Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, João Francisco Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23167
Resumo: presente trabalho representa o término da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. Como tal, o principal objetivo deste relatório passa pela apresentação do trabalho desenvolvido em contexto de estágio profissional, na disciplina de Educação Musical, no 5.º e 6.º anos de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste documento, pretendo focar as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e substanciadas através da literatura e das abordagens pedagógico-musicais dos autores: Edwin Gordon, Carl Orff e Keith Swanwick. A par da fundamentação teórica, foi realizada uma investigação-ação, relativamente às experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas no referido contexto de Educação Musical. A investigação realizada teve, como base, a criação musical, a criatividade, a vivência da música e a utilização de instrumentos musicais, pouco usados em sede de sala de aula, nomeadamente: guitarra, bateria, piano e baixo. O objetivo é conhecer o impacto da sua utilização na aprendizagem dos alunos. No decorrer do relatório, são apresentados os resultados alcançados, resultados esses que espelham a motivação e envolvimento dos alunos na disciplina, permitindo delinear opções pedagógicas a adotar, numa prática futura.
id RCAP_4202c7fb5e33d18ddfa6a2ee22e43cf4
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de casoEducação musicalInstrumentos musicaisCriatividadeVivência musicalMotivaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespresente trabalho representa o término da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. Como tal, o principal objetivo deste relatório passa pela apresentação do trabalho desenvolvido em contexto de estágio profissional, na disciplina de Educação Musical, no 5.º e 6.º anos de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste documento, pretendo focar as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e substanciadas através da literatura e das abordagens pedagógico-musicais dos autores: Edwin Gordon, Carl Orff e Keith Swanwick. A par da fundamentação teórica, foi realizada uma investigação-ação, relativamente às experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas no referido contexto de Educação Musical. A investigação realizada teve, como base, a criação musical, a criatividade, a vivência da música e a utilização de instrumentos musicais, pouco usados em sede de sala de aula, nomeadamente: guitarra, bateria, piano e baixo. O objetivo é conhecer o impacto da sua utilização na aprendizagem dos alunos. No decorrer do relatório, são apresentados os resultados alcançados, resultados esses que espelham a motivação e envolvimento dos alunos na disciplina, permitindo delinear opções pedagógicas a adotar, numa prática futura.The present work represents the end of the Supervised Teaching Practice (PES), of the master’s course in Teaching Music Education in Basic Education, from the Escola Superior de Educação, from the Polytechnic Institute of Bragança. As such, the main objective of this report is to present the work developed in the context of a professional internship, in the Music Education discipline, in the 5th and 6th years of schooling in the 2nd Cycle of Basic Education. Through this document, I intend to focus on the teaching-learning experiences carried out and substantiated through the literature and pedagogical-musical approaches of the authors: Edwin Gordon, Carl Orff, and Keith Swanwick. Along with the theoretical foundation, an action-research was carried out in relation to the teaching-learning experiences developed in the context of Music Education. The research carried out was based on musical creation, creativity, the experience of music and the use of musical instruments, little used in the classroom, namely: guitar, drums, piano and bass. The goal is to know the impact of its use on student learning. Throughout the report, the results achieved are presented, results that reflect the motivation and involvement of students in the discipline, allowing to outline pedagogical options to be adopted in a future practice.Castro, Maria Isabel Ribeiro deBiblioteca Digital do IPBGouveia, João Francisco Vieira2021-02-03T10:58:29Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23167TID:202587509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:12.336345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de caso
title Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de caso
spellingShingle Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de caso
Gouveia, João Francisco Vieira
Educação musical
Instrumentos musicais
Criatividade
Vivência musical
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de caso
title_full Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de caso
title_fullStr Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de caso
title_full_unstemmed Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de caso
title_sort Os instrumentos musicais na sala de aula como processo/ferramenta de aprendizagem: estudo de caso
author Gouveia, João Francisco Vieira
author_facet Gouveia, João Francisco Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Maria Isabel Ribeiro de
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, João Francisco Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Instrumentos musicais
Criatividade
Vivência musical
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Educação musical
Instrumentos musicais
Criatividade
Vivência musical
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description presente trabalho representa o término da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. Como tal, o principal objetivo deste relatório passa pela apresentação do trabalho desenvolvido em contexto de estágio profissional, na disciplina de Educação Musical, no 5.º e 6.º anos de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste documento, pretendo focar as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e substanciadas através da literatura e das abordagens pedagógico-musicais dos autores: Edwin Gordon, Carl Orff e Keith Swanwick. A par da fundamentação teórica, foi realizada uma investigação-ação, relativamente às experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas no referido contexto de Educação Musical. A investigação realizada teve, como base, a criação musical, a criatividade, a vivência da música e a utilização de instrumentos musicais, pouco usados em sede de sala de aula, nomeadamente: guitarra, bateria, piano e baixo. O objetivo é conhecer o impacto da sua utilização na aprendizagem dos alunos. No decorrer do relatório, são apresentados os resultados alcançados, resultados esses que espelham a motivação e envolvimento dos alunos na disciplina, permitindo delinear opções pedagógicas a adotar, numa prática futura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-02-03T10:58:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23167
TID:202587509
url http://hdl.handle.net/10198/23167
identifier_str_mv TID:202587509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135421472440320