Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ilda Cristina Barbosa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10844
Resumo: O presente relatório está inserido na Unidade Curricular - Estágio, integrada no plano de estudo do 2º ano, do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é um importante requisito para a aquisição do grau de Mestre tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das capacidades para o desempenho docente em Educação Física, no decorrer do ano letivo de 2019/2020. A mesma tem como objetivo a realização de uma reflexão acerca da intervenção nas áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a ação de investigação, tomada de decisão, gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus e monitorizado pelo professor orientador Carlos Pires e pelo supervisor da universidade, Rui Ferreira. Neste relatório é possível seguir os passos dados desde a programação até à lecionação das aulas. Para além da atividade letiva, serão também expostas as atividades não letivas nas quais tive a oportunidade de participar, integrar e planear, desde atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as dificuldades sentidas ao longo de todo o processo.
id RCAP_4205ac9270fd5c2d82bcfcffdbc1aed5
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)Estágio PedagógicoEducação FísicaO presente relatório está inserido na Unidade Curricular - Estágio, integrada no plano de estudo do 2º ano, do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é um importante requisito para a aquisição do grau de Mestre tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das capacidades para o desempenho docente em Educação Física, no decorrer do ano letivo de 2019/2020. A mesma tem como objetivo a realização de uma reflexão acerca da intervenção nas áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a ação de investigação, tomada de decisão, gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus e monitorizado pelo professor orientador Carlos Pires e pelo supervisor da universidade, Rui Ferreira. Neste relatório é possível seguir os passos dados desde a programação até à lecionação das aulas. Para além da atividade letiva, serão também expostas as atividades não letivas nas quais tive a oportunidade de participar, integrar e planear, desde atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as dificuldades sentidas ao longo de todo o processo.This report is inserted in the Course Unit - Internship, integrated in the study plan of the 2nd year, of the 2nd cycle in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education, of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). This is an importante requirements for the acquisition of the Master's degree with the objective of describing the entire process of evolution of the capacities for the teaching performance in Physical Education (PE), during the academic year 2019/2020. It aims to carry out a reflection on the intervention in the areas inherent to professional practice, in general, stimulating efficiency in the various fields of knowledge, such as research action, decision making, conflict management and permanent updating and adaptation to the environment, allowing a systematic improvement in the intervention area. The Pedagogical Internship was held at the Escola Secundária Morgado de Mateus and monitored by the advisor Carlos Pires and the Supervisor of the University, Rui Ferreira. In this report it is possible to follow the steps taken from the programming to the teaching of classes. In addition to the teaching activity, the non-teaching activities in which I had the opportunity to participate, integrate and plan, from extracurricular activities, class balance sheets, class observations, as well as the difficulties experienced throughout the process, will also be exposed.2021-12-03T14:17:06Z2021-01-08T00:00:00Z2021-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10844porSilva, Ilda Cristina Barbosa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:56Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:10.945147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
spellingShingle Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
Silva, Ilda Cristina Barbosa da
Estágio Pedagógico
Educação Física
title_short Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title_full Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title_fullStr Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title_full_unstemmed Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
title_sort Relatório de Estágio: prática de ensino supervisionada (PES)
author Silva, Ilda Cristina Barbosa da
author_facet Silva, Ilda Cristina Barbosa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ilda Cristina Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
description O presente relatório está inserido na Unidade Curricular - Estágio, integrada no plano de estudo do 2º ano, do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é um importante requisito para a aquisição do grau de Mestre tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das capacidades para o desempenho docente em Educação Física, no decorrer do ano letivo de 2019/2020. A mesma tem como objetivo a realização de uma reflexão acerca da intervenção nas áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a ação de investigação, tomada de decisão, gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus e monitorizado pelo professor orientador Carlos Pires e pelo supervisor da universidade, Rui Ferreira. Neste relatório é possível seguir os passos dados desde a programação até à lecionação das aulas. Para além da atividade letiva, serão também expostas as atividades não letivas nas quais tive a oportunidade de participar, integrar e planear, desde atividades extracurriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como as dificuldades sentidas ao longo de todo o processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T14:17:06Z
2021-01-08T00:00:00Z
2021-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10844
url http://hdl.handle.net/10348/10844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137085344448512