do web site; 2) opções de interatividade; 3) opções de venda disponibilizadas; e 4) os critérios de segmentação e posicionamento escolhidos por cada marca. O estudo baseia-se na vertente quantitativa da metodologia da análise temática de conteúdo. |
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A Comunicação e a venda online de joias de luxoAs marcas de luxo têm sido tradicionalmente vendidas em boutiques, permitindo a proximidade física entre vendedor e consumidor, e como tal, o recurso a ferramentas do marketing sensorial. Contudo, cada vez mais as marcas de luxo recorrem aos new media para comunicar e vender os seus produtos. Entre os vários canais de new media disponíveis, os web sites têm vindo a assumir um papel de destaque. O objetivo do presente estudo consiste em identificar e analisar a estratégia de comunicação online das 13 marcas de joias de luxo elencadas por Heine (2012) no World Luxury Brands Diretory e no diretório da “World Luxury Association”. Para o efeito foram avaliados os web sites de cada empresa nas seguintes vertentes: 1) características gerais do web site; 2) opções de interatividade; 3) opções de venda disponibilizadas; e 4) os critérios de segmentação e posicionamento escolhidos por cada marca. O estudo baseia-se na vertente quantitativa da metodologia da análise temática de conteúdo.Universidade de Aveiro2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15223https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15223SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 280-286SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 280-286SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 280-286reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15223https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15223/10507Motta, JoanaBarbosa, MariaFilipe, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:53:31Zoai:proa.ua.pt:article/15223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:51.139721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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