Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10844 |
Resumo: | O presente relatório está inserido na Unidade Curricular - Estágio, integrada no plano de estudo do 2º ano, do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é um importante requisito para a aquisição do grau de Mestre tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das capacidades para o desempenho docente em Educação Física, no decorrer do ano letivo de 2019/2020. A mesma tem como objetivo a realização de uma reflexão acerca da intervenção nas áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a ação de investigação, tomada de decisão, gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus e monitorizado pelo professor orientador Carlos Pires e pelo supervisor da universidade, Rui Ferreira. Neste relatório é possível seguir os passos dados desde a programação até à lecionação das aulas. Para além da atividade letiva, serão também expostas as atividades não letivas nas quais tive a oportunidade de participar, integrar e planear, desde atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as dificuldades sentidas ao longo de todo o processo. |
id |
RCAP_4205ac9270fd5c2d82bcfcffdbc1aed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10844 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)Estágio PedagógicoEducação FísicaO presente relatório está inserido na Unidade Curricular - Estágio, integrada no plano de estudo do 2º ano, do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é um importante requisito para a aquisição do grau de Mestre tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das capacidades para o desempenho docente em Educação Física, no decorrer do ano letivo de 2019/2020. A mesma tem como objetivo a realização de uma reflexão acerca da intervenção nas áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a ação de investigação, tomada de decisão, gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus e monitorizado pelo professor orientador Carlos Pires e pelo supervisor da universidade, Rui Ferreira. Neste relatório é possível seguir os passos dados desde a programação até à lecionação das aulas. Para além da atividade letiva, serão também expostas as atividades não letivas nas quais tive a oportunidade de participar, integrar e planear, desde atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as dificuldades sentidas ao longo de todo o processo.This report is inserted in the Course Unit - Internship, integrated in the study plan of the 2nd year, of the 2nd cycle in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education, of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). This is an importante requirements for the acquisition of the Master's degree with the objective of describing the entire process of evolution of the capacities for the teaching performance in Physical Education (PE), during the academic year 2019/2020. It aims to carry out a reflection on the intervention in the areas inherent to professional practice, in general, stimulating efficiency in the various fields of knowledge, such as research action, decision making, conflict management and permanent updating and adaptation to the environment, allowing a systematic improvement in the intervention area. The Pedagogical Internship was held at the Escola Secundária Morgado de Mateus and monitored by the advisor Carlos Pires and the Supervisor of the University, Rui Ferreira. In this report it is possible to follow the steps taken from the programming to the teaching of classes. In addition to the teaching activity, the non-teaching activities in which I had the opportunity to participate, integrate and plan, from extracurricular activities, class balance sheets, class observations, as well as the difficulties experienced throughout the process, will also be exposed.2021-12-03T14:17:06Z2021-01-08T00:00:00Z2021-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10844porSilva, Ilda Cristina Barbosa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:56Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:10.945147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
spellingShingle |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES) Silva, Ilda Cristina Barbosa da Estágio Pedagógico Educação Física |
title_short |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title_full |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title_fullStr |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
title_sort |
Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES) |
author |
Silva, Ilda Cristina Barbosa da |
author_facet |
Silva, Ilda Cristina Barbosa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ilda Cristina Barbosa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física |
description |
O presente relatório está inserido na Unidade Curricular - Estágio, integrada no plano de estudo do 2º ano, do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é um importante requisito para a aquisição do grau de Mestre tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das capacidades para o desempenho docente em Educação Física, no decorrer do ano letivo de 2019/2020. A mesma tem como objetivo a realização de uma reflexão acerca da intervenção nas áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a ação de investigação, tomada de decisão, gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus e monitorizado pelo professor orientador Carlos Pires e pelo supervisor da universidade, Rui Ferreira. Neste relatório é possível seguir os passos dados desde a programação até à lecionação das aulas. Para além da atividade letiva, serão também expostas as atividades não letivas nas quais tive a oportunidade de participar, integrar e planear, desde atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as dificuldades sentidas ao longo de todo o processo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T14:17:06Z 2021-01-08T00:00:00Z 2021-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10844 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137085344448512 |