Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Sofia Alenquer Cravo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1858
Resumo: Relatório apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_41fe7b126c68142108a9c3fb0d440f97
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?prática pedagógica de estágiocrechejardim de infância1º Ciclo do Ensino Básicoconflitoscriançaseducadorprofessormediadornegociaçãoteaching practice placementchildcarekindergarten1st Cycle of Basic EducationconflictschildreneducatorteachermediatornegotiationRelatório apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoO respetivo relatório apresenta o percurso formativo, realizado ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma forma reflexiva, demonstrando as aprendizagens, as dificuldades, as evoluções, receios e questões que ocorreram desde o início até ao fim da prática pedagógica de estágio. A problemática por mim apresentada, relativa às valências de Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, refere-se ao papel do Educador (a) /Professor (a) como mediador na resolução de conflitos. A partir da abordagem sobre o conceito conflito, negociação, mediação, elaborada por alguns autores, o presente estudo tem como objetivo geral, perceber qual a melhor forma de intervir como mediador, mantendo o papel de Educador (a) ou Professor (a), sendo o justo, correto e educativo na negociação do conflito. O presente estudo é qualitativo e de carater descritivo, utilizando para a recolha de dados a técnica do inquérito por entrevista. Podemos concluir, através da análise de dados, que nas várias valências as profissionais reagem de formas diferentes perante a emergência de conflitos entre as crianças, sendo que na maioria das vezes optam por agir da forma mais fácil e rápida, clarificando, sendo intervenientes e resolvendo o próprio conflito. Constata-se a inexistência de uma reflexão sobre o que aconteceu, sem se conseguir chegar a uma negociação para o conflito, de forma a se alcançar uma solução amigável e satisfatória para as partes envolvidas.The respective report presents the formative journey performed over the practice of supervised teaching in the context of Nursery, Kindergarten and 1st Cycle of Basic Education, a reflective manner, demonstrating their learning, difficulties, developments, concerns and issues occurred from the beginning to the end of the teaching practice internship. The issue presented by me on the valences of Nursery, Kindergarten and 1st Cycle of Basic Education, refers to the role of the educator (a)/ Teacher (a) as a mediator in conflict resolution. From the approach to the concept conflict, negotiation, mediation, drawn by some authors, this study aims to describe, understand how best to intervene as mediator, keeping the role of educator (a) or Teacher (a), being fair, accurate and education in the negotiation of conflict. This study is qualitative and descriptive character, using data collection Technique Interview Survey. We conclude by analyzing data that the various valences professional react differently before the emergence of conflicts between children, and most often choose to act the easiest and quickest way, clarifying, being involved and solving the conflict itself. Notes to lack of reflection on what happened, not able to reach a deal to the conflict in order to reach an amicable and satisfactory solution to the parties involved.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Joana Sofia Alenquer Cravo2017-08-16T16:56:55Z2014-11-202014-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1858TID:201152266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.310230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?
title Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?
spellingShingle Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?
Pereira, Joana Sofia Alenquer Cravo
prática pedagógica de estágio
creche
jardim de infância
1º Ciclo do Ensino Básico
conflitos
crianças
educador
professor
mediador
negociação
teaching practice placement
childcare
kindergarten
1st Cycle of Basic Education
conflicts
children
educator
teacher
mediator
negotiation
title_short Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?
title_full Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?
title_fullStr Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?
title_full_unstemmed Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?
title_sort Qual o papel do Educador(a) /Professor(a) como mediador na resolução de conflitos?
author Pereira, Joana Sofia Alenquer Cravo
author_facet Pereira, Joana Sofia Alenquer Cravo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joana Sofia Alenquer Cravo
dc.subject.por.fl_str_mv prática pedagógica de estágio
creche
jardim de infância
1º Ciclo do Ensino Básico
conflitos
crianças
educador
professor
mediador
negociação
teaching practice placement
childcare
kindergarten
1st Cycle of Basic Education
conflicts
children
educator
teacher
mediator
negotiation
topic prática pedagógica de estágio
creche
jardim de infância
1º Ciclo do Ensino Básico
conflitos
crianças
educador
professor
mediador
negociação
teaching practice placement
childcare
kindergarten
1st Cycle of Basic Education
conflicts
children
educator
teacher
mediator
negotiation
description Relatório apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-20
2014-11-20T00:00:00Z
2017-08-16T16:56:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1858
TID:201152266
url http://hdl.handle.net/10400.15/1858
identifier_str_mv TID:201152266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030377046016