Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintão, Mariana Alexandra Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16849
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f2ed8e804f7648840a2560e9117015bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º anoAvaliação formativaFeedback entre paresProduções textuais1.º ciclo do ensino básicoFormative assessmentPeer feedbackTextual productions1st cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório Final realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O estudo foi desenvolvido numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e teve como problemática: De que forma o feedback dado por alunos do 4.º ano a produções textuais de colegas promove a melhoria das suas próprias produções? Tendo em vista a resposta à problemática apresentada, definiram-se como objetivos específicos do estudo de caso: (i) identificar o tipo de erros em produções textuais de alunos do 4.º ano; (ii) caracterizar o feedback dado a produções textuais de alunos do 4.º ano; e, (iii) analisar as produções textuais de alunos do 4.º ano após o feedback concedido. Tendo em conta os objetivos definidos, o estudo utilizou uma abordagem metodológica qualitativa, adotando um design de estudo de caso. A técnica de recolha de dados utilizada cingiu-se à recolha documental dos textos produzidos pelos alunos e dos feedbacks escritos concedidos aos colegas. Os dados recolhidos foram analisados e interpretados através da análise de conteúdo das produções textuais e dos registos escritos do feedback concedido. Os resultados do estudo permitiram verificar, em alguns casos, uma melhoria das produções textuais, pelo que o feedback entre pares se demonstrou eficaz. Nos casos em que não se observaram melhorias, os alunos necessitariam de mais tempo para amadurecerem as suas produções, podendo beneficiar também de uma maior intervenção por parte do professor, ao explicitar claramente os aspetos a melhorar.This Final Report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice II Curricular Unit, taught in the 2nd year of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, of the Lisbon School of Education. The study was developed in a 4th grade class of the 1st Cycle of Basic Education, and the research question was: How does the feedback given by 4th grade students to their peers' textual productions promote the improvement of their own productions? In order to answer this question, the following specific objectives of the case study were defined: (i) to identify the type of errors in textual productions of 4th grade students; (ii) to characterize the feedback given to textual productions of 4th grade students; and (iii) to analyse the textual productions of 4th grade students after the feedback given. Given the defined objectives, the study used a qualitative methodological approach, adopting a case study design. The data collection technique used was limited to the documentary analysis of the texts produced by the students and of the written feedbacks granted to their classmates. Collected data was analysed and interpreted through content analysis of the textual productions and the written records of the feedback granted. The results of the study showed, in some cases, an improvement of the textual productions, so the peer feedback proved to be effective. In cases where no improvement was observed, students would need more time to mature their productions, and could also benefit from a greater intervention from the teacher, by clearly explaining the aspects to be improved.Tempera, TiagoRCIPLQuintão, Mariana Alexandra Fernandes2024-01-11T10:27:19Z2023-07-112023-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16849TID:203373740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:58.410754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
title Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
spellingShingle Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
Quintão, Mariana Alexandra Fernandes
Avaliação formativa
Feedback entre pares
Produções textuais
1.º ciclo do ensino básico
Formative assessment
Peer feedback
Textual productions
1st cycle of basic education
title_short Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
title_full Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
title_fullStr Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
title_full_unstemmed Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
title_sort Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
author Quintão, Mariana Alexandra Fernandes
author_facet Quintão, Mariana Alexandra Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tempera, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintão, Mariana Alexandra Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Feedback entre pares
Produções textuais
1.º ciclo do ensino básico
Formative assessment
Peer feedback
Textual productions
1st cycle of basic education
topic Avaliação formativa
Feedback entre pares
Produções textuais
1.º ciclo do ensino básico
Formative assessment
Peer feedback
Textual productions
1st cycle of basic education
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11
2023-07-11T00:00:00Z
2024-01-11T10:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16849
TID:203373740
url http://hdl.handle.net/10400.21/16849
identifier_str_mv TID:203373740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945696145408