"Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cândida Augusta Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27640
Resumo: Relatório de Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (2º Ciclo de Estudos), especialidade em Ensino da Literatura, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
id RCAP_41d1b007a2640e784d61b181d23d2470
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27640
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"Leitura LiteráriaEducação e Formação de Adultos/asRelatório de Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (2º Ciclo de Estudos), especialidade em Ensino da Literatura, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Este relatório enquadra-se na área do ensino da literatura de língua portuguesa no contexto da Educação e Formação de Adultos. Parte-se do relato de uma experiência profissional especial, com recurso a textos literários de língua portuguesa, com o intuito de demonstrar que a população adulta, concretamente a que frequentou o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no CNO – ADICES, evidencia competências de literacia da leitura literária. Com base em documentos oficiais, traça-se o itinerário português da valorização da Aprendizagem ao Longo da Vida. Dá-se relevo a este conceito porque se acredita que, diariamente, em contextos distintos, como o meio familiar, social ou profissional, se adquirem saberes e competências. Uma das competências mais relevantes é a literacia. Após a leitura de vários autores e perspetivas sobre o assunto, conclui-se que literacia é o domínio da leitura, escrita e cálculo e a capacidade de fazer uso social dessas aptidões (OCDE, 2002). No fulcro da discussão deste trabalho, a tónica é colocada na literacia da leitura literária. Com base nos processos de compreensão na leitura utilizados no Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), designadamente Localizar e Retirar do Texto Informação Explícita; Fazer Inferências Diretas; Interpretar e Integrar Ideias e Informação e Examinar e Avaliar o Conteúdo, a Linguagem e os Elementos Textuais, estabelece-se um paralelismo com a ação da população adulta em causa. Palavras-Chave: Ensino da literatura; Educação e Formação de Adultos; Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências; Aprendizagem ao Longo da Vida; Literacia da leitura literária; Processos de compreensão na leitura.Abstract This report is related to the teaching of Portuguese language literature in the context of Adults Education and Training. Starting with the narration of a special professional experience, using literary texts in Portuguese language, in order to demonstrate that the adult population specifically those who attended the Process of Recognition, Validation and Certification of Competences in CNO - ADICES evinces skills of literary reading literacy. Based on official documents, we have drawn the Portuguese itinerary on the valorization of Lifelong Learning. This concept is emphasized because we believe that each day, in different contexts, such as family, social or professional context, people acquire knowledge and skills. One of the most relevant skills is literacy. After reading several authors and perspectives on the subject, we have concluded that literacy is the mastery of reading, writing and calculus and the ability to make a social use of these skills (OECD, 2002). At the fulcrum of this work’s discussion, the emphasis is put on literary reading literacy. Based on the processes of reading comprehension used in the Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), namely Finding and Extracting Explicit Information from a Text; Making Direct Inferences; Interpreting and Integrating Ideas and Information and Examining and Evaluating the Content, the Language and Textual Elements, we have established a parallelism with the action of the adult population at issue. Keywords: Literature teaching; Adults Education and Training; Process of Recognition, Validation and Certification of Competences; Lifelong learning; Literary reading literacy; Processes of reading comprehension.2014-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27640http://hdl.handle.net/10316/27640TID:201519500porRodrigues, Cândida Augusta Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:20.928667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"
title "Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"
spellingShingle "Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"
Rodrigues, Cândida Augusta Fernandes
Leitura Literária
Educação e Formação de Adultos/as
title_short "Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"
title_full "Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"
title_fullStr "Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"
title_full_unstemmed "Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"
title_sort "Práticas de Leitura Literária na Educação e Formação de Adultos/as"
author Rodrigues, Cândida Augusta Fernandes
author_facet Rodrigues, Cândida Augusta Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cândida Augusta Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura Literária
Educação e Formação de Adultos/as
topic Leitura Literária
Educação e Formação de Adultos/as
description Relatório de Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (2º Ciclo de Estudos), especialidade em Ensino da Literatura, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27640
http://hdl.handle.net/10316/27640
TID:201519500
url http://hdl.handle.net/10316/27640
identifier_str_mv TID:201519500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133705890955264