O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36785 |
Resumo: | O presente relatório do projeto de investigação, intitulado O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico, documenta um estudo que teve como principal objetivo verificar a influência desta modalidade avaliativa no processo de produção textual. O feedback, elemento central da avaliação formativa, serviu de instrumento de comunicação entre professor e alunos em prol da superação das suas dificuldades. Este estudo foi realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade, no decurso do estágio profissionalizante. A área curricular em que este incidiu foi o Português e foram analisadas produções escritas dos alunos. A questão orientadora do estudo foi a seguinte: -Qual o contributo do feedback escrito na produção de textos? Esta questão foi subdividida em duas questões: -De que forma é que os alunos se apropriam do feedback transmitido pelo professor na produção textual? -De que forma é que os alunos se apropriam do feedback transmitido pelos colegas na produção textual? Em termos metodológicos, este estudo seguiu uma abordagem de caráter qualitativo e interpretativo, próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita essencialmente por observação e pela entrevista. Foram analisadas com maior profundidade produções de cinco alunos, sendo que, em três das produções, o feedback foi dado pela professora e em duas delas, transmitido pelos próprios colegas de turma. Os resultados deste estudo apontam para a ideia de que o feedback, enquanto mediador da comunicação entre os intervenientes da ação, foi um enorme contributo para a melhoria das produções textuais dos alunos, na sequência da implementação de momentos de avaliação formativa, dado que os alunos que participaram no estudo revelaram alguns progressos. |
id |
RCAP_41de3bdf1bae25ea88d4e877084c62ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36785 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino BásicoAvaliação no 1.º Ciclo do Ensino BásicoAvaliação formativa no 1.º Ciclo do Ensino BásicoAvaliação formativa nas produções textuaisfeedback e produção escrita no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEvaluation in the 1st Cycle of Basic EducationFormative assessment in the 1st Cycle of Basic EducationFormative assessment in textual productionsFeedback and written production in the 1st Cycle of Basic EducationO presente relatório do projeto de investigação, intitulado O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico, documenta um estudo que teve como principal objetivo verificar a influência desta modalidade avaliativa no processo de produção textual. O feedback, elemento central da avaliação formativa, serviu de instrumento de comunicação entre professor e alunos em prol da superação das suas dificuldades. Este estudo foi realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade, no decurso do estágio profissionalizante. A área curricular em que este incidiu foi o Português e foram analisadas produções escritas dos alunos. A questão orientadora do estudo foi a seguinte: -Qual o contributo do feedback escrito na produção de textos? Esta questão foi subdividida em duas questões: -De que forma é que os alunos se apropriam do feedback transmitido pelo professor na produção textual? -De que forma é que os alunos se apropriam do feedback transmitido pelos colegas na produção textual? Em termos metodológicos, este estudo seguiu uma abordagem de caráter qualitativo e interpretativo, próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita essencialmente por observação e pela entrevista. Foram analisadas com maior profundidade produções de cinco alunos, sendo que, em três das produções, o feedback foi dado pela professora e em duas delas, transmitido pelos próprios colegas de turma. Os resultados deste estudo apontam para a ideia de que o feedback, enquanto mediador da comunicação entre os intervenientes da ação, foi um enorme contributo para a melhoria das produções textuais dos alunos, na sequência da implementação de momentos de avaliação formativa, dado que os alunos que participaram no estudo revelaram alguns progressos.The present report of the research project, entitled. The contribution of Formative Assessment in the students' learning process, documents a study whose main goal was to verify the influence of this evaluative modality in the textual production process. Feedback, a central element of formative assessment, used as a communication tool between teacher and students in order to overcome their difficulties. This study was carried out in a 3rd year class of schooling, during the professional internship. The curricular area in which it was focused was Portuguese and the students' written productions were reviewed. The guiding question of the study was as follows: -What is the contribution of written feedback in the production of texts? This question was subdivided into two questions: -How do the students appropriate the feedback transmitted by the teacher in the textual production? -How do students appropriate the feedback transmitted by colleagues in textual production? In methodological terms, this study followed a qualitative and interpretive approach, close to action-research. Data collection was done mainly by observation and interview. The productions of five students were reviewed in greater depth, and in three of the productions, the feedback was given by the teacher and in two of them, transmitted by the classmates themselves. The results of this study point to the idea that feedback, as a mediator of communication between the stakeholders of the action, was a huge contribution to the improvement of students' textual productions, following the implementation of formative assessment moments, given that students who participated in the study revealed some progress.Pinto, JorgeRepositório ComumMendes, Marlene Filipa Santos2021-06-16T11:21:07Z2021-052021-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36785TID:202767400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:48.022950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico Mendes, Marlene Filipa Santos Avaliação no 1.º Ciclo do Ensino Básico Avaliação formativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico Avaliação formativa nas produções textuais feedback e produção escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico Evaluation in the 1st Cycle of Basic Education Formative assessment in the 1st Cycle of Basic Education Formative assessment in textual productions Feedback and written production in the 1st Cycle of Basic Education |
title_short |
O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Mendes, Marlene Filipa Santos |
author_facet |
Mendes, Marlene Filipa Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Marlene Filipa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação no 1.º Ciclo do Ensino Básico Avaliação formativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico Avaliação formativa nas produções textuais feedback e produção escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico Evaluation in the 1st Cycle of Basic Education Formative assessment in the 1st Cycle of Basic Education Formative assessment in textual productions Feedback and written production in the 1st Cycle of Basic Education |
topic |
Avaliação no 1.º Ciclo do Ensino Básico Avaliação formativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico Avaliação formativa nas produções textuais feedback e produção escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico Evaluation in the 1st Cycle of Basic Education Formative assessment in the 1st Cycle of Basic Education Formative assessment in textual productions Feedback and written production in the 1st Cycle of Basic Education |
description |
O presente relatório do projeto de investigação, intitulado O contributo da avaliação formativa no processo de produção textual no 1.º Ciclo do Ensino Básico, documenta um estudo que teve como principal objetivo verificar a influência desta modalidade avaliativa no processo de produção textual. O feedback, elemento central da avaliação formativa, serviu de instrumento de comunicação entre professor e alunos em prol da superação das suas dificuldades. Este estudo foi realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade, no decurso do estágio profissionalizante. A área curricular em que este incidiu foi o Português e foram analisadas produções escritas dos alunos. A questão orientadora do estudo foi a seguinte: -Qual o contributo do feedback escrito na produção de textos? Esta questão foi subdividida em duas questões: -De que forma é que os alunos se apropriam do feedback transmitido pelo professor na produção textual? -De que forma é que os alunos se apropriam do feedback transmitido pelos colegas na produção textual? Em termos metodológicos, este estudo seguiu uma abordagem de caráter qualitativo e interpretativo, próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita essencialmente por observação e pela entrevista. Foram analisadas com maior profundidade produções de cinco alunos, sendo que, em três das produções, o feedback foi dado pela professora e em duas delas, transmitido pelos próprios colegas de turma. Os resultados deste estudo apontam para a ideia de que o feedback, enquanto mediador da comunicação entre os intervenientes da ação, foi um enorme contributo para a melhoria das produções textuais dos alunos, na sequência da implementação de momentos de avaliação formativa, dado que os alunos que participaram no estudo revelaram alguns progressos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-16T11:21:07Z 2021-05 2021-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36785 TID:202767400 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36785 |
identifier_str_mv |
TID:202767400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135388293398528 |